Como funciona uma Pós-Graduação EAD?

Tire todas as suas dúvidas sobre como funciona uma Pós-Graduação EAD descubra as vantagens que a modalidade oferece para os alunos. Acesse para saber mais!

Você sabe como funciona uma Pós-graduação EAD? A Pós-Graduação é uma formação acadêmica e profissional para aqueles que desejam expandir, atualizar ou aprimorar sua compreensão em áreas de conhecimento mais específicas.

Nessa modalidade, os materiais e as aulas são disponibilizados em uma plataforma on-line e, por isso, o aluno tem maior flexibilidade de horário para assisti-las.  

Além disso, o aluno também aproveita a comodidade de conversar com os professores e outros alunos nas ferramentas on-line, como chats, fóruns e mensagens particulares.  

Essa comunicação pode ou não ser em tempo real, dependendo do formato em que o curso é oferecido.  

Continue a leitura para saber mais sobre os tipos de pós-graduação on-line e como funcionam as aulas nesta modalidade de ensino!

Pós-Graduação EAD 

 Os cursos de pós-graduação são destinados às pessoas que concluíram o nível superior e ofertados em duas categorias: stricto sensu e lato sensu. 

  • Stricto sensu: com foco essencialmente científico, nos quais os cursos apresentam linhas de pesquisas e estudos, o Stricto sensu é voltado para que deseja seguir uma carreira acadêmica. Os títulos dessa categoria são o mestrado e doutorado. 
  • Lato sensu: esta categoria é voltada ao aperfeiçoamento das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, oferecendo cursos que possibilitam ao aluno assumir cargos de liderança ou oportunidades em áreas mais específicas, por meio de especializações e MBA. 

O Decreto nº 2.494/1998 da Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional (LDB) definiu que os cursos EAD podem oferecer maior flexibilidade nos requisitos de admissão, horários e carga horária sem prejuízo aos alunos.  

A partir de então, a modalidade começou a se popularizar no país, incluindo os cursos de Pós-Graduação EAD que também cresceram significativamente. 

É importante que o certificado do curso de especialização on-line escolhido seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), já que garante a sua validade do em todo o território nacional. 

Isso confirma que a instituição segue um determinado padrão de qualidade nas diretrizes didático-pedagógicas e composição do corpo docente e técnico administrativo. 

Para saber se o curso e instituição de ensino são reconhecidos pelo MEC, além de entender como funciona uma Pós-Graduação EAD, basta acessar o portal EMEC. 

TCC na Pós-Graduação EAD

Desde 2018, a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é optativa para a pós-graduação.  

A resolução do Conselho Nacional de Educação também é aplicada para os cursos realizados na modalidade EAD. Sendo assim, a elaboração do TCC não é uma obrigatoriedade para a emissão do certificado. 

Aqui na UNINASSAU, por exemplo, apenas alguns cursos na área de Saúde e Engenharias têm o Trabalho de Conclusão de Curso como uma obrigatoriedade, devido às normas estabelecidas pelo MEC.  

Em outras áreas de estudo, o TCC é oferecido para os alunos interessados como componente curricular optativo. 

Vantagens de fazer uma Pós-Graduação EAD

Você está aprendendo como funciona uma Pós-graduação EAD? Então, descubra os benefícios que somente a especialização on-line pode oferecer: 

Flexibilidade de horário e lugar

Como todas as aulas e materiais didáticos ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) 24h por dia, durante o período letivo, os estudantes contam com a comodidade do acesso em qualquer horário e lugar.  

Gerenciamento dos estudos

O aluno pode gerenciar os estudos de acordo com as suas necessidades: 

  • Tempo de dedicação para cada aula e material por dia; 
  • Parar de assistir a aula sem perder conteúdos; 
  • Reassistir conteúdos que exigem maior atenção; 
  • Revisar materiais sempre que desejar. 

Materiais e multimídias

O AVA permite o consumo e interação do aluno com diversos tipos de materiais: 

  • Aulas gravadas 
  • Exercícios 
  • Avaliações 
  • Vídeos 
  • Textos complementares 

Comunicação rápida com professores

As aulas são ministradas por professores especialistas em seus campos de atuação e o AVA possibilita o contato próximo com os alunos através de chats, fóruns e mensagens particulares. 

Desenvolvimento profissional

A especialização a distância facilita o acesso a cursos de diferentes áreas, possibilitando o aperfeiçoamento de conhecimentos já existentes ou o aprendizado de novas áreas de interesse, contribuindo para o desenvolvimento profissional.  

Custo-benefício

Outra vantagem da Pós-Graduação EAD é o custo-benefício: os cursos apresentam preços mais acessíveis e o aluno não precisa se preocupar com despesas de transporte, estacionamento, alimentação, entre outros.  

Além disso, o aluno também deixa de enfrentar problemas com o trânsito e o mau tempo.

Ou seja, a especialização a distância é uma excelente opção para quem deseja crescimento profissional e não tem tempo para perder.  

Banner para artigo Ebook Guia pos Uninassau 1280 x 340 px | Como funciona uma Pós-Graduação EAD

Onde fazer uma Pós-Graduação EAD

Agora que você já sabe como funciona uma pós-graduação EAD, que tal conhecer os cursos da UNINASSAU? A universidade oferece pós-graduações em diversas áreas, como Direito, Saúde, Negócios, Educação, Comunicação, Tecnologia e muitas outras! 

Formatos de Pós-Graduação EAD da Uninassau. 

O Grupo Ser Educacional preza pela qualidade do ensino a distância, por isso, todos os cursos são regulamentados pelo MEC. Além disso, os cursos de especialização são oferecidos em dois formatos, sendo eles: Pós EAD e Pós Ao Vivo.

Confira os diferenciais de cada modalidade: 

Pós Virtual UNINASSAU 

Para diferenciar os formatos de ensino, chamamos o modelo tradicional de Pós Virtual. Nele, as aulas são gravadas e o aluno também conta com 2 aulas ao vivo de 50 minutos com professores qualificados 

Os vídeos e materiais podem ser acessados 24 horas por dia e é possível esclarecer dúvidas sobre o conteúdo por meio de fóruns.  

Esse formato é recomendado para quem precisa de uma rotina mais flexível de estudos, que pode ser personalizada conforme as necessidades do aluno. 

Veja os cursos disponíveis de Pós EAD. 

Pós Ao Vivo UNINASSAU

A UNINASSAU também oferece a modalidade Pós Ao Vivo, na qual os alunos podem assistir as aulas e esclarecer as dúvidas em tempo real, com foco na otimização do aprendizado e interação com os professores e colegas.  

O conteúdo também fica gravado no AVA para que o estudante possa acessar onde e quando quiser. É o modelo mais parecido com o presencial, porém, com as vantagens e flexibilidades do ensino on-line! 

Veja os cursos disponíveis de Pós Ao Vivo. 

Acesse o nosso catálogo de cursos de Pós-Graduação EAD e Ao Vivo e faça já a sua matrícula! 

Leia também: Diferença entre Pós e MBA 

Perguntas frequentes

  1. Quanto tempo dura uma Pós-graduação EAD?

    Essa modalidade de pós-graduação a distância varia entre quatro meses a dois anos de duração, dependendo da área de especialização escolhida.

  2. No certificado mostra que a Pós-graduação foi EAD?

    Não. No final das aulas, o certificado apenas atesta que o aluno conclui o curso na instituição de ensino, incluindo as horas de duração da pós-graduação.

  3. Pós EAD é reconhecida pelo MEC?

    Sim. A instituição quando é reconhecida pelo MEC tem uma gama de cursos que se enquadra nas diretrizes normativas do orgão, assim, a pós-graduação EAD acompanha esse reconhecimento que garante qualidade do ensino.

  4. Quais são as modalidades de Pós-graduação EAD?

    A Pós-graduação EAD é dividida nas modalidades stricto sensu e lato sensu. Enquanto a primeira é voltada para a área acadêmica, a lato sensu é direcionado ao mercado de trabalho.

  5. A pós-graduação presencial é mais cara que a EAD?

    Sim. Uma Pós-graduação presencial exige que os estudantes estejam constantemente nas dependências físicas da instituição de ensino, enquanto a EAD tem os custos reduzidos devido a permanência dos alunos em casa.

  6. É necessário fazer provas e trabalhos de pós-graduação a distância?

    Sim. Como qualquer pós-graduação, essa modalidade a distância tem etapas avaliativas, por isso a instituição de ensino determina que os alunos realizem provas e trabalhos a fim de avançarem no curso e concluir todas as atividades com êxito.

 

 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade