Volta às aulas: veja 7 dicas para se organizar e começar o novo ciclo na faculdade com o pé direito!

A volta às aulas é o momento em que os alunos reencontram colegas e professores e retomam a rotina de estudos e desafios acadêmicos. Confira 7 dicas que vão te ajudar a se preparar para esse retorno!

A volta às aulas é sempre um momento de organização, não importa se você é um calouro prestes a ingressar na faculdade ou um veterano na metade do curso – depois de um período de descanso, é hora de se preparar para o batente. 

São muitas matérias, trabalhos e provas, e quem não se planeja para a sequência do ano letivo corre o risco de não ser produtivo. Depois de iniciado o semestre será difícil ter um controle efetivo, por isso, antecipe sua rotina. 

Neste post falamos sobre o quanto é importante se preparar para o semestre na faculdade. Continue lendo e veja 7 dicas de como esquematizar sua volta às aulas!

A importância de estar preparado para voltar às aulas

Independentemente do curso, a faculdade tem um ritmo diário, intenso e corrido, muitas vezes dividido com outros compromissos. As férias do fim do ano são mais do que merecidas para descansar a mente e recarregar as baterias. 

É preciso se desligar do ambiente de estudos e deixar as preocupações acadêmicas de lado, ainda que temporariamente. Porém, quando é chegado o fim dessa pausa, a responsabilidade bate à porta, obrigando a preparação do retorno. 

A graduação desenvolve os alunos para serem profissionais de destaque no mercado e a cada semestre surgem novas metas e desafios. Por isso, é importante que você esteja pronto para mais um ciclo de novos aprendizados.

CAMP 2023 HOME GRAD UNINASSAU 2 1 | volta às aulas

7 dicas para planejar o retorno às aulas

Cursar a faculdade nasce de um propósito e, de modo geral, os alunos desejam ter uma profissão e uma carreira de sucesso. Para sobressair já desde a graduação é importante encarar cada semestre como se fosse o único. 

Foi pensando nisso que separamos 7 dicas de como você pode preparar sua volta às aulas com toda a motivação para retomar os estudos!

1. Prepare seu material

Mesmo que você ainda não saiba quais são as matérias do próximo calendário, pode separar o principal de acordo com o seu curso, como caderno de anotações, caneta, lápis, borracha, calculadora ou material específico.

2. Redefina sua rotina

A rotina de estudos é fundamental para qualquer estudante, especialmente, em cursos longos como a graduação. Se nas férias você não tinha horário para acordar ou cronograma de atividades, o retorno às aulas exige melhor gestão do tempo.  

3. Organize seu local de estudos

É fato que durante as férias tudo que desejamos é não ter rotina ou obrigações, muito menos definir um local para permanecer por muito tempo. Para quem estuda, a realidade é diferente e se quiser produtividade, precisa se dedicar também fora da sala de aula — escolha um ambiente em que você consiga se concentrar desde os primeiros dias para ter um bom rendimento.

4. Estabeleça novas metas

Um novo ano, novas disciplinas e professores pedem renovação das metas gerando uma expectativa boa sobre o que vem pela frente. Analise o que não foi alcançado no ano anterior, inclua na próxima etapa e agregue a objetivos ainda mais avançados.

5. Crie vínculos

Dependendo do curso escolhido na faculdade, pode ser que na volta às aulas você tenha colegas diferentes. Estabelecer e desenvolver o relacionamento interpessoal é positivo para criar um networking amplo, que será bastante útil no futuro, quando você precisar fazer o estágio obrigatório ou uma oportunidade de emprego, por exemplo.

6. Estude desde o início

Não perca tempo e volte para a faculdade com disposição para os estudos e ampliação do conhecimento. Seja interessado, proativo e participativo já no primeiro dia de aula, mantendo o comportamento curioso, interessado e pesquisador, o que fará total diferença no seu currículo.

7. Auxilie novos alunos

Se você é um aluno veterano, acostumado com o campus, com as normas e regras da faculdade, seja gentil na volta às aulas e ofereça apoio aos calouros. Um dia você esteve na mesma situação e sabe como é chegar no primeiro dia de aula sem saber ao certo como lidar com esse novo capítulo da vida. 

Com essas dicas, a volta às aulas da graduação será mais fácil e até divertida, se você encarar de forma positiva mais um ano em que precisará se dedicar aos estudos. A faculdade é um universo rico, onde você, além de se formar profissionalmente, pode construir laços e amizades verdadeiras. 

Gostou deste post? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas na organização para mais um semestre da faculdade!



Outras dúvidas sobre volta às aulas que podem ajudar

  1.  Como se preparar para o início das aulas?

    Depois de uma pausa de descanso, a volta às aulas requer organização e disciplina para entrar novamente no ritmo acadêmico. A melhor forma de fazer isso é ter um planejamento de rotina, com preparação para um retorno de dedicação da maior parte do tempo aos estudos. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade