Lista de espera PROUNI 2022: conheça o calendário e veja como se inscrever

Confira como funciona a lista de espera do PROUNI 2022, como se inscrever e as datas para entrega da documentação, para não perder essa oportunidade!

O PROUNI é uma alternativa para alunos de baixa renda que queiram ingressar no ensino superior em uma instituição privada, utilizando a nota obtida nas edições mais recentes do Enem.

Mas o que fazer quando o aluno não é aprovado na primeira ou na segunda chamada do programa? Calma, pois você ainda pode aproveitar uma última oportunidade ao se inscrever na lista de espera PROUNI.

E aí? Quer saber como fazer para entrar nessa lista? Vem com a gente e descubra como aproveitar essa oportunidade!

O que é a lista de espera PROUNI?

A lista de espera PROUNI é uma terceira chance para que você consiga a bolsa de estudo e ingresse no ensino superior em uma instituição privada. Assim, se você não foi aprovado na primeira ou segunda chamada, pode manifestar interesse pela lista de espera e aproveitar as vagas que sobraram no programa. 

Como funciona a lista de espera PROUNI?

Após as inscrições dos alunos, o programa faz a primeira chamada, selecionando os candidatos que obtiveram as notas mais altas no Enem

Caso o candidato perca o prazo estipulado para se apresentar, esteja faltando algum documento ou não consiga comprovar os pré-requisitos exigidos pelo programa, acaba perdendo a vaga.

Com isso, o PROUNI faz a segunda chamada com o objetivo de ocupar as vagas de candidatos da primeira oportunidade que desistiram ou que tiveram algum problema com a documentação exigida.

Caso você não consiga nessas duas chances, há ainda a lista de espera do programa, que visa destinar as vagas não preenchidas para os candidatos que ainda não foram selecionados.

Vale destacar que é preciso ficar de olho no período da lista de espera, pois aqui os candidatos não são selecionados automaticamente: eles precisam entrar no site do PROUNI para manifestar interesse.

Quem pode participar da lista de espera PROUNI?

Só pode participar da lista de espera PROUNI quem se inscreveu naquela edição do programa, ou seja, o sistema não aceita novas inscrições. É, portanto, uma opção para quem não foi selecionado na primeira ou segunda chamada. Há ainda outros critérios:

  • pode participar da lista de espera de um curso correspondente à primeira opção, o inscrito que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares ou que foi pré-selecionado na segunda chamada, porém foi reprovado pela não formação de turma;
  • pode participar da lista de espera de um curso correspondente à segunda opção, o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares (por não ter ocorrido formação de turma ou por não ter bolsas disponíveis para a primeira opção de curso) ou que foi pré-selecionado para a primeira opção de curso, mas foi reprovado pois não houve formação de turma.

No PROUNI 2022 (edição do segundo semestre), a manifestação de interesse pela lista de espera deve ser feita entre os dias 27 e 28 de setembro. É isso mesmo: são apenas dois dias para entrar no site do programa e mostrar que tem interesse pelas vagas restantes. Então, nada de marcar bobeira e perder essa oportunidade, certo?

Como se cadastrar na lista de espera PROUNI 2022?

Para se cadastrar na lista de espera PROUNI 2022, a fim de manifestar interesse pelas vagas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamada do programa, é simples:

  1. Entre na página do PROUNI;
  2. Insira seu login e senha;
  3. Clique em “Manifestar interesse em participar da lista de espera”;
  4. Agora é só esperar e torcer para ser selecionado.

Quando é divulgado o resultado da lista de espera PROUNI 2022?

Se você se inscreveu na lista de espera do PROUNI, precisa saber que os resultados serão divulgados para a consulta dos inscritos e das instituições de ensino no dia 3 de outubro.

Atenção: o Ministério da Educação (MEC) não entrará em contato com você, avisando que você foi pré-selecionado na lista de espera. Então, fique ligado e confira as divulgações dos resultados na página do PROUNI.

Isso porque, caso você seja escolhido, tem que ir atrás dos documentos e encaminhar para a instituição de ensino. O prazo estipulado para encaminhar a documentação é de 3 a 7 de outubro (fica a critério de cada instituição de ensino superior definir se a entrega dos documentos é online ou presencial).

Vamos recapitular os prazos para você manifestar interesse na lista de espera do PROUNI e levar os documentos (caso seja selecionado)? Anota aí:

  • prazo para se cadastrar na lista de espera: 27 e 28 de setembro de 2022;
  • divulgação dos resultados dos pré-selecionados na lista de espera: 3 de outubro de 2022;
  • entrega da documentação para comprovação das informações na instituição de ensino: 3 a 7 de outubro de 2022.

Se você quer participar da lista de espera do PROUNI (segundo semestre), já sabe como funciona essa etapa e viu como será o calendário para manifestar interesse e para a divulgação dos resultados. Boa sorte!

E aí? Está interessado em ter uma bolsa de estudos do governo federal para começar seu curso superior? Então acompanhe mais sobre o PROUNI e tire todas as suas dúvidas sobre o programa!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade