Interagir com outras pessoas em um ambiente que quebra as barreiras entre o virtual e o real: assim é o metaverso, uma tecnologia que, apesar de parecer cena de filme de ficção, já é uma realidade.
Nessas plataformas, é possível jogar com outras pessoas, fazer compras, ir a shows e até ganhar dinheiro com essa inovação. Aliás, muitas empresas apostam ainda em escritórios virtuais no metaverso.
Mas, afinal, o que é metaverso? Fique com a gente para entender mais sobre a tecnologia e descobrir como entrar no metaverso para ter uma vida online nessa nova dimensão!
O que é metaverso?
É um ambiente virtual compartilhado, que propicia uma experiência de realidade ao usuário. A pessoa tem seu avatar e participa de um universo paralelo, interagindo com outros avatares.
A tecnologia pode ser chamada de rede de mundos virtuais e tem como objetivo propiciar uma vivência 3D imersiva, ainda mais quando o usuário conta com alguns acessórios, como óculos de realidade aumentada.
É, portanto, uma inovação em desenvolvimento e representa o futuro da Internet, assim como a inteligência artificial. E já dá para ter o gostinho dessa experiência, como vamos explicar na sequência.
Como entrar no metaverso?
Falamos bastante sobre o metaverso ser uma tecnologia do futuro, mas muita gente já pode experimentar esse avanço tecnológico. Você pode entrar nesse universo (pelo celular ou computador) por meio de algumas plataformas ou mundos virtuais, como:
- Roblox — jogo que pode ser baixado no smartphone ou computador que permite explorar vários mundos virtuais e até criar o seu próprio mundo. Você pode jogar nas aventuras já criadas por outros participantes e interagir com outros avatares;
- Decentraland — você entra no metaverso pelo computador, por meio do site da plataforma: lá pode fazer conexões com outros avatares, explorar o mundo aberto, participar de atividades e eventos, e fazer negociações, como a compra e venda de terrenos e de outros itens;
- The Sandbox — você acessa o The Sandbox e explora o mundo virtual com seu avatar personalizado. Pode conhecer pessoas, vencer desafios e participar de diferentes eventos, inclusive shows musicais.
Como fazer parte do metaverso?
Ao entender como funcionam esses mundos virtuais, a dúvida é saber como vivenciar essa tecnologia. Olha só: dá para fazer parte do metaverso, realizando o login nas plataformas com essa proposta, como Roblox, Decentraland e The Sandbox.
E se prepare, pois as redes sociais, como o Facebook, também estão desenvolvendo seu metaverso para propiciar essa interação, com uma experiência imersiva em 3D para os usuários.
Para participar e ter uma experiência completa, além de um computador com uma boa placa de processamento gráfico e internet de qualidade, há alguns acessórios ou wearables que permitem você vivenciar tudo o que o mundo virtual oferece, como:
- óculos de realidade aumentada;
- joysticks especiais;
- pulseiras que detectam seu movimento;
- luvas tácteis.
Quanto custa para entrar no metaverso?
Como mostramos, a ideia é explorar um mundo virtual, ter seu próprio avatar e fazer conexões sociais. Nessas plataformas, você pode apenas jogar e interagir, fazendo seu login de forma gratuita. Então, dá para matar a curiosidade sobre o que é o metaverso sem precisar gastar nada.
Enquanto que para alguns usuários o metaverso é apenas um lugar de interação e entretenimento, para muita gente é um local para ter uma vida online e ganhar dinheiro, realizando a transação de propriedades e outras negociações.
Há plataformas em que o usuário pode adquirir uma carteira com a moeda virtual do universo (criptomoedas) para comprar e vender terrenos, avatares, itens ou para participar de eventos. Dá também para o usuário adquirir os NFTs (tokens não-fungíveis): são códigos de autenticação que monetizam seus bens sobre os itens virtuais, como obras de arte, por exemplo.
Por que investir em metaverso?
Você viu a possibilidade de fazer negócio no metaverso, mas o mais legal é que, se você é de TI ou pretende ingressar nessa área, deve ficar de olho nas tendências do setor, como machine learning, UX design, entre outras.
Nessa lista, dá para incluir as carreiras que estão surgindo com o metaverso, afinal, há diferentes profissionais por trás da criação desses mundos virtuais.
Desse modo, haverá demanda por profissionais para criar um mundo e as missões nessa realidade paralela, pensando nos espaços, suas atrações e de que forma as pessoas, com seus avatares, poderão interagir nesse lugar.
Falando em criação, o metaverso também abre espaço para criadores de avatares e de estilistas digitais, que podem desenvolver roupas (skins) e outros acessórios para personalizar os personagens e também trabalhar para marcas que queiram participar desse universo.
Impulsionado também pela tendência do metaverso, uma profissão do futuro será a de especialista em cibersegurança, profissional que trabalha para bloquear invasões e para evitar que as pessoas caiam em golpes ou outras armadilhas, como vazamento de dados ou roubo de NFTs em jogos ou outras plataformas.
Como você viu, o metaverso é um ambiente virtual 3D imersivo voltado para o entretenimento, negócios, além de ser uma tendência para as carreiras do futuro. Então, se você tem afinidade com TI, comece a pensar nessa possibilidade de sucesso profissional e busque por especializações na área!
Outras dúvidas sobre metaverso que podem ajudar
- O que significa o metaverso?
É um ambiente virtual 3D ou rede de mundos virtuais que permite uma experiência imersiva do usuário, ou seja, ele pode interagir com outros usuários e explorar essa realidade.
- Quais as principais plataformas de metaverso?
Os jogos Second Life, Roblox, Decentraland, Axie Infinity e The Sandbox são exemplos de plataformas de metaverso.
- Como surgiu o metaverso?
O conceito de metaverso é antigo, pois surgiu no livro “Snow Crash”, de 1992, do autor americano de ficção científica Neal Stephenson.