Sabe o que é vestibular? Conheça todos os detalhes dessa prova e prepare-se!

O vestibular é uma prova que permite aos participantes aprovados ingressarem no ensino superior. A segui, veja como funciona esse processo!

Quem deseja ingressar em uma universidade, pública ou privada, sabe que precisa estudar bastante, pois a concorrência costuma ser alta no vestibular. Então, só de pensar na prova já dá aquele frio na barriga, né? Mas você sabe exatamente o que é vestibular?

Os alunos do Ensino Médio até cansam de tanto ouvir falar sobre o exame, mas, para conseguir estudar com foco nesse modelo de prova, é legal entender seu objetivo e funcionamento.

Fique com a gente e descubra o que é o vestibular, os tipos de prova que existem e ainda alternativas de seleção que também são voltadas para o ingresso no ensino superior!

O que é vestibular?

É um processo de seleção aplicado por instituições de ensino superior, públicas e privadas, para o ingresso nos cursos superiores. É uma maneira de avaliar o conhecimento adquirido durante a educação básica, especialmente o Ensino Médio, a fim de selecionar os alunos que obtenham a maior pontuação.

Qual o objetivo dessa prova?

O vestibular tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos, selecionando os melhores colocados para ingressar no curso superior. 

E, como algumas graduações são bastante concorridas, como a de Medicina, Direito e Engenharias, mesmo os alunos que tenham um bom desempenho no vestibular não conseguem entrar na universidade, devido ao número limitado de vagas oferecidas.

Por isso, para se dar bem na prova, é preciso ter uma rotina intensa de estudos para absorver os conteúdos exigidos e tirar de letra as questões.

Como funciona o vestibular?

O vestibular pode ser composto de diferentes etapas, que podem variar dependendo da organização que está aplicando a prova. De modo geral, funciona assim:

  • divulgação das datas para inscrição e aplicação das provas;
  • realização da inscrição online, na qual o aluno escolhe o curso e turno que quer concorrer;
  • primeira etapa de provas, que pode durar um ou dois dias, com questões objetivas (testes em que você escolhe a alternativa correta);
  • segunda etapa de provas, que pode durar um ou dois dias, com questões discursivas (em que você precisa escrever a resposta da pergunta) e uma redação dissertativa.

É comum que a primeira fase das provas, com questões objetivas, seja eliminatória. Ou seja, é preciso atingir uma nota de corte (pontuação mínima) para avançar para a próxima etapa.

Além disso, no caso das questões discursivas, a prova pode variar de acordo com a área de conhecimento do curso que você está concorrendo, ou seja, humanas, exatas ou biológicas. Assim, quem presta o curso de Biomedicina, por exemplo, terá mais questões da área de biológicas.

Saiba ainda que, dependendo do curso, como Desenho Industrial e Arquitetura e Urbanismo, o vestibular inclui ainda uma prova de habilidades técnicas, que têm peso na pontuação do candidato.

Quais os tipos de vestibular?

O legal é que cada instituição de ensino pode aplicar o vestibular da maneira que achar mais interessante. Logo, existem alguns tipos de prova como mostramos a seguir!

Tradicional

O vestibular tradicional é aquele em que os candidatos precisam ir até um local específico fazer a prova nos dias e horários divulgados pela organizadora. 

Nesse caso, é importante ficar ligado nessas datas, especialmente no horário de fechamento dos portões, pois as instituições são rígidas e não deixam ninguém que chegue atrasado entrar, independentemente dos motivos.

Além do horário, é preciso checar direitinho os documentos que é preciso apresentar no momento da prova, bem como outros detalhes, entre eles o de levar caneta de corpo transparente na cor preta, por exemplo.

Agendado

Diferentemente da rigidez do vestibular tradicional, muitas faculdades particulares contam com um modelo mais flexível de processo seletivo: o vestibular agendado.

Nesse tipo de prova, a instituição de ensino disponibiliza algumas datas e horários para que o candidato possa fazer a prova presencialmente.

Algumas faculdades permitem ao aluno escolher o melhor dia para fazer o vestibular. Para quem trabalha e tem uma rotina mais corrida, é uma maneira de conseguir participar do processo de seleção.

Seriado

É um tipo de vestibular em que o aluno é avaliado desde o primeiro ano do Ensino Médio. Assim, são três provas, aplicadas ao fim de cada ano, que permite uma avaliação gradual do conhecimento do candidato.

Online

Tem ainda a possibilidade de fazer a prova do vestibular online, em que o candidato pode responder às questões diretamente do seu computador, sem precisar comparecer à instituição de ensino.

Quais as opções além do vestibular?

Se você deseja entrar no ensino superior, não precisa fazer, necessariamente, o vestibular. Confira outras opções de seleção abaixo!

Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também serve como critério de seleção para muitas instituições de ensino privadas. Então, além do vestibular tradicional ou agendado, as faculdades também podem utilizar a pontuação do Enem como forma de ingresso no curso superior.

Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificado do governo federal, em que o candidato utiliza a nota do Enem do último ano (desde que não tenha zerado na redação) para concorrer às vagas dos cursos de universidades públicas federais. Muitas universidades estaduais também fazem parte do Sisu.

Gostou de saber o que é vestibular? Comece a pesquisar pelos cursos que mais combine com seu perfil e veja como é o processo de seleção para que você possa se preparar e, assim, começar o ensino superior.

E aí? O que achou do nosso post? Se quiser saber mais sobre o assunto, descubra como estudar para o vestibular e se dar bem nessa prova!

Perguntas Frequentes

  1. Posso entrar na faculdade sem fazer vestibular?

    Existem instituições de ensino que utilizam a nota do Enem como critério para o ingresso nos cursos superiores. Quem já cursa uma graduação e que mudar de faculdade também pode ingressar no novo curso por transferência.

  2. O que fazer se eu não passar no vestibular?

    Você pode fazer o Enem e usar a nota para concorrer no Sisu, que seleciona para universidades públicas, ou para entrar em uma faculdade particular.

  3. É mais fácil passar no vestibular ou no Enem?

    Tudo depende do vestibular que você está prestando e para qual graduação está concorrendo. Existem cursos, especialmente nas universidades públicas, que são muito concorridos, exigindo uma alta pontuação no Enem ou no vestibular para conseguir uma vaga.

  4. Qual a idade mínima para fazer vestibular?

    Não existe idade mínima para prestar o vestibular, a exigência, caso o candidato seja aprovado, é ter concluído o Ensino Médio para fazer a matrícula no curso superior.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade