Vai fazer uma entrevista online? Conheça nossas 8 dicas e prepare-se para conquistar sua vaga de emprego!

Apesar dos objetivos da entrevista online serem os mesmos da presencial, existem alguns fatores que devem considerados para que tudo dê certo aumentando suas chances de contratação. A seguir, conheça nossas 8 dicas para se dar bem!

A entrevista online tem se tornado uma prática cada vez mais comum nas empresas desde a pandemia. Com o aumento do trabalho remoto, muitas organizações optaram por esse modelo para economizar tempo, recursos e garantir a segurança dos candidatos e entrevistadores. 

E, apesar do processo ser bem parecido com o tradicional, é preciso ficar atento a alguns pontos para que tudo dê certo. Ter uma boa conexão de internet, escolher um local tranquilo e sem distrações, vestir-se adequadamente e testar previamente o equipamento são fatores importantes.

Se você vai fazer sua primeira entrevista de emprego ou já tem alguma experiência no mercado de trabalho mas vai passar por esta novidade, siga 8 dicas que preparamos para se sair bem.

O que é uma entrevista de emprego online?

A entrevista online é uma forma de avaliação a distância feita por meio de softwares ou plataformas de videoconferência, com o objetivo de avaliar as habilidades e competências dos candidatos à uma vaga de emprego.

Essa modalidade traz vantagens como economia de tempo e recursos. É possível avaliar candidatos de outras cidades ou até mesmo de outros países, ampliando o alcance da empresa na busca de talentos.

A utilização desse formato tem se tornado cada vez mais comum, oferecendo mais flexibilidade e outras vantagens, como possibilidade de gravação e compartilhamento com outros membros da equipe para obter opiniões e feedbacks.

8607 | entrevista online

Como funciona esse processo seletivo?

O processo seletivo em uma entrevista online pode variar de acordo com as políticas de cada empresa, mas geralmente segue um formato similar ao modelo presencial. O primeiro passo é a análise do currículo do candidato e a seleção dos mais adequados para a vaga em questão.

Esta avaliação é baseada em critérios específicos da vaga. Depois da entrevista de emprego online, a empresa pode solicitar atividades adicionais para os candidatos antes de tomar a decisão.

Entrevista online x entrevista presencial

Apesar de se basearem em estruturas e objetivos similares, há diferenças significativas entre entrevista online e presencial.

No modelo a distância, o candidato deve estar familiarizado com a tecnologia usada e ter um local adequado com uma conexão de internet estável. Além disso, a comunicação é feita por câmera e é necessário ter atenção à postura e entonação da voz para transmitir uma imagem profissional.

Já na entrevista presencial, o candidato precisa estar fisicamente presente na empresa e a comunicação é mais direta e clara, com o entrevistador podendo avaliar mais detalhadamente sua postura, linguagem corporal e personalidade.

A importância de saber se portar

A entrevista online funciona quase da mesma forma que a presencial, mas com algumas particularidades a serem consideradas.

Ela pode ser realizada ao vivo ou por meio de vídeos gravados previamente. No geral, é esperado que o candidato responda às perguntas feitas pelo recrutador, além de fazer uma apresentação de suas habilidades e competências que o capacitam à vaga.

É importante que o candidato entenda que a entrevista online não deve ser encarada como algo informal. Questões como roupa, ambiente e postura apropriados devem sempre ser levados em consideração nesse modelo. 

KV CAMPANHA 02 PROMO 1920x1080 px v4 1 | entrevista online

8 dicas para se preparar para a entrevista online

Para garantir que sua imagem e habilidades sejam transmitidas da melhor forma ao recrutador, é importante se preparar bem. Confira 8 dicas que vão aumentar suas chances de ser selecionado para a vaga desejada.

1. Verifique sua conexão

Faça um teste de conexão antes da entrevista, verificando a qualidade da sua internet e equipamentos utilizados na entrevista, como câmera e microfone. Caso sua internet esteja lenta, procure outro ambiente onde o sinal esteja melhor ou reinicie o roteador.

2. Escolha o ambiente ideal

A escolha do ambiente também é importante, podendo demonstrar um pouco do seu nível de organização. Portanto, opte por um local tranquilo e bem iluminado para a entrevista, evitando distrações e ruídos externos. E lembre-se de deixar esse ambiente organizado e limpo.

3. Vista-se adequadamente

Por ser uma avaliação online, provavelmente você estará em casa e vestido de maneira mais despojada. Porém, apesar do ambiente mais informal, é preciso ter cuidado na hora de escolher a roupa da entrevista.

Antes de definir o que será utilizado, pesquise sobre a política da empresa e as vestimentas que são permitidas e, dentro das possibilidades, vista-se da maneira mais profissional possível.

4. Pesquise sobre a empresa

Um dos principais fatores e que pode ser determinante para sua contratação mostrar conhecimento sobre a empresa que está oferecendo a vaga.

Procure informações sobre ela na internet, pesquise sobre sua política e história e mostre ao recrutador que se interessa pelo novo ambiente de trabalho. Caso tenha algum conhecido que já trabalhe lá, uma conversa sobre a empresa pode ser de grande ajuda.

5. Saiba o que falar na entrevista

É fundamental saber o que responder na entrevista de emprego. Portanto, estude sobre algumas perguntas que são mais comuns durante esse processo, como suas habilidades e competências, objetivos profissionais, experiências anteriores etc.

6. Seja pontual

Mesmo que a entrevista seja online, a pontualidade é essencial. Portanto, deixe o horário anotado em algum lugar, programe um alarme para tocar minutos antes ou algum outro recurso que ache necessário para garantir que estará online na hora certa.

7. Mantenha o profissionalismo

Assim como o uso das roupas adequadas e pontualidade, é necessário demonstrar o máximo de profissionalismo possível durante a entrevista para aumentar as chances de conquistar a vaga. Evite gesticular ou se movimentar excessivamente e nada de comer durante a entrevista.

8. Demonstre interesse pela vaga

Uma empresa não está atrás apenas de um profissional tecnicamente qualificado para a vaga, mas também de pessoas que tenha interesse em fazer parte da equipe e colaborar da melhor maneira possível.

Demonstrar interesse e entusiasmo pela vaga certamente aumentará suas chances de contratação. Faça perguntas, anotações e, no fim, agradeça ao entrevistador pela oportunidade de participar do processo seletivo.

Agora que você conferiu nossas dicas, basta colocar em prática, se preparar para se sair da melhor maneira possível durante a entrevista online e aumentar suas chances de conquistar a vaga oferecida pela empresa.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer as principais plataformas de emprego e encontrar a vaga perfeita para você!



Outras dúvidas sobre entrevista online que podem ajudar

  1. Quanto tempo dura uma entrevista de emprego online?

    O tempo de duração de uma entrevista de emprego online pode variar, mas assim como a entrevista presencial, pode durar de 15 minutos a 1 hora em média;

  2. A entrevista online é igual a uma entrevista presencial?

    A entrevista online tem algumas diferenças em relação à entrevista presencial, mas o objetivo e a estrutura básica são os mesmos.

  3. A entrevista online também pode ter mais de uma etapa?

    Sim, a entrevista online também pode ser dividida em mais de uma etapa, dependendo das características e necessidades do processo seletivo.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade