Os 10 melhores livros para ler

Neste artigo, montamos uma lista completa com os melhores livros para ler no seu tempo livre, eles te ajudarão em diversos pontos. Confira!

Dos melhores livros de ficção aos melhores livros de não ficção, há tantos títulos excelentes coletados em bibliotecas e livrarias ao redor do mundo.  

Então, como você sabe quando um se enquadra aos melhores livros para ler de todos os tempos? Bem, acreditamos que os melhores livros abrem nossas mentes para novos personagens, pontos de vista e mundos. 

Essas obras ficam conosco muito tempo depois que a última página for lida. Além disso, esse livro nos faz querer compartilhá-los com todos. 

Isso é verdade para todos os livros que selecionamentos neste artigo. Para chegar ao top 10, um livro precisava realmente se destacar nas pilhas.

Se você é um estudante que possui um cronograma de estudos regrado mas que sempre busca um tempo extra para espairecer, esses livros são ótimas opções para garantir o relaxamento após os estudos.

Consideramos best-sellers, premiados e livros altamente avaliados por leitores e críticos. Muitos foram transformados em filmes de grande sucesso. Muitos são ensinados nas escolas hoje.  

Muitos conseguiram lugares em outras listas de “melhores” publicadas por nomes como New York Times,  The Guardian, NPR, PBS, revista Time e muito mais.  

A maioria teve impacto profundo na literatura, na cultura ou no mundo em geral. Nossa lista inclui desde clássicos a novos favoritos, das melhores biografias aos melhores livros infantis.  

Ficou interessado? Então, confira agora mesmo. Boa leitura!

1. Anna Karenina por Liev Tolstói (1878) 

Caso de amor sensual ou melhor romance de todos os tempos? A maioria dos críticos a considera uma das histórias de amor literárias mais icônicas, e por boas razões está nessa lista de melhores livros para ler 

O arrebatador conto russo de amantes desafortunados de Liev Tolstói está repleto de citações dignas de impactar o coração de qualquer fã do gênero. 

Descrito por Fiodor Dostoiévski como “impecável”, este pertence à estante de qualquer colecionador de livros. 

2. O sol é para todos por Harper Lee (1960)

O sol é para todos, de Harper Lee, derruba a solidão tranquila de uma cidade segregada do Sul com uma história de inocência e virtude, intolerância e ódio, amor e perdão.  

Scout Finch, de oito anos, e seu pai, Atticus, se encontram envolvidos no julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca.  

Em um dos livros mais profundamente tristes, Lee conta os eventos, revelações e lições através dos olhos de uma criança.  

Amplamente lido e amplamente ensinado, o sol é para todos continua a provocar discussões sobre raça em salas de aula e bibliotecas. 

3. O Iluminado de Stephen King (1977)

O mestre do suspense deve ser incluído em qualquer lista de melhores livros para ler que você deve aproveitar.  

É por isso que você encontrará O Iluminado de Stephen King nessa lista. Trazido à vida em perfeição cinematográfica por Jack Nicholson, Jack Torrance é um homem de meia-idade em busca de um novo começo.  

O personagem acha que encontrou paz quando consegue um emprego como zelador fora de temporada em um hotel antigo e idílico, o Overlook.  

Mas à medida que a neve se acumula do lado de fora, o local isolado começa a parecer mais confinante e sinistro, menos libertador e mais provocador.  

Fãs de suspense e histórias de terror, tomem nota: este é um dos livros mais assustadores de todos os tempos. 

4. O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry (1943)

O Pequeno Príncipe é um conto atemporal da jornada de um príncipe de planeta em planeta em busca de aventura. O que ele encontra, no entanto, são interações com adultos que o deixam frustrado ou desanimado.  

No deserto do Saara, ele encontra o narrador do livro e os dois iniciam uma jornada de oito dias repleta de lições.  

Não se deixe enganar pelo tamanho deste livro, pois esse é um dos livros curtos mais atraentes que já lemos.  

Além disso, é um dos clássicos mais lidos em todo o mundo, e se encaixa perfeitamente nessa lista de melhores livros para ler. 

5. A Sociedade do Anel por JRR Tolkien (1954) 

Em A Sociedade do Anel, o primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis, viaje para a Terra-média e para o mundo de Frodo Bolseiro, Samwise Gamgee, Gandalf, o Cinzento e diversos personagens famosos. 

Frodo é encarregado de destruir o Um Anel, o Anel mais poderoso de Mordor. 

No entanto, ao longo do caminho, sua busca é preenchida com muitos dos personagens únicos e cativantes de Tolkien, bem como uma aventura fantástica que alcança proporções épicas.  

Embora o mundo da Terra-média seja inteiramente inventado, a trilogia traz temas universais do bem contra o mal que ressoaram com leitores de todas as idades ao redor do mundo. 

Esse é amplamente considerado como um dos melhores livros para ler de todos os tempos e uma leitura obrigatória para os amantes de fantasia. 

6. 1984 por George Orwell (1949)

George Orwell certamente não poderia saber o quão proféticas suas palavras poderiam ter sido quando escreveu o romance distópico 1984 em meados do século 20.  

A Grã-Bretanha caiu e deu lugar à Airstrip One, uma província do superestado fictício na Oceania.  

Airstrip One é governada pela guerra perpétua e pelo Big Brother, um líder misterioso que usa a vigilância onipresente do governo e um culto à personalidade para impor a lei e a ordem.  

Winston Smith, o personagem principal do livro, deve navegar no Partido, no Grande Irmão e em seus pensamentos, que se tornam mais criminosos a cada dia. Certamente, esse é considerado um dos melhores livros para ler. 

7. O Apanhador no Campo de Centeio de JD Salinger (1951)

Originalmente destinado a um público adulto, o apanhador no campo de centeio tornou-se um favorito entre os leitores adolescentes e professores de literatura do ensino médio.  

O tema da angústia e da alienação adolescente imbui uma história de rebelião enquanto o protagonista, Holden Caulfield, busca aceitação, reconhecimento e apreciação.  

Como tantos adolescentes, Caulfield se vê diante da decisão de deixar tudo para trás, apenas para perceber que talvez sua vida não seja tão terrível quanto parece. 

8. O Estrangeiro de Albert Camus (1942)

O Estrangeiro de Albert Camus viveu por muito tempo uma vida dupla de significado: de certa forma, é uma história de mistério, assassinato, morte e destruição.  

Por outro lado, é um sermão sobre o absurdo e o poder do pensamento humano. Camus, por sua vez, escreveu: “Eu resumir o estrangeiro há muito tempo com uma observação que admito ser altamente paradoxal:  

‘Em nossa sociedade, qualquer homem que não chora no funeral de sua mãe corre o risco de ser condenado à morte. ‘Eu só quis dizer que o herói do meu livro é condenado porque ele não joga o jogo.” 

9. O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë (1847)

Poderia um livro que você leu no ensino médio realmente ser considerado um dos melhores livros para ler de todos os tempos? No caso dessa obra, sim!  

O romance clássico de Emily Brontë pega uma história de amor simples e a despedaça com uma psicologia hábil e uma atmosfera gótica sombria.  

Handsome Heathcliff se apaixona perdidamente por sua irmã adotiva, Catherine. Mas quando outro homem entra em cena, sua história de amor toma um rumo manipulador e violento.  

Os efeitos em cascata de seu ciúme ainda são transmitidos para a próxima geração. Quer você acabe amando ou detestando esse clássico e sombrio romance, vale muito a pena ler. 

10. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa de CS Lewis (1950)

CS Lewis escreveu e publicou vários livros de ficção ao longo de sua vida, mas nenhum deles se infiltrou tão profundamente na cultura pop quanto os da série As Crônicas de Nárnia.  

Nessa primeira parte, Lewis leva os leitores através do guarda-roupa e em uma alegoria vívida pela qual crianças e adultos se apaixonaram repetidamente.  

Você verá o confronto entre o bem e o mal na luta entre Aslan e a Feiticeira Branca. Você verá o auge da pureza infantil somada a compaixão e o perdão florescerem entre os irmãos Pevensie.  

Além disso, você certamente abrirá seu apetite por mais aventuras fantásticas ao chegar à página final. Este livro é um clássico infantil absoluto. 

Gostou da nossa lista de melhores livros para ler? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade