Após a divulgação dos resultados das notas do Enem, no dia 9 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou um levantamento que contabilizou 19 candidatos que alcançaram a nota 1000 na redação do Enem 2022 até o momento. As informações serão atualizadas assim que novos dados forem liberados.
O tema da redação foi sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Essa temática exigiu um repertório cultural bastante atualizado dos candidatos, por tratar de questões que abordam os últimos acontecimentos no país, como o problema de desnutrição e a crise de saúde dos povos Yanomami no estado de Roraima.
Conforme a lista divulgada pelo Inep, a região nordeste está com uma alta concentração dos estudantes que tiraram nota 1000 na redação do Enem 2022, totalizando 11 candidatos. As outras regiões até agora têm 6 redações nota máxima na região sudeste e uma redação nota 1000 nas regiões norte, sul e centro-oeste do país

Lista de nota 1000 na redação do Enem 2022 divididas por estados
Alguns estados já confirmaram os candidatos que tiraram nota máxima no Enem 2022. Caso esse número aumente na medida que surgirem mais informações, essa lista será atualizada conforme as divulgações do Inep. A seguir, veja os estados que registraram nota 1000 na redação até agora:
- Rio de Janeiro: 4
- Ceará: 3
- Rio Grande do Norte: 2
- Pernambuco: 1
- Alagoas: 1
- São Paulo: 1
- Piauí: 1
- Minas Gerais: 1
- Bahia: 1
- Rio Grande do Sul: 1
- Distrito Federal: 1
- Paraíba: 1
- Pará: 1
Com a confirmação das notas 1000 na redação do Enem 2022, os estudantes devem acessar a página do participante para avaliar o desempenho pessoal e simular possíveis notas de corte. Essa análise é essencial pois é possível desenvolver um planejamento para ingressar numa instituição de ensino superior por meio Sisu, Prouni e Fies.
Entenda como usar a sua nota do Enem 2022
As notas de redação podem fazer uma grande diferença em sua média geral, mas não são consideradas individualmente durante o processo de seleção. O ideal é ter uma pontuação acima da média nas outras áreas para ultrapassar a nota de corte, sem passar por muitos sufocos em relação à concorrência.
Além disso, a nota da redação é um diferencial caso o aluno deseje ingressar em cursos de Ciências Sociais Aplicadas ou na área de Ciências Humanas. Isso porque as universidades adicionam um peso 3 para a redação, logo, a nota aumenta consideravelmente.
Para utilizar a nota do Enem 2022, basta escolher qual dos programas deseja aplicar a nota, caso seja o Sisu, os alunos devem escolher entre as universidades públicas e o curso do seu interesse.
Para ingressar nas instituições de ensino superior particulares, os estudantes podem optar por uma bolsa de estudos do Prouni ou pelo financiamento estudantil do Fies.
Para mais informações relacionadas às notas e suas aplicações nesses programas, acesse nosso conteúdo sobre como utilizar a nota do Enem e garanta a sua entrada no ensino superior!