Na sexta-feira da Semana Santa, temos um feriado nacional e muita gente aproveita o período para viajar, descansar ou passar mais tempo com a família. Mas você já parou para pensar sobre o significado dessa data? E por que, a cada ano, ela é comemorada em um dia diferente?
Trata-se de uma celebração de origem católica e repleta de tradições no Brasil e em outros países, especialmente com o domingo de Páscoa e com os ovos de chocolate.
Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente e não perca as informações que reunimos neste artigo sobre quando se comemora a Semana Santa 2023, por que é celebrada e a história por trás dessa data!
Quando e por que se comemora a Semana Santa?
A cada ano, a Semana Santa cai em um dia diferente. Em 2023, é comemorada de 2 a 8 de abril, ou seja, a Sexta-feira Santa, que é feriado, será no dia 7 de abril.
A Semana Santa tem início no domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa. A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março (momento em que os raios solares encontram a linha do Equador, marcando o começo do outono).
Vale destacar também que a terça-feira de carnaval é comemorada 40 dias antes do domingo de Ramos, sendo que esse período é chamado de quaresma pelos católicos.

O que se comemora na Semana Santa?
É uma celebração da Igreja Católica, que representa a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Semana Santa começou a ser comemorada em 325 d.C, após o Concílio de Niceia, organizado pelo Papa Silvestre I, que estabeleceu as datas religiosas católicas.
Qual a história acerca da data?
É uma celebração que retrata a história da paixão de Jesus Cristo, uma narrativa que começa com sua chegada a Jerusalém, ocasião em que foi celebrado como um Messias enviado por Deus para salvar o povo das injustiças e desigualdades.
Porém, os romanos não acreditavam que ele era um filho de Deus e começaram a persegui-lo. No entanto, ele sabia, desde sempre, qual era sua trajetória, incluindo a perseguição e morte, por isso reuniu 12 discípulos para pregar seus ensinamentos para o povo.
Só que entre os 12 discípulos, um deles (Judas Escariotes) traiu Jesus, entregando-o aos romanos. Assim, ele foi capturado e crucificado (na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão). Mas, dois dias depois, no domingo, Cristo ressuscitou.
Portanto, cada dia da Semana Santa tem um significado:
- Domingo de Ramos — Jesus foi recebido em Jerusalém com ramos de palmeiras pelas pessoas;
- Segunda-Feira Santa — Jesus é ungido por Maria;
- Terça-Feira Santa — Jesus anuncia a sua morte;
- Quarta-Feira Santa — traição de Judas Iscariotes;
- Quinta-Feira Santa — última ceia de Jesus Cristo;
- Sexta-Feira Santa — crucificação de Cristo;
- Sábado de Aleluia — morte de Cristo;
- Domingo de Páscoa — ressurreição de Cristo.
Qual o significado da data e os principais costumes?
É o evento mais popular entre os católicos e simboliza a esperança e a salvação da humanidade. Nesse sentido, na Semana Santa, as pessoas relembram os ensinamentos de Cristo e fazem suas orações. Isso porque a ressurreição tem o significado de luz em meio a escuridão e de renovação da fé.
Cabe acrescentar que muitos fiéis começam a preparação espiritual para a Semana Santa durante toda a quaresma, ou seja, a partir da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, fazendo orações, jejum (deixando de consumir carne vermelha no período, por exemplo) e participando de ações de caridade.
Como a data é comemorada no Brasil?
No Brasil, a Semana Santa é uma ocasião para a reunião das famílias e para diversos eventos na Igreja Católica, como as missas e procissões, e também encenações que relembram a trajetória de Jesus Cristo até ser crucificado.
Na Sexta-feira Santa, há o costume de comer peixe, especialmente o bacalhau, pois marca os últimos dias da quaresma. E, no domingo de Páscoa, as pessoas têm a tradição de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate, em especial as crianças, que esperam ansiosas pela data.
Os ovos têm o significado de vida, de nascimento e vitalidade, fazendo uma menção à ressurreição de Cristo, que venceu a morte.
É claro que temos que falar sobre o coelho de Páscoa e, para entender seu significado, é só pensar nos países do hemisfério norte, onde a Páscoa marca o início da primavera e final do inverno. Assim, é um período no qual o coelho é o primeiro a sair da toca para viver um novo ciclo, de renovação na natureza.
E como é comemorada no mundo?
Em muitos países, a Páscoa também representa a troca de ovos, porém há locais em que são utilizados ovos cozidos decorados. Há também a tradição de esconder e fazer a caça aos ovos de Páscoa.
Já, em países católicos, além da tradição dos ovos de Páscoa, há também missas e procissões para lembrar a via sacra de Jesus Cristo, ou seja, encenando seus passos antes da crucificação.
É interessante conhecer a origem e a história por trás da Semana Santa até para entender as principais tradições e eventos que ocorrem na data.
E aí, gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam melhor a história da Semana Santa!
Outras dúvidas sobre a Semana Santa que podem ajudar
- Qual é a origem da Semana Santa?
A Semana Santa é a data mais importante da Igreja Católica, pois celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que tem início no domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa.
- O que aconteceu durante a Semana Santa com Jesus?
Jesus Cristo chega em Jerusalém sendo aclamado pelo povo, gerando desconfiança nos romanos, que passam a persegui-lo. Lá, ele reúne 12 apóstolos para transmitir seus ensinamentos, mas é traído por Judas. Assim, é capturado pelos romanos e crucificado. Mas, ao terceiro dia, ressuscita.