Copa do Mundo 2022: conheça a história do torneio e como será a edição desse ano!

Conheça a história da maior competição de futebol do mundo, os campeões de edições passadas e fique por dentro das principais informações sobre a Copa do Mundo 2022!

Um dos eventos esportivos mais importantes do planeta, a Copa do Mundo 2022 tem previsão de início para novembro, no Catar. O país do Oriente Médio já se prepara para receber delegações com as equipes representando diversas nações. 

Para os amantes do futebol, o torneio é o ápice das competições no esporte e a chance de ver os melhores atletas em campo. O Brasil é a única seleção a participar de todas as edições e a maior vencedora — 5 conquistas —, sendo sempre uma das favoritas ao título. 

Quer saber mais sobre o Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022? Acompanhe neste post as informações mais importantes e fique ligado para não perder nenhuma partida!

O que é Copa do Mundo?

É o torneio mundial de futebol realizado de quatro em quatro anos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Nele, as equipes dos países classificados disputam o título de melhor seleção do mundo nesse esporte.

Como surgiu a Copa do Mundo?

Criada em 1928 pelo francês Jules Rimet, terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), entre 1919 e 1945 e terceiro presidente da FIFA, de 1921 a 1954, a primeira edição do torneio aconteceu em 1930, no Uruguai.

Naquele ano, apenas 13 seleções participaram da competição, convidadas pela FIFA e sem disputa de eliminatórios, como acontece no formato atual. A taça Jules Rimet foi conquistada pela seleção anfitriã Uruguai que deteve o título pelos próximos quatro anos.

Vale lembrar que o número reduzido de países participantes foi devido aos impactos econômicos gerados pela Crise de 1929, chamada de Grande Depressão. O fato trouxe desmotivação para várias seleções europeias e muitos países ficaram de fora. Na primeira Copa do Mundo participaram, então:

  • América do Norte: EUA e México
  • Europa: Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia
  • América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai

A competição ganhou notoriedade e importância, despertando o interesse de diversos países em participar da Copa do Mundo. Com isso, o número de seleções cresceu, tornando o evento ainda mais disputado e atrativo para o público.

Como funciona esse grande evento?

O último salto de participantes do torneio — e que se mantém até hoje —, ocorreu em 1998, quando passou a ser disputado com 32 equipes.

Para compor esse grupo, mais de 200 seleções disputam as eliminatórias em todos os continentes, que são organizadas pelas confederações correspondentes.

A partir daí, as seleções são divididas em oito grupos com quatro integrantes cada, filtrando para duas classificadas e formando uma nova configuração com o total de 16 equipes.

São esses países que irão disputar a Copa do Mundo, em confrontos eliminatórios, chegando às oitavas de final.

Os oito vencedores chegam às quartas de final, sendo que as quatro seleções classificadas avançam para a semifinal, até restarem as duas melhores equipes.

Com isso, as duas seleções se enfrentam pela conquista do título de melhor do mundo, enquanto o terceiro lugar é disputado pelas equipes perdedoras de cada grupo da semifinal.

UTA 0015 22 OUTDOOR V3 GRAD DIGITAL BLACK FRIDAY 9x3m V2 1 | copa do mundo 2022

Quais as Copas em que o Brasil foi campeão?

Já foram 5 vezes em que o Brasil se consagrou como campeão da Copa do Mundo com seu futebol arte, admirado (e por que não, temido) no mundo inteiro. A pentacampeã é seguida de perto por Itália e Alemanha, cada uma com quatro títulos.

Veja cada ano em que a seleção brasileira venceu a competição mundial de futebol mantendo seu status de favorita!

1º título – 1958

Foi na Copa sediada pela Suécia, que a seleção brasileira venceu pela primeira vez o torneio, por 5 x 2 contra os suecos. O time que contava com talentos como Pelé, Garrincha, Zagallo e Vavá deu um show e fez história.

Técnico: Vicente Feola

Time titular: Gilmar, Bellini, Orlando, Djalma Santos, Garrincha, Nilton Santos, Zito, Didi, Vavá, Pelé e Zagallo.

Time reserva: Castilho, De Sordi, Dida, Dino, Joel, Mazzola, Mauro, Moacir, Pepe, Oreco e Zózimo.

2º título – 1962

Na edição seguinte o Brasil voltou a brilhar e levou a taça de melhor do mundo, dessa vez, no torneio realizado no Chile. A equipe era basicamente a mesma de quatro anos antes, com o mesmo entrosamento e habilidade.

Uma época diferenciada, em que o campeão da edição anterior não participava da fase eliminatória, ou seja, era presença garantida no campeonato.

Infelizmente, Pelé, a grande promessa para aquele ano, se contundiu no jogo contra a Tchecoslováquia e não seguiu na competição.

Mesmo assim, jogadores habilidosos como Garrincha — considerado o melhor da Copa do Mundo — e Vavá, fizeram bonito e ajudaram o Brasil na conquista do bicampeonato.

Técnico: Aymoré Moreira

Time titular: Gilmar, Zózimo, Mauro, Zito, Zagallo, Djalma Santos, Didi, Amarildo, Garrincha, Vavá, Pelé (contundido e substituído) e Nilton Santos.

Time reserva: Castilho, Bellini, Altair, Mengálvio, Jurandir, Jair da Costa, Zequinha, Jair Marinho, Pepe e Coutinho.

3º título – 1970

A essa altura a respeitada seleção brasileira partia em busca do terceiro título para sair à frente de Itália e Uruguai, detentoras duas taças, cada uma. O Brasil, então, se tornou a primeira seleção a conquistar o tricampeonato em uma Copa do Mundo.

Em uma final emocionante, o Brasil fez 4 x 1 em cima da Itália, com gols de Carlos Alberto, Pelé, Gérson e Jairzinho.

Uma Copa que entrou para a história do futebol mundial, com as jogadas brilhantes de Pelé e a “defesa do século”, protagonizada pelo goleiro Gordon Banks, da seleção inglesa, que defendeu o maior atacante brasileiro de todos os tempos.

Técnico: Zagallo

Time titular: Félix, Piazza, Rivelino, Gerson, Brito, Clodoaldo, Everaldo, Tostão, Carlos Alberto, Jairzinho e Pelé.

Time reserva: Ado, Fontana, Leão, Joel, Zé Maria, Roberto, Marco Antônio, Edu, Paulo César Caju, Dadá Maravilha.

4º título – 1994

Mais uma vez o Brasil sairia campeão de uma Copa do Mundo, novamente jogando contra a Itália, desta vez, na disputa de pênaltis, com vitória por 3 x 2.

Um grande destaque dessa edição é que o torneio, realizado nos Estados Unidos, bateu recordes de público entre todas as edições realizadas até ali.

Apesar da alegria pela conquista do tetracampeonato, o ano de 1994 foi marcado pela perda precoce de Ayrton Senna, em um acidente durante o GP de San Marino.

A fatalidade ocorrida mais de um mês antes da competição estimulou ainda mais a seleção que, ao final, fez uma bela homenagem ao campeão da Fórmula 1.

Técnico: Carlos Alberto Parreira

Time titular: Taffarel, Márcio Santos, Dunga, Aldair, Mauro Silva, Jorginho, Branco, Bebeto, Mazinho, Romário e Zinho.

Time reserva: Zetti, Ricardo Rocha, Gilmar, Ronaldão, Leonardo, Cafu, Paulo Sérgio, Raí, Ronaldo, Muller e Viola.

5º título – 2002

O quinto e último título conquistado pelo Brasil foi em 2002, já somando 20 anos de jejum na competição mundial. Na Copa do Mundo do Japão, a seleção brasileira venceu a forte Alemanha em um placar de 2 x 0.

Como grande nome do futebol brasileiro na época, Ronaldo “Fenômeno”, marcou os dois gols que deram o pentacampeonato ao Brasil.

Técnico: Luiz Felipe Scolari 

Time titular: Marcos, Ronaldo, Lúcio, Edmílson, Roque Júnior, Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo.

Time reserva: Dida, Rogério Ceni, Vampeta, Anderson Polga, Juninho Paulista, Ricardinho, Belleti, Kaká, Denílson, Júnior, Luizão e Edílson.

Quais os campeões das Copas do Mundo?

A Copa do Mundo é um verdadeiro palco de jogadas brilhantes e disputas acirradas, que exigem habilidade, entrosamento e controle emocional dos atletas

E, apesar de duelos difíceis as seleções participantes se enfrentam com admiração e respeito. Afinal, os times são formados pelos jogadores que se destacam em suas posições, sendo considerados os melhores em seu país.

Não só o Brasil teve a satisfação de levar para casa o título de campeão, mas diversas outras seleções igualmente talentosas. Veja as edições, países sede e equipes vencedoras:

AnoPaís sedeCampeãVice-campeãTerceiro lugar
1930UruguaiUruguaiArgentinaEstados Unidos
1934ItáliaItáliaTchecoslováquia Alemanha
1938FrançaItáliaHungriaBrasil
1950BrasilUruguaiBrasilSuécia
1954SuíçaAlemanha OcidentalHungriaÁustria
1958SuéciaBrasilSuéciaFrança
1962ChileBrasilTchecoslováquiaChile
1966InglaterraInglaterraAlemanha OcidentalPortugal
1970MéxicoBrasilItáliaAlemanha Ocidental
1974Alemanha OcidentalAlemanha OcidentalPaíses BaixosPolônia
1978ArgentinaArgentinaPaíses BaixosBrasil
1982EspanhaItáliaAlemanha OcidentalPolônia
1986MéxicoArgentinaAlemanha OcidentalFrança
1990ItáliaAlemanha OcidentalArgentinaItália
1994Estados UnidosBrasilItáliaSuécia
1998FrançaFrançaBrasilCroácia
2002Japão e Coreia do SulBrasilAlemanhaTurquia
2006AlemanhaItáliaFrançaAlemanha
2010África do SulEspanhaPaíses BaixosAlemanha
2014BrasilAlemanhaArgentinaPaíses Baixos
2018RússiaFrançaCroáciaBélgica

Obs.: Em decorrência da Segunda Guerra Mundial, nos anos de 1942 e 1946 a Copa do Mundo não foi realizada.

Onde será a Copa do Mundo de 2022?

Até 2002, um dos critérios definidos pela FIFA para a escolha do país responsável por sediar a Copa do Mundo, era que fosse alternado entre a América e a Europa.

Agora, existe um sistema de votação, conduzido pelo Comitê Executivo da FIFA, em uma eleição realizada sete anos antes da edição correspondente.

Dentre os países escolhidos, somente Brasil, Alemanha, França, Itália e México, foram sede do campeonato mundial por mais de uma edição.

Para a Copa do Mundo 2022, o país vencedor foi o Catar, no Oriente Médio, em um processo que, em 2010, excepcionalmente, ocorreu junto com a eleição para a Copa de 2018. O Qatar venceu propostas dos EUA, Japão, Austrália e Coreia do Sul.

Depois de vencer a disputa para sediar a Copa do Mundo 2022, já foram construídos sete estádios e uma cidade do zero, chamada Lusail, para a realização da partida final. Além disso, mais de 100 novos hotéis, um metrô e novas estradas estão com suas construções em andamento.

Quando será a copa do mundo de 2022?

A Copa do Mundo 2022 terá início no dia 21 de novembro e quem for à edição no Qatar terá um clima com temperatura média de 25°C.

A decisão, agendada para 18 de dezembro de 2022, será realizada a partir das 12h de domingo, no horário de Brasília.

Grupos da Copa do mundo 2022

Veja os oito grupos definidos e quem o Brasil enfrentará nas primeiras rodadas!

Grupo AQatar
Equador
Países Baixos
Senegal
Grupo BEstados Unidos
Inglaterra
Irã
País de Gales 
Grupo CArgentina
Arábia Saudita
México
Polônia
Grupo DAustrália
Dinamarca
França
Tunísia 
Grupo EAlemanha
Costa Rica
Espanha
Japão
Grupo FBélgica
Canadá
Croácia
Marrocos 
Grupo GBrasil
Camarões
Suíça
Sérvia 
Grupo HCoreia do Sul
Gana
Portugal
Uruguai 

Se você é um torcedor aficionado por futebol e está sempre ligado nesse esporte, não pode perder a Copa do Mundo 2022, uma competição que reúne povos de todas as nações, raças e credos, em torno de uma disputa que envolve talento, garra, habilidade e coletividade.  

Se você gostou de saber mais sobre a história da Copa do Mundo compartilhe este artigo em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso à informações da edição de 2022!

Perguntas Frequentes

  1. Quantos países participam da Copa do Mundo 2022?

    São mais de 200 seleções que participam das eliminatórias até chegar nas 32 selecionadas para ir à Copa do Mundo.

  2. Qual país ganhou mais Copas do Mundo?

    O Brasil é o país com mais títulos em Copas do Mundo tendo vencido cinco edições, portanto, é pentacampeão isolado.

  3. Qual o país que participou de todas as Copas do Mundo?

    Até o momento, o Brasil é o único país a participar das vinte e duas edições da Copa do Mundo.

  4. Em qual país vai ser a Copa do Mundo de 2026?

    A 23ª edição do mundial de futebol não terá apenas um, mas três países sede: Estados Unidos, Canadá e México. Além da candidatura tripla, a novidade é que serão 48 seleções e não mais 32, em uma decisão de expansão da FIFA.

  5. Qual a primeira seleção do ranking da FIFA?

    O Brasil figura no primeiro lugar do ranking da FIFA, seguido de Bélgica e Argentina. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade