Dia Mundial do Combate ao Câncer: entenda como surgiu essa data e a importância desse tema para a sociedade!

O diagnóstico e tratamento precoce é uma das melhores maneiras de prevenir e combater a doença. E para ajudar a promover essa conscientização, foi criado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Conheça mais detalhes sobre a data!

No Brasil, todos os anos, milhares de pessoas são surpreendidas com o diagnóstico de um mal cancerígeno. O Dia Mundial do Combate ao Câncer marca a luta pela conscientização e prevenção de alguns tipos da doença. 

Existem mais de 200 tipos de cânceres em todo o planeta, entre raros e comuns, uns difíceis de detectar e outros fáceis de prevenir. O fato é que ninguém, em sã consciência, deseja ser acometido por uma doença muitas vezes, incurável. 

A data foi criada como uma forma de alerta, chamando a atenção para os cuidados preventivos. Continue lendo e veja a importância do diagnóstico precoce e quais são os tipos de câncer que mais afetam a população brasileira!

O que é o Dia Mundial do Combate ao Câncer?

Criado pela União Internacional de Controle do Câncer, o dia 04 de fevereiro foi escolhido para simbolizar o combate contra uma das doenças que mais mata no mundo. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e prevenção, para evitar o desenvolvimento das células cancerígenas.

Entre campanhas e ações, as iniciativas públicas e privadas visam chamar a atenção das pessoas para a importância de manter a saúde em dia. Muitas deixam de agir por falta de informação e a data serve para orientar sobre os sinais de alerta, bem como os sintomas característicos.

CAMP 2023 HOME GRAD UNINASSAU 2 1 | Dia Mundial do Combate ao Câncer

Qual a importância do combate ao câncer no Brasil e no mundo?

Durante muito tempo, o diagnóstico de câncer soou como uma sentença de morte, já que o tratamento complexo da doença nem sempre surtia o efeito desejado. No entanto, nem todos os tipos são incuráveis e existem formas efetivas de combate, sobretudo, quando descoberto precocemente. 

O dia mundial surgiu exatamente da necessidade de esclarecer diversas dúvidas sobre a doença, sua incidência e desenvolvimento, como os tipos mais comuns e fatores de risco – genética, hereditariedade, hábitos de vida, regionalidade e alimentação. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, atrás somente das doenças cardíacas. Só aí, há motivos de sobra para o combate, tanto no Brasil quanto no mundo. 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentou uma estimativa de incidência de mais de 700 mil casos de câncer por ano até 2025. Um número que assusta e estimula ainda mais a necessidade de prevenção e combate, para evitar que brasileiros e brasileiras sejam afetados. 

O governo, bem como as empresas e instituições de saúde têm a responsabilidade social de promover e incentivar a prevenção em todo o país. Quanto mais esclarecida for a população, maiores as chances de evitar ou descobrir a doença em uma estágio possível de tratamento.

A importância do diagnóstico precoce

Descobrir um câncer na fase inicial aumentam as chances de cura, já que existem tratamentos específicos para cada estágio. No início, dependendo do tipo de câncer, ainda não ocorreu o espalhamento pelo corpo, a chamada metástase. 

Com isso, o tratamento oncológico terá como foco apenas a região afetada, aumentando as possibilidades de eliminar de vez as células adoecidas. Por isso, diante de sintomas e da desconfiança de que algo não vai bem com a saúde, é fundamental buscar ajuda médica.

Como obter um diagnóstico precoce?

O corpo dá sinais, evidenciando que algo não vai bem e que é preciso checar o que está acontecendo. A ida ao médico não deve ocorrer somente em casos extremos, mas como medida de precaução, para evitar um mal maior e irremediável. 

Por meio de exames de rotina ou até mesmo do autoexame, é possível encontrar indícios de tumores, por exemplo. A maioria das pessoas tem medo de receber um diagnóstico de câncer, sem atinar para o fato de que ele pode ser maligno, mas com possibilidade de ser benigno. 

Descobrir cedo é poder iniciar o tratamento de imediato e aumentar as chances de cura, o que não seria possível no diagnóstico tardio. Para quem tem casos na família ou se encontra dentro de algum dos fatores de risco, a melhor maneira de evitar o desenvolvimento é se antecipar à doença.

Quais os tipos de câncer que mais afetam a população brasileira?

Ainda de acordo com os dados do INCA, dos 21 tipos de câncer mais comuns no Brasil, o câncer de próstata prevalece entre os homens, enquanto as mulheres são acometidas pelo câncer de mama, o que deu origem, inclusive, às campanhas específicas — Novembro Azul e Outubro Rosa

Os casos que mais atingem a população brasileira de modo geral são de pele não melanoma, colorretal e estômago. Na relação dos tipos, porém em menor escala, estão: 

  • traqueia, brônquio e pulmão;
  • cavidade oral;
  • esôfago;
  • bexiga;
  • laringe;
  • leucemias;
  • sistema nervoso central;
  • ovários;
  • pâncreas;
  • fígado;
  • colo uterino. 

O Dia Mundial do Combate ao Câncer mostra as estatísticas, dando destaque aos fatores de risco e o que a população deve fazer para diminuir o desenvolvimento da doença. De modo geral, são vários dias de campanha, com palestras, avisos e orientações sobre consultas e exames de rotina.

A importância do Outubro Rosa e Novembro Azul

Como dissemos, o diagnóstico precoce com início imediato do tratamento eleva as taxas de sucesso e cura. Sendo o câncer de mama e o câncer de próstata tão comuns entre mulheres e homens, as campanhas servem de alerta. 

Nas mulheres, o autoexame ajuda a detectar inchaços, caroços ou vermelhidão nas regiões das mamas. Com o exame de mamografia, recomendado para mulheres a partir dos 40 anos e realizado a cada dois, é possível prevenir esse tipo de câncer. 

Já nos homens, o preconceito continua sendo o principal empecilho, pois um a quatro homens se nega a fazer o exame preventivo, pelo modo como é realizado. Como é um tumor que cresce devagar, quanto antes for descoberto, maior será a possibilidade de regeneração. 

As campanhas são importantes, pois desmistificam os conceitos, muitas vezes equivocados pela falta de informação. Quanto mais esclarecida e orientada for uma população, melhor será para tirar o Brasil das primeiras posições na lista mundial de casos de câncer. 

O Dia Mundial do Combate ao Câncer é, portanto, uma das iniciativas fundamentais para unir povos de todo o planeta em prol da saúde e qualidade de vida. Em 04 de fevereiro, que todos vejam mais que uma data no calendário, a representatividade do cuidado preventivo para se evitar o câncer. 

Se você gostou deste post, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam que existe um dia para estimular as ações capazes de brecar o desenvolvimento de uma doença tão dolorosa! 



Outras dúvidas sobre o Dia Mundial do Combate ao Câncer que podem ajudar!

  1. Qual o objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer?

    Promover a conscientização sobre a importância de se prevenir contra os fatores de riscos no desenvolvimento dos diversos tipos de câncer que acometem pessoas em todo o planeta.

  2. O que se comemora no dia 04 de fevereiro?

    Mais do que comemoração é uma data escolhida para promover a conscientização sobre a importância de se prevenir contra o risco de desenvolvimento dos mais diversos tipos de câncer.

  3. Qual é o Dia Mundial do Câncer?

    Todo dia 04 de fevereiro

  4. Quando e quem criou o Dia Mundial do Combate ao Câncer?

    O Dia Mundial do Câncer foi criado e organizado pela primeira vez em 2008 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), sendo uma iniciativa apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade