Como fazer um currículo perfeito?

Vamos mostrar algumas dicas essenciais para você montar um currículo perfeito e chamar a atenção do recrutador!

Preste atenção e anote tudo para que seja possível aumentar as suas chances de ser selecionado na vaga de emprego que você tanto almeja.

Mesmo que você não saiba, o seu currículo já pode ter sido descartado por algum entrevistador antes mesmo de um convite para a entrevista de emprego. Isso acontece por várias razões, entre elas: falta de informações ou excesso delas.

Ter um bom currículo vai além de colocar suas experiências e sua formação por lá, mas sim, saber apresentar essas informações para evitar ser descartado.

Com isso e pensando em te ajudar, vamos mostrar algumas dicas essenciais para você montar um currículo perfeito e chamar a atenção do recrutador.

Aqui na Uninassau sempre focamos na formação completa do aluno, envolvendo questões práticas e assuntos teóricos. Veja nossos cursos com matrículas abertas e inicie já os estudos!

Leia também: Você sabe quais são as carreiras do futuro?

Aprenda como fazer um currículo perfeito

Não existe uma fórmula mágica para montar o currículo ideal. Cada entrevistador vai analisar alguns pontos específicos do seu documento e isso pode variar de empresa e do cargo oferecido por ela.

Por isso, antes mesmo de você entregar o seu currículo, é interessante conhecer mais sobre a empresa que deseja trabalhar. Além disso, estruturar bem as informações é muito necessário de acordo com o perfil da vaga desejada.

Isso porque, provavelmente, o entrevistador não está somente com o seu currículo em mãos e você precisa aprender a se sobressair no meio da multidão para ganhar o seu espaço.

Além desses pontos, você precisa entender que o currículo não precisa ser igual para todas as empresas ou cargos. É possível personalizá-lo em cada oportunidade para ser mais assertivo.

Com isso, confira as dicas para que você saiba como fazer um currículo perfeito e aprenda a destacar as informações mais importantes nele.

Banner para artigo Ebook Curriculo Uninassau 1280 x 340 px | Como fazer um currículo perfeito?

Cuidado com os dados pessoais

Mesmo sendo muito importante em um currículo, os dados pessoais não precisam aparecer em excesso, o que é muito comum.

O empregador não precisa saber de dados como CPF ou o RG, nem mesmo dos nomes dos seus pais, por exemplo.

Ao invés disso, coloque o seu nome completo, o seu telefone para contato, o e-mail que você mais usa, o seu endereço do LinkedIn, em qual cidade mora e a sua idade.

Ao aprender como fazer um currículo perfeito, você não deve colocar as suas redes sociais pessoais e precisa ter um cuidado especial com o endereço de e-mail que irá destacar.

Alguns endereços de e-mails podem acabar gerando uma má impressão. Escolha um que pareça mais profissional ou que tenha apenas o seu nome, sem informações irreais.

Coloque a sua formação descrita

Descrever a sua formação é uma das partes mais importantes do seu currículo. Mas, é interessante fazer essa descrição de maneira sucinta.

Nesse sentido, descreva a sua graduação e pós-graduação por meio da modalidade do curso, o título completo da sua formação que você fez, qual foi a instituição, se ainda está cursando ou o período que concluiu.

Descreva sua área de atuação

Depois de descrever a sua formação, você poderá detalhar também a sua área de atuação. Essa informação pode ser bem definida, tendo um bom destaque no currículo, mas sem cometer exageros.

Essas informações precisam descrever com o que exatamente você trabalha, como, por exemplo, com finanças e contabilidade, na área de saúde e acompanhamento, dentre outras.

Descreva suas qualificações de forma resumida

Outro ponto interessante de como fazer um currículo perfeito é o detalhamento das suas qualificações de maneira resumida.

Se você trabalha com criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais, por exemplo, descreva qual o seu papel e suas experiências dentro dessa área, levando em conta suas qualificações.

Não coloque todas as qualificações que você possui ou que já atuou, mas descreva aquelas que irão chamar mais atenção do empregador de acordo com a empresa/cargo em que estará concorrendo.

Coloque os seus cursos complementares

Entre as nossas dicas de como fazer um currículo perfeito, além da sua formação profissional, você também pode colocar os seus cursos complementares no currículo e outras atividades que tenha exercido, como participação em eventos e experiências.

Esses detalhes não precisam ser descritos de forma extensa, coloque apenas o local, a data e a instituição.

Acrescente sua experiência profissional

Essa é uma das partes que mais chama a atenção do empregador, e uma das mais importantes também. Nesse ponto, você acrescenta suas experiências profissionais, desde as mais relevantes, as atuais e as mais antigas.

Os dados precisam descrever a empresa que trabalhou, qual foi o período, uma descrição breve da empresa, o último cargo ocupado e quais eram as suas funções por lá. Você pode acrescentar o período em que ficou na organização.

Fazer um bom currículo perfeito não significa colocar as palavras mais difíceis e complexas que você conhece. Desse modo, muitas das vezes, a simplicidade é o que mais chama a atenção do entrevistador.

Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de palavras e informações colocadas, fazendo com que o seu currículo seja descartado assim que chegar às mãos dos recrutadores.

Essas foram algumas informações sobre como fazer um currículo perfeito e se destacar na vaga de emprego que você tanto deseja. Portanto, coloque as dicas em prática e veja os resultados incríveis disso!

Aqui na Uninassau, você encontra várias opções de cursos de graduação presenciais e online. Veja as turmas abertas e matricule-se já!