Em outubro, é comum nos depararmos com prédios e monumentos iluminados em rosa ou ainda com lacinhos da mesma cor em clínicas, espaços de saúde e empresas. Tudo isso é para marcar a campanha Outubro Rosa.
É o mês para reforçarmos a importância da realização dos exames preventivos de câncer de mama para que se obtenha o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. É, portanto, um movimento voltado para a conscientização da sociedade sobre a doença.
E aí? Quer entender melhor o que é a campanha Outubro Rosa, sua importância e de que forma participar desse evento? Acompanhe as informações a seguir!
O que é a campanha Outubro Rosa?
É uma campanha mundial para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados de prevenção ao câncer de mama, como a realização do autoexame e mamografia. O objetivo é aumentar as taxas de diagnóstico precoce, o que favorece o sucesso do tratamento e as chances de cura da doença.
O Outubro Rosa nasceu em 1990 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, por iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que realizou uma corrida pela cura do câncer de mama. No evento, foram distribuídas fitinhas rosa, por isso o laço rosa passou a ser o símbolo da campanha.
Aos poucos, outras cidades norte-americanas passaram a celebrar o movimento, que depois chegou a outros países, como o Brasil. Por aqui, a campanha Outubro Rosa começou a ser comemorado em 2002, em São Paulo.
Qual a importância desse evento?
A campanha Outubro Rosa é relevante, pois alerta a sociedade sobre o que é o câncer de mama, seus sintomas e formas de diagnóstico para que cada vez mais mulheres possam ficar atentas a qualquer sinal da doença e, com isso, procurar atendimento médico.
E por que conscientizar sobre o câncer de mama? Porque é o tipo de câncer com maior incidência nas mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2022, são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Logo, conhecer a doença, especialmente as formas de prevenção, é fundamental para salvar vidas.
E é justamente este o intuito da campanha Outubro Rosa: o de conscientizar sobre a doença para que as mulheres conheçam o próprio corpo, realizando o autoexame das mamas.
Além disso, o evento alerta também para a necessidade do acompanhamento médico para a realização da mamografia e/ou ultrassom de mamas.
Apesar de a incidência do câncer de mama ser maior em mulheres a partir dos 50 anos, a doença também pode acometer mulheres mais jovens (principalmente se há casos na família).
Por fim, vale destacar que o câncer de mama também atinge os homens, porém a incidência é bem baixa (representa 1% de todos os casos da doença).
Como contribuir para a data?
Agora você já sabe da importância desse movimento para a saúde feminina, então que tal contribuir para essa data? Veja o que você pode fazer:
- falar sobre a campanha para as mulheres que você conhece, indicando a necessidade da prevenção;
- propor aos colegas da faculdade ou trabalho para que, em um dia do mês de outubro, todos vistam uma peça de roupa na cor rosa. Depois, você divulga essa iniciativa nas redes sociais;
- distribuir fitinhas rosa na faculdade, trabalho ou condomínio, divulgando a campanha;
- utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagem para mostrar o que é a campanha Outubro Rosa, trazendo informações sobre o câncer de mama.
Como contribuir com a campanha?
Além das dicas que apresentamos, é possível participar fazendo parte de eventos de ONGs, como caminhadas para celebrar a campanha Outubro Rosa.
Você pode também visitar ou entrar em contato com as entidades que apoiam as pacientes para saber de que forma ajudar, seja com trabalho voluntário, realizando doações ou com outra iniciativa.
Além disso, você pode aproveitar suas redes sociais para divulgar o trabalho dessas instituições, ajudando-as a obter mais visibilidade e recursos.
Frases sobre a campanha Outubro Rosa
Falamos bastante sobre utilizar as redes sociais para participar desse movimento de conscientização sobre o câncer de mama e mostrar a relevância da campanha para um número cada vez maior de pessoas. E, se você quer dicas do que postar, veja algumas sugestões de frases para o Outubro Rosa:
- Sua saúde está protegida com um toque: faça o autoexame e cuide de você!
- Abrace o Outubro Rosa: realize os exames preventivos e alerte suas amigas sobre a causa!
- Outubro Rosa: o mês para lembrar que você deve se cuidar o ano inteiro!
- Você sabia que o diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas? Não deixe para amanhã a realização dos exames preventivos!
- Vamos deixar o outubro mais rosa? Faça o autoexame das mamas e coloque sua saúde em primeiro lugar!
- Participe você também da luta contra o câncer de mama! Divulgue o Outubro Rosa e as formas de prevenção da doença para quem você ama!
Agora que você já sabe o que é a campanha Outubro Rosa e por que ela é tão fundamental para a vida das mulheres, participe e dê mais força para esse movimento. Quanto maior for a conscientização, mais vidas poderão ser salvas!
Gostou do post? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!
Outras dúvidas sobre Outubro Rosa que podem ajudar
Qual é o significado do Outubro Rosa?
É a campanha realizada em outubro, cujo símbolo é um laço (fita) rosa, que tem o intuito de falar sobre o câncer de mama e alertar sobre as formas de prevenção com diversos tipos de iniciativas, envolvendo a sociedade, governos e empresas.
Qual o motivo da campanha?
O objetivo do Outubro Rosa é alertar para os riscos do câncer de mama, mostrando a necessidade da realização de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia.
Como falar do Outubro Rosa?
Mostrando como a incidência do câncer de mama é alta entre as mulheres, mas que há grandes chances de cura quando se realiza o diagnóstico precoce da doença.
O que é câncer de mama?
É uma situação em que há a multiplicação desordenada de células anormais na mama, formando um tumor. Contudo, há diferentes tipos de câncer de mama, que se diferenciam pela velocidade de evolução, origem, tamanho, entre outros aspectos.