Diferença entre Pós e MBA: Entenda como funciona essas modalidades de ensino.

Descubra a diferença entre pós e mba e planeje os próximos passos da sua carreira!

Você sabe qual é a diferença entre Pós e MBA? Os estudantes de nível superior que já passaram da graduação possuem o interesse em cursos relacionados a esses termos.

Ao realizar a busca pelos cursos, é comum surgir a dúvida sobre as diferenças entre Pós-Graduação e MBA. Por isso, preparamos este artigo para te contar tudo sobre essas linhas de estudo!

Além disso, queremos te ajudar a escolher a que melhor atende as suas necessidades. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo o nosso conteúdo. Boa leitura!

Pós-Graduação x MBA

A Pós-Graduação abrange todo e qualquer curso realizado após a conclusão do nível superior. Nesse sentido, considera-se os requisitos legais previstos pelo Ministério da Educação (MEC).

Neste contexto Instituições de Ensino Superior cumprindo os requisitos legais, podem ofertar Pós-graduação lato sensu e Pós-graduação Stricto sensu.

A pós-graduação Stricto sensu abrange os programas de Mestrado e Doutorado. Nesse sentido, as ofertas apenas são realizadas por meio de autorização da CAPES (A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Por outro lado, o Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental nesse tópico. Aliás, é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação).

A pós-graduação lato sensu abrangem cursos de Especializações no qual se enquadra os cursos de MBA (Master in Business Administration).

Portanto, o aluno que faz um curso de MBA está adquirindo competências para obtenção de título de especialista na área de gestão e negócios.

Isso significa que o MBA (Master in Business Administration) também é um tipo de pós, por isso que o tema gera tantas dúvidas!

Para entender mais sobre o MBA, é fundamental conhecer as duas linhas de estudo que classificam os cursos: Stricto Sensu e Lato Sensu. Veja os resumos abaixo:

Stricto Sensu

O Stricto Sensu, do latim “em sentido restrito”, é a formação para quem busca um aprendizado mais teórico e científico sobre determinado tema, os cursos são de Mestrado e Doutorado.

Em outras palavras, como o próprio nome sugere, a linha de estudo é mais restrita e direcionada ao aprofundamento de um projeto de pesquisa proposto para resolver questões sociais ou científicas.

Embora sejam mais prestigiados por quem deseja seguir carreira acadêmica, como a de professor universitário ou pesquisador científico, esses cursos são muito valorizados no mercado de trabalho por empresas que investem em desenvolvimento, inovação e tecnologia em várias áreas.

A Pós-Graduação Stricto Sensu também exige um tempo maior de dedicação, já que a duração média do Mestrado é entre dois e dois anos e meio e do Doutorado é entre quatro e cinco anos.

Lato Sensu

O Lato Sensu, do latim “em sentido amplo”, é a formação indicada para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos em uma determinada área. Nesse sentido, as modalidades apresentadas nesta linha de estudo são a Especialização e MBA.

Como o Ministério da Educação (MEC) exige a carga horária de 360h para o Lato Sensu, há uma flexibilidade no período de duração dos cursos: entre 4 meses e 2 anos para a conclusão.

A grande vantagem deste tipo de Pós-Graduação, é a possibilidade de estudar temas que não são da mesma área de formação, ampliando ainda mais as possibilidades de crescimento profissional.

Além disso, as instituições ofertam os cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e os estudantes adquirem maior autonomia.

Qual escolher: Pós-graduação ou MBA?

Ao reconhecer a diferença entre pós e MBA, torna-se mais fácil decidir entre as modalidades de ensino. Aliás, isso é possível ao entender o espectro das áreas, como destacamos a seguir.

A Pós-graduação é indicada para profissionais que finalizaram a graduação há pouco tempo e desejam ampliar as oportunidades de desenvolvimento profissional através da construção de autoridade na área.

Exemplos de cursos de Pós-graduação: Finanças Corporativas, Pedagogia nas Organizações,  Direito do Consumidor, User Experience Design e Gestão da Qualidade em Processos, Produtos e Serviços.

O MBA é indicado para quem deseja assumir cargos de liderança e gestão nas empresas. As aulas apresentam maior exposição de estudos de casos, análises do mercado, performance e gerenciamento de recursos humanos.

Exemplos de MBAs: Gestão de ProjetosCoaching e Gestão de PessoasMarketing e VendasEmpreendedorismo e Gestão de Negócios.

Para aprofundar sua compreensão na hora de escolher uma das modalidades, destacamos alguns pontos importantes que você deve considerar antes de tomar sua decisão. Confira a seguir!

Perfil profissional

Se você busca construir reconhecimento na área que se formou, a pós-graduação é uma escolha que contribui para você se tornar um especialista no campo de estudo.

Já o MBA exige que os profissionais tenham um perfil voltado aos negócios e empreendimentos, a fim de atuar no gerenciamento de empresas e destacar-se como líder do setor.

Custo-benefício

De modo geral, os cursos de MBA tendem a ser mais caros que uma pós-graduação, mas isso pode variar dependendo da área de conhecimento que o estudante pretende se especializar.

Por isso, é essencial considerar os custos para entender se a área desejada atende às suas condições financeiras, de modo a conseguir iniciar os estudos sem grandes preocupações nesse sentido.

Mercado de trabalho

As oportunidades no mercado de trabalho devem ser consideradas de acordo com a pós-graduação ou MBA que você desejar seguir.

É normal que algumas áreas estejam mais aquecidas que as outras, por isso uma análise de mercado deve ser feita com bastante atenção antes de você escolher qual das duas modalidades seguir.

Banner para artigo Ebook Guia pos Uninassau 1280 x 340 px | diferença entre pós e mba

Grade Curricular

Em relação aos aspectos que abrangem a diferença entre Pós e MBA, como a grade curricular de cada modalidade tem um objetivo diferente, a escolha entre os cursos está atrelada ao desenvolvimento profissional atual e o almejado.

Por isso, lembre-se de observar os componentes e as disciplinas que envolvem ambos os níveis de especialização, a fim de entender o que será estudado.

Duração de cada modalidade

A duração pode variar conforme o campo de estudo, mas a pós-graduação e o MBA podem alcançar uma média de 6 meses a 2 anos de duração.

No entanto, vale destacar que esse tempo é muito relativo, pois depende muito da instituição de ensino superior onde será realizado os cursos.

Instituição de ensino

A instituição de ensino, além de disponibilizar essas modalidades, deve ser reconhecida pelo MEC e ter uma estrutura adequada para garantir o ensino qualificado do estudante.

Dessa forma, o estudante deve se atentar a esses detalhes na hora de escolher entre as modalidades para alcançar uma formação acadêmica de sucesso.

Agora que você já sabe mais sobre a diferença entre Pós e MBA, que tal investir no seu desenvolvimento profissional?

Na UNINASSAU, você encontra cursos de Pós-graduação Digital na modalidade Virtual, com aulas gravadas, e Ao Vivo, com possibilidade de interação em tempo real com os professores.

Consulte nossas diversas opções de cursos de Pós-Graduação Online agora mesmo!

Leia também: Como funciona uma Pós-Graduação EAD

Perguntas frequentes

  1. Qual é o título de quem tem MBA?

    As pessoas que concluem o MBA não recebem um título específico, mas são reconhecidos como especialistas na área escolhida para qualificação profissional.

  2. Quem pode fazer MBA?

    Todos os interessados em ampliar as noções administrativas e corporativas, e que pretendem se posicionar como executivos e gestor de negócios nas suas áreas de atuação.

  3. Quais cursos pode fazer MBA?

    Todos os cursos no grau de bacharel, licenciatura ou tecnólogo podem fazer MBA. Porém, os conteúdos ministrados são mais compatíveis com a graduação em administração.

  4. Quem tem curso técnico pode fazer MBA?

    De acordo com o MEC, apenas portadores de diplomas do ensino superior pode fazer um MBA, ou seja, o curso técnico não é reconhecido para ingressar nessa modalidade.

  5. Quanto tempo dura o curso de MBA?

    Esse curso tem uma média de dois anos de duração, sendo as condições de prorrogação determinadas pela instituição de ensino que o estudante deseja ingressar.

  6. Quanto tempo dura o curso de Pós-Graduação?

    O tempo de uma pós-graduação é bastante variável considerando que os mestrados (regular e profissional) duram de 18 a 24 meses, e o doutorado de 24 a 48 meses.

  7. Quem tem MBA pode dar aula na faculdade?

    Sim. Por ser um especialista na área de gestão e administração, os portadores do MBA podem lecionar nas instituições de ensino superior privadas.

  8. Quem tem Pós-graduação pode dar aula na faculdade?

    Sim. Basta ter uma pós-graduação lato sensu para tornar-se docente no ensino superior privado. Caso tenha o interesse de lecionar em universidades públicas, será necessário uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade