Quem gosta de cálculos e lógica, certamente já considerou fazer carreira em Engenharia. No entanto, estamos falando de um campo de conhecimento muito amplo, exigindo que o candidato escolha entre os vários segmentos de atuação e uma delas é se tornar engenheiro mecânico.
O legal é que se trata de uma área com boas perspectivas profissionais, principalmente pela atuação no setor industrial.
Mas, afinal, o que faz o engenheiro mecânico e qual a remuneração média para a carreira? Fique ligado no nosso artigo e tire suas dúvidas!
O que é Engenharia Mecânica?
É uma área voltada para o projeto, operação, inspeção e manutenção de sistemas mecânicos, como máquinas para indústria de diversos setores, motores e veículos. O engenheiro mecânico pode também prestar consultoria nessa área.
Assim, a graduação nessa área tem como objetivo preparar o profissional para entender o funcionamento de diferentes tipos de maquinários e tecnologias.
E o melhor é que, por conta do amplo campo de atuação, há uma alta demanda no mercado de trabalho para quem tem o diploma superior em Engenharia Mecânica.

O que faz um engenheiro mecânico?
Para se tornar engenheiro mecânico, é preciso fazer a graduação que dura 5 anos para ter todo o conhecimento da área, além das principais competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Mas, além do diploma, o profissional formado precisa fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no estado onde vai trabalhar. Com o registro em mãos, ele pode atuar legalmente na carreira, exercendo diferentes atribuições:
- manutenção de máquinas;
- projeto de sistemas mecânicos;
- operação e manutenção de máquinas e motores;
- controle de qualidade;
- pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias para sistemas mecânicos;
- projeto de usinas;
- projeto e criação de peças e ferramentas;
- inspeção de linhas de produção;
- realização de testes em maquinários;
- prestação de consultoria em projetos industriais.
Como está o mercado de trabalho para esse profissional?
A competitividade industrial exige que as empresas busquem soluções para aprimorar seus processos sem aumentar os custos.
Assim, precisam de profissionais que entendam de equipamentos e tecnologias, como os engenheiros mecânicos, para projetar dispositivos para otimizar os processos sem perder a qualidade dos produtos.
Há ainda boas perspectivas para essa área nas indústrias automobilísticas, siderurgia e metalurgia, e também do setor de energia, como indústria petroquímica, de óleo e gás.
E é claro que temos que falar da transformação digital e a importância do engenheiro mecânico para o desenvolvimento de robôs e a gestão dessas máquinas nas indústrias.
Quanto ganha o profissional formado nesta área?
Uma dúvida bastante comum de quem está pesquisando sobre cursos superiores é refletir sobre o que se espera da carreira. Além disso, é preciso saber como é a empregabilidade na área em questão e ainda qual é a remuneração média.
No caso da Engenheira Mecânica, o salário médio é de R$ 7.631,00, podendo variar de acordo com a cidade de atuação, além da experiência do profissional e especialidades.
Quais as áreas de atuação de um engenheiro mecânico?
Quem escolhe a Engenharia Mecânica se depara com uma carreira que oferece diferentes áreas de atuação. Confira as principais!
Setor automotivo
A indústria automobilística é uma das grandes áreas em que o engenheiro mecânico pode atuar. Isso porque o profissional tem o conhecimento e habilidades para trabalhar em diferentes processos que envolvem a fabricação de um veículo — como projeto e acompanhamento da produção de um carro, projeto e desenvolvimento de peças, de motor, entre outros itens.
Ele pode ainda criar, operar, dar manutenção para as máquinas da indústria automobilística, além de fazer testes nesses equipamentos e nos próprios veículos produzidos.
Máquinas, peças e ferramentas
O engenheiro mecânico pode trabalhar para atender as necessidades das indústrias, fazendo o projeto e criação de máquinas, peças, ferramentas e componentes específicos para determinada linha de produção.
Setor petroquímico
Nas indústrias de petróleo, o engenheiro mecânico pode atuar em projetos de diferentes etapas de produção, como refino, bombeamento e processamento dos produtos. Ele pode trabalhar ainda na inspeção e manutenção de máquinas, instalações e estruturas marítimas.
Manutenção de equipamentos
Para o bom funcionamento das fábricas, é importante contar com o engenheiro mecânico para inspecionar equipamentos e fazer todas as manutenções. Além de indústrias em geral, o profissional pode atuar com a inspeção e manutenção de máquinas do setor da saúde, como equipamentos de ressonância magnética, tomografia, raio-X, entre outros.
Pesquisa e desenvolvimento
Quem se forma em Engenharia Mecânica pode trabalhar com o projeto e desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar o funcionamento de sistemas mecânicos.
Área ambiental
Por último, temos que destacar a área ambiental, na qual o profissional pode atuar em projetos para gerar energia renovável, reduzir a produção de resíduos pelas indústrias, entre outras soluções de sustentabilidade.
Está na dúvida de qual carreira escolher? Acesse agora mesmo o nosso Guia de Profissões e confira um breve resumo sobre as mais diversas áreas de atuação!
Como saber se Engenharia Mecânica combina comigo?
Se você gosta de números, tecnologia e de entender a fundo o funcionamento de máquinas e dispositivos, a graduação em Engenharia Mecânica é para você.
Para saber se essa área tem a ver com a sua vocação profissional, é preciso ter em mente também que você vai trabalhar com resolução de problemas, o que exige uma visão analítica dos processos.
Agora que você já sabe o que faz um engenheiro mecânico, quais são as principais características da área e as perspectivas promissoras dessa carreira, conheça o curso de Engenharia Mecânica da UNINASSAU, faça sua matrícula e dê o primeiro passo para uma vida profissional de sucesso!
Outras dúvidas sobre o que é engenharia mecânica que podem ajudar
Quem se forma em Engenharia Mecânica trabalha com carros?
O engenheiro mecânico pode trabalhar na indústria automobilística, em diferentes etapas da produção de veículos, mas também em outros setores da indústria.
Onde trabalha quem se forma em Engenharia Mecânica?
O engenheiro mecânico pode trabalhar em indústrias de diferentes portes e segmentos, com o projeto, desenvolvimento, operação, inspeção e manutenção de sistemas mecânicos, como máquinas e equipamentos.
O que um engenheiro mecânico precisa saber?
O profissional precisa saber matemática, física, cálculo, além de conhecimentos e habilidades para atuar com o tudo o que envolve sistemas mecânicos. Ficar por dentro das principais tendências tecnológicas do setor também é indicado para crescer na carreira.