Quando os portugueses chegaram no Brasil, em 1500, o país não era desabitado: havia os povos indígenas, originários dessas terras. Por esse e por outros fatores, é preciso ter uma data para celebrar essas populações. Estamos falando do Dia dos Povos Indígenas, denominação recente do conhecido Dia do Índio.
É uma comemoração importante no nosso país, sendo um dia que merece uma reflexão, especialmente devido à situação vulnerável dos indígenas por aqui. Mas, afinal, quando é celebrado o Dia dos Povos Indígenas e quando surgiu essa data? Saiba mais acompanhando o artigo que preparamos para você!
Quando é comemorado o Dia dos Povos Indígenas?
O Dia dos Povos Indígenas é comemorado no dia 19 de abril, sendo uma data que precisa ser lembrada para reconhecermos a importância desses povos para o nosso país, seus direitos e sua diversidade cultural.

Como a data foi criada?
O Dia dos Povos Indígenas foi criado no governo de Getúlio Vargas por meio do decreto nº 5.540, de 1943. A data foi chamada de Dia do Índio, denominação que só foi modificada em 2022.
A ideia para a celebração surgiu a partir do Congresso Indigenista Interamericano, um evento que ocorreu no México, em 1940, reunindo representantes indígenas de diversos países das Américas para discutir a situação desses povos no continente.
Na ocasião, foi proposta a criação de uma data para os povos indígenas nos países, sendo sugerido o dia 19 de abril, que foi o dia em que os representantes dos povos indígenas se reuniram no congresso.
Por que a data mudou de Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas?
Para muita gente, parece estranho falar em Dia dos Povos Indígenas, porque elas cresceram ouvindo falar do Dia do Índio.
No entanto, a partir de 2022, a denominação foi alterada, porque o termo índio remete a uma ideia preconceituosa dessas pessoas, como povos selvagens, e consideram que todos são iguais, anulando sua diversidade cultural.
Essa data é considerada feriado?
O dia 19 de abril não é feriado no Brasil e sim uma celebração para que possamos pensar nas condições dos indígenas por aqui e também para combater preconceitos contra esses povos.
Diante disso, é necessário que as escolas passem a comemorar a data não para que as crianças enxerguem os indígenas por meio de estereótipos e sim para mostrar que eles são povos originários do Brasil e merecem ser respeitados em suas terras.
Além disso, é preciso mostrar — não apenas nas escolas, mas em diferentes espaços — a diversidade cultural e o conhecimento desses povos e, especialmente, sua importância para o país.
Ela é comemorada em outros países?
Nos Estados Unidos, essa data é comemorada no dia 11 de outubro, sendo um feriado nacional. É preciso acrescentar ainda que existe o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, data em que ocorreu a primeira reunião das Nações Unidas sobre as populações indígenas.

Como é a cultura indígena no Brasil?
É comum acompanharmos a situação dos indígenas no Brasil quando há alguma forma de exploração contra esses povos e perda de direitos, como nos casos de desmatamento ou mineração, praticados de forma ilegal.
Infelizmente, ainda acompanhamos casos como esses, que mostram o desrespeito e até condições desumanas nas quais os indígenas são submetidos. Entretanto, não devemos nos esquecer da riqueza cultural desses povos.
Os indígenas, que são de diferentes etnias, têm respeito pela natureza e convivem com o meio ambiente de maneira sustentável, realizando a caça, agricultura familiar e o uso de plantas medicinais. São povos que têm sua tradição religiosa, hábitos culinários, danças e rituais próprios.
Qual a importância dos povos indígenas na sociedade e na história do Brasil?
Os povos indígenas fazem parte da identidade do povo brasileiro e têm um papel importante na preservação do meio ambiente. Sem contar que sua cultura também está presente na língua portuguesa, no nosso folclore e nas festas populares do Brasil.
Quais hábitos brasileiros foram herdados do povo indígena?
Alguns costumes dos povos indígenas foram incorporados no dia a dia do brasileiro, como o hábito de se deitar em rede, de utilizar a mandioca na culinária, de fazer chá com ervas medicinais e nas crenças do folclore (curupira, Iara, Saci e outras lendas).
Eles também têm influência no hábito de tomar banho (até mesmo mais de uma vez no dia), contribuindo para as práticas de higiene da população.
Agora você já sabe que 19 de abril é uma data especial no calendário brasileiro, pois é o Dia dos Povos Indígenas. É importante celebrá-la para que se possa acabar com os preconceitos, reconhecer a riqueza cultural e seus direitos, e lutar por mais responsabilidade social e políticas públicas para esses povos.
Depois de entender melhor sobre a data, divulgue essas informações nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à essas informações!
Outras dúvidas sobre o Dia dos Povos Indígenas que podem ajudar
- Qual idioma os indígenas falam?
São cerca de 274 línguas indígenas no Brasil, mostrando a diversidade de etnias e, consequentemente de culturas, que temos por aqui.
- Existe mais de um povo indígena?
Existem 305 etnias indígenas no Brasil segundo dados do Censo do IBGE de 2010.
- Quais os países que têm mais povos indígenas?
Bolívia e Guatemala são os países com maior proporção de população indígena na América Latina.