Faculdade de Terapia Ocupacional: entenda como o curso da UNINASSAU pode ser sua porta de entrada para a área da saúde!

A faculdade de Terapia Ocupacional da UNINASSAU é oferecida nas modalidades EaD e presencial, preparando o aluno para atuar com excelência no mercado de trabalho. Entenda como funciona o curso!

A faculdade de Terapia Ocupacional prepara os alunos para compreender e atender às necessidades de crianças e adolescentes com desafios educacionais, emocionais e comportamentais.

Quem atua nessa área desempenha um papel crucial em escolas e instituições que visam oferecer uma educação inclusiva e eficaz.

Caso esteja interessado em aprender mais sobre esse segmento e como ingressar nesse campo, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos explorar o que é a terapia ocupacional, o que faz um profissional da área e como funciona o curso da UNINASSAU. Boa leitura!

O que é terapia ocupacional?

A terapia ocupacional é uma área da saúde que se concentra em ajudar as pessoas a alcançar uma melhor qualidade de vida e independência por meio da participação em atividades significativas e funcionais. 

Profissionais da área trabalham com indivíduos de todas as idades que enfrentam desafios físicos, emocionais ou cognitivos que afetam sua capacidade de realizar tarefas diárias.

O que faz um profissional de terapia ocupacional?

Profissionais de terapia ocupacional atuam em uma variedade de ambientes de saúde, educação e reabilitação.

Eles ajudam os pacientes a desenvolver habilidades e estratégias para realizar atividades cotidianas, como se vestir, alimentar-se, trabalhar e participar da comunidade. 

Onde atua e qual a média salarial?

Pessoas que trabalham nessa área podem trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, casas de repouso, centros de reabilitação, empresas e até mesmo em consultórios particulares.

A remuneração de um terapeuta ocupacional pode variar dependendo da região e do nível de experiência. Em média, os salários giram em torno de R$ 3.279,00 para um profissional recém-formado.

Como se tornar um profissional de terapia ocupacional?

Para se tornar um profissional na área é necessário seguir algumas etapas:

Graduação: o primeiro passo é concluir um curso de graduação em Terapia Ocupacional, como o oferecido pela UNINASSAU.

Registro profissional: após a graduação, é necessário obter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da sua região para exercer a profissão legalmente.

Especialização (Opcional): alguns profissionais optam por realizar cursos de especialização para aprimorar suas habilidades em áreas específicas.

Como funciona a faculdade de Terapia Ocupacional da UNINASSAU? 

Entenda agora como essa graduação pode ser a sua porta de entrada para uma carreira gratificante na área de Terapia Ocupacional.

Sobre as aulas

O curso da UNINASSAU é oferecido em duas modalidades: EaD e presencial. Assim, o aluno pode escolher a que melhor se encaixe em sua rotina.

Presencial

Na faculdade de Terapia Ocupacional presencial, o aluno conta com uma estrutura de ponta que é referência nacional, podendo usufruir de laboratórios avançados.

As aulas são ministradas por meio de uma metodologia ativa, que torna o aluno protagonista de seu aprendizado. Além disso, a interação com professores renomados e outros alunos torna o processo ainda mais enriquecedor, preparando o estudante para os desafios do mercado e trabalho.

Ensino a Distância

O curso de Terapia Ocupacional EaD proporciona flexibilidade para os alunos estudarem de acordo com sua disponibilidade.

As aulas são ministradas online, por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem completa e intuitiva, permitindo que você aprenda no seu ritmo e concilie seus estudos com outras responsabilidades.

Por lá, é possível acessar o material didático atualizado, fóruns de discussão, ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem e ainda tirar dúvidas com os tutores do curso.

Para quem o curso é indicado?

A faculdade de Terapia Ocupacional é indicada para aqueles que têm interesse em ajudar pessoas a superar desafios e a melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, é uma ótima escolha para pessoas com habilidades de comunicação, empatia e interesse nas áreas de saúde e reabilitação.

Duração do curso

A duração dessa graduação é de 4 anos. Durante este período, o aluno terá acesso a uma grade curricular atualizada, de acordo com as exigências do mercado para a área.

Disciplinas

Durante o curso, os alunos estudam uma variedade de disciplinas que abrangem anatomia, fisiologia, psicologia, terapia ocupacional aplicada e muito mais. Elas são projetadas para fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimento teórico e prático.

Meios para ingressar

Os alunos podem ingressar no curso utilizando a nota do Enem, pelo vestibular tradicional, realizando a transferência de outra instituição ou ainda por meio de outro diploma.

Quais os diferenciais da UNINASSAU?

A UNINASSAU é reconhecida por sua excelência no ensino superior e oferece uma série de diferenciais que fazem seu curso de Terapia Ocupacional se destacar. 

Nota Máxima no MEC

A UNINASSAU mantém um padrão de qualidade excepcional e possui nota máxima no Ministério da Educação (MEC). Isso significa que a instituição atende a rigorosos critérios de qualidade acadêmica e infraestrutura.

Corpo Docente Qualificado

A universidade conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores experientes e especialistas na área. Isso garante que você receberá uma educação de alto nível e terá acesso ao conhecimento mais atualizado.

Metodologia Inovadora

 O curso de Terapia Ocupacional da UNINASSAU utiliza uma metodologia inovadora que combina teoria e prática de forma integrada. Isso permite que você aplique o que aprende em sala de aula diretamente em situações reais, preparando-o para os desafios do mercado de trabalho.

Para o EaD, o conteúdo disponibilizado é rico e didático, com disciplinas atualizadas e relevantes, preparadas especialmente para facilitar o aprendizado e desenvolver as habilidades da área de maneira eficiente.

Neste artigo, exploramos as características do curso de Terapia Ocupacional da UNINASSAU e como você pode iniciar uma carreira gratificante nessa área, tornando-se um terapeuta ocupacional qualificado e pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Os graduados dessa área adquirem conhecimentos em avaliação, aconselhamento e desenvolvimento de estratégias para apoiar o seu aprendizado.

E aí pronto para dar o próximo passo em direção a uma carreira de sucesso na área? Então não perca a chance de conhecer mais sobre o curso da UNINASSAU.

Escolha entre as modalidades de ensino a distância e presencial e inicie sua jornada rumo a um futuro empolgante na área de saúde!

Outras dúvidas sobre terapia ocupacional que podem ajudar

  1. Qual a diferença entre a terapia ocupacional e a comum?

    A ocupacional se concentra em ajudar pessoas a desenvolver habilidades para realizar atividades diárias significativas e funcionais. Já a tradicional refere-se a diferentes formas de terapia, como fisioterapia, psicoterapia, entre outras, com abordagens mais específicas.

  2. Qual é melhor? Terapia Ocupacional ou Fisioterapia?

    A terapia ocupacional concentra-se na promoção da independência e qualidade de vida por meio de atividades ocupacionais, enquanto a fisioterapia visa reabilitar e tratar problemas físicos. Elas se complementam e têm importância vital na área de saúde. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade