Por que fazer Pós-graduação em Tecnologia? Confira as principais vantagens! 

Saiba por que vale a pena investir em um curso de pós-graduação em tecnologia e conheça as principais opções na área!

Se você já faz parte do universo digital e ainda tem dúvidas se deve ou não investir em uma pós-graduação em tecnologia, você veio ao lugar certo!  Mas, por que fazer pós-graduação em tecnologia? 

Essa é uma área em constante desenvolvimento, com grandes demandas e altos salários. E ter uma especialização na área é uma excelente forma de agregar valor ao seu currículo.  

Porém, se você ainda não decidiu em que gostaria de se especializar, separamos alguns motivos para escolher um curso de tecnologia. Confira!   

Por que fazer Pós-graduação em Tecnologia?

A Pós-graduação em Tecnologia permite que os profissionais se destaquem no mercado de trabalho, por meio de cursos que focam na prática e na gestão, trazendo ao aluno uma visão abrangente sobre a área.

Isso é importante, sobretudo, para quem pretende assumir cargos de liderança na área, adquirindo mais facilidade para atuar em setores que pagam altos salários — devido ao desenvolvimento de suas habilidades profissionais — e conquistando um melhor posicionamento na carreira.

Saiba por que vale a pena investir em um curso de Pós-graduação em tecnologia

Alta demanda por profissionais da área

Os avanços tecnológicos vêm revolucionando a forma como fazemos negócios. Hoje, quase toda empresa precisa de um profissional de TI – mesmo as que não dependem de sites ou redes sociais para oferecer seus produtos ou serviços.  

Papel, caneta (e até mesmo planilhas) foram substituídos por softwares de alta performance, que centralizam informações, facilitam a tomada de decisão e automatizam diversos processos. Dessa forma, alguém precisa tomar conta disso tudo, né?  

Além disso, com a digitalização do mundo, a demanda por profissionais de tecnologia tende a continuar crescendo, o que faz dessa área uma escolha assertiva para quem procura boas oportunidades no mercado de trabalho. 

Salários mais altos

Com a alta demanda por profissionais qualificados e experientes, é necessário oferecer salários mais altos e benefícios interessantes para atração e retenção de talentos. 

O universo digital está em constante evolução e isso reflete diretamente nos requisitos básicos para desempenhar atividades do dia a dia.  

Se a procura por profissionais com habilidades específicas torna-se mais desafiadora, as empresas passam a competir por profissionais e remunerá-los ainda mais, principalmente aqueles que possuem uma pós-graduação em tecnologia. 

Profissões do futuro

De acordo com o físico sul-africano Neil Turok, somos seres analógicos vivendo em um mundo digital e diante de um futuro quântico.  

Em outras palavras, se hoje temos uma quantidade imensurável de dados na web, muito maior do que somos capazes de gerenciar, as próximas décadas serão ainda mais desafiadoras.

A tendência é nos tornarmos cada vez mais dependentes dos recursos tecnológicos, fazendo com que a necessidade de soluções para suprir essa demanda também seja maior.

Por isso, algumas disciplinas de pós-graduação em tecnologia ganham cada vez mais destaque nas empresas, como Ciência de Dados, cujo foco é interpretar essa infinidade de informações armazenadas, para que possam ser criadas novas estratégias de soluções para o dia a dia.

Além dela, outra área de abstante destaque é a de Segurança da Informação, que deve estar em constante evolução para manter a privacidade dos usuários. 

Diversidade de cargos e atuação

Cabe destacar também a pluralidade de cargos que podem ser ocupados por profissionais especializados em tecnologia.  

Afinal, possuem habilidades necessárias para diversas áreas: coleta e análise de dados, programação de sites ou sistemas, manutenção de segurança, infraestrutura de empresas e por aí vai. 

Inclusive, ainda de acordo com o relatório de 2020 da Global Knowledge, além dos executivos, as maiores remunerações (a nível global) são de profissionais de TI que trabalham nos setores de Marketing e Vendas, seguidos por Computação na Nuvem e Gerenciamento de Riscos.  

Mais oportunidade de vagas home office/Anywhere office

Os profissionais que atuam com tecnologia geralmente estão vinculados aos recursos tecnológicos que as empresas oferecem. Isso inclui as vagas home office e anywhere office como parte integrante da atuação profissional, oportunidades essas que já são uma realidade na maioria das empresas.

Nesse sentido, a possibilidade de ocupar essas vagas tornam se ainda maiores quando esses profissionais acrescentam à sua formação uma Pós-graduação em tecnologia.

Networking

O networking pode ser definido como a construção de relacionamentos com outros profissionais, seja em sua carreira ou em outros campos relacionados. Normalmente, isso ocorre em diversas áreas de atuação, e na tecnologia não é diferente.

Por isso, é importante fazer networking profissionalmente por causa das oportunidades de crescimento profissional. Através do networking, você pode aprender mais sobre os adventos tecnológicos e conseguir reconhecimento dentro de uma rede sólida de profissionais mais experientes.

Destaque no Mercado de trabalho

A resposta principal para responder por que fazer pós-graduação em tecnologia é justamente pelo destaque no mercado de trabalho.

As organizações normalmente costumam ser exigentes nos processos seletivos, buscando sempre por profissionais mais qualificados para atuarem de forma competente. Nesse sentido, profissionais que têm uma pós-graduação em tecnologia conseguem se destacar nesse setor e alavancar a sua carreira.

Como o certificado de especialização pode ajudar no mercado de trabalho?

Para alguns, investir em um curso de especialização significa apenas agregar valor ao currículo para concorrer a vagas melhores ou ganhar um aumento de salário.  

Porém, os números globais vão além deste pensamento: segundo a pesquisa realizada pela Global Knowledge, mais da metade dos profissionais que estudaram para tirar certificações perceberam melhora significativa na qualidade de seus trabalhos

Isso significa que escolher uma instituição de ensino de confiança faz toda diferença tanto no currículo quanto no dia a dia. 

Banner para artigo Ebook Guia pos Uninassau 1280 x 340 px | Por que fazer pós-graduação em Tecnologia

Quem pode fazer um curso na área de tecnologia?

As competências desenvolvidas em cursos de pós-graduação na área de tecnologia são fundamentais para profissionais de diversos segmentos e áreas de atuação.  

Algumas disciplinas exigem conhecimento técnico, como linguagens de programação específicas, outras podem ser estudadas por qualquer pessoa que deseja se especializar em um assunto ou que tenha outra formação e deseje migrar para este ramo que só cresce. 

Nesse sentido, para facilitar, preparamos um resumo dos principais cursos de pós-graduação em tecnologia oferecidos na modalidade à distância da UNINASSAU. Confira abaixo! 

Conheça alguns dos principais cursos na área:

Data Science, Analytics e BI

Os cursos que formam cientistas de dados preparam os alunos para coletar, manipular, analisar e reportar informações com eficiência. Além disso, essa especialização é direcionada a profissionais que possuem familiaridade com métodos estatísticos e vivência de negócios. 

Transformação Digital

De modo geral, a transformação digital já é uma realidade que precisa fazer parte do dia a dia de todos os segmentos – da educação aos negócios, principalmente se você quiser compreender por que fazer Pós-graduação em tecnologia.

Aliás, os cursos focados neste tema têm como objetivo capacitar profissionais para superarem os desafios da digitalização, atualizando-os sobre as mudanças no mercado de trabalho. 

Marketing Digital e mídias sociais

O marketing digital tem muitos domínios, incluindo mídias sociais, mecanismos de pesquisa, e-mail, dentre outros. Com o tempo, a complexidade e a importância das funções de marketing digital também aumentaram. 

Além disso, as plataformas de mídias sociais abrem um grande leque de oportunidades para os profissionais de marketing digital, pois têm milhões de usuários e consumidores em todo o mundo.

Portanto, conhecer o consumidor e planejar a melhor experiência digital são competências muito procuradas nos profissionais de marketing e TI. Ou seja, os cursos focados nesta disciplina são direcionados a designers, programadores, analistas de marketing e cientistas de dados.  

 

E aí, já decidiu qual curso de pós-graduação em tecnologia combina mais com seu currículo? Com a flexibilidade da pós-graduação EAD você tem todas as ferramentas para ter uma carreira profissional de sucesso.  

Agora que você já sabe por que fazer Pós-graduação em tecnologia, Confira todas as opções de especialização da UNISSASAU e, caso surja alguma dúvida, entre em contato conosco!

Perguntas frequentes

  1. Quanto tempo dura uma Pós em tecnologia?

    A duração depende da instituição de ensino, mas o tempo médio estimado pode variar conforme a modalidade da pós. Em nível de mestrado e doutorado, varia entre 24 e 48 meses. Já em MBA ou especialização, é mais rápida, e dura entre 6 e 18 meses.

  2. O que é especialização em TI?

    A especialização em TI é uma espécie de pós-graduação voltada para os profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Dessa forma, é realizada por funcionários do setor tecnológico que buscam melhorar as suas habilidades em Tecnologia da Informação (TI).

  3. O que é preciso para fazer uma Pós em tecnologia?

    Para seguir nessa carreira, é recomendado ter um diploma de graduação na área de Tecnologia para que os conhecimentos sejam compatíveis com a área de estudo. Porém, graduados em outras áreas de conhecimento também podem fazer essa pós-graduação.

  4. Quem fez ADM pode fazer pós em TI?

    Sim. Uma pós em TI é livre para graduados do curso de administração. Além disso, essa pós pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um diploma de nível superior.

  5. Qual o cargo mais alto de TI?

    Os cargos de gerentes sênior de TI estão como um dos mais altos no patamar hierárquico. Os profissionais com esse cargo recebem uma média salarial que varia entre R$22 mil a R$ 32 mil.

  6. Qual área da tecnologia mais emprega?

    Atualmente, a área que desenvolve sistemas, aplicativos e softwares oferece a maioria das vagas em TI, como oportunidades para diversos cargos nesse setor tecnológico.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade