Chega novembro e as lojas, físicas e online, já começam os preparativos para o dia da Black Friday, anunciando ofertas para uma variedade de produtos. No Brasil, a data foi incorporada em 2010, inicialmente no e-commerce e, a cada ano, registra novos recordes de venda.
Em 2021, por exemplo, a Black Friday movimentou R$ 5,419 bilhões nas vendas online, ou seja, o consumidor brasileiro passou a esperar por esse dia para aproveitar as melhores promoções.
Apesar da grande adesão do público, muita gente não sabe qual o dia da Black Friday e como funciona esse evento. Tire todas as suas dúvidas e veja como não cair em golpes nessa data, acompanhando o nosso post!
O que é Black Friday?
Black Friday é um dia do comércio em que as lojas (online e físicas) anunciam grandes descontos em diversos itens. No Brasil, essa ação tem como principal objetivo aquecer o mercado, em uma época em que os consumidores estão se preparando para as festividades de final de ano.
Com isso, os clientes conseguem encontrar produtos de todas as categorias em promoção, além de condições flexíveis de pagamento. Inclusive, essa é uma data tão esperada, que muitas pessoas economizam dinheiro durante o ano para utilizar na Black Friday.
Qual a origem do dia da Black Friday?
O evento teve origem nos Estados Unidos e é realizado, todos os anos, após o Dia de Ação de Graças, no final de novembro, para simbolizar o início das compras para o Natal e, assim, impulsionar as vendas de final de ano.
Apesar de ser uma data para que o comércio venda mais, existe uma teoria de que Black Friday teve origem em 1869.
O termo teria sido usado para retratar uma situação de calamidade na economia norte-americana: em 24 de setembro daquele ano, dois especuladores tentaram controlar o mercado do ouro na Bolsa de Nova Iorque.
Para equilibrar o cenário econômico, o governo teve que colocar mais matéria-prima no mercado, resultando na queda de preços. Assim, o dia foi chamado de “sexta-feira negra”.
Quando o evento chegou ao Brasil?
A primeira edição da Black Friday no Brasil ocorreu no ano de 2010, promovida por lojas de menor porte e que, devido ao seu sucesso, conseguiu chamar a atenção do mercado.
Com isso, em 2012, o evento contou com a participação de algumas das marcas mais conhecidas do país, aumentando mais ainda sua popularidade e se tornando uma das datas mais esperadas pelos consumidores no ano.
Qual é o dia da Black Friday?
A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro.
Tradicionalmente, ela acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças (celebrado em uma quinta-feira) nos Estados Unidos, onde o evento surgiu.
Se você não quer perder o dia da Black Friday, basta ficar de olho no calendário. Geralmente, acontece na última sexta-feira do mês de novembro.
Que horas surgem os descontos?
As ofertas começam a partir da 0h do dia da Black Friday, ou seja, na madrugada de quinta para sexta-feira. No entanto, no Brasil, muitas lojas, especialmente as do e-commerce, dão início ao aquecimento para a data alguns dias antes.
Dessa forma, quem não quer perder nenhuma promoção, pode ficar de olho nas ofertas na semana da Black Friday, principalmente nas redes sociais.
Cabe ressaltar que os descontos, em muitas redes, são oferecidos também no sábado e domingo. Mas é claro que grandes promoções têm estoque limitado e os produtos podem se encerrar ainda na madrugada da Black Friday.
E, para aproveitar a data, e vender um pouco mais, muitas lojas online fazem a Cyber Monday (segunda-feira cibernética), ou seja, anunciam preços mais baixos na segunda-feira.
Quais são os produtos de destaque da Black Friday?
As lojas, online e físicas, de diferentes produtos participam na Black Friday, contudo, existem alguns itens que são os mais procurados na data, como:
- celulares, eletrônicos e acessórios;
- roupas e calçados;
- eletrodomésticos (geladeira e lavadora de roupas) e eletroportáteis (cafeteira, fritadeira sem óleo, entre outros);
- cosméticos.
É importante destacar que, nessa época, alguns criminosos se aproveitam para aplicar golpes nos consumidores, com sites falsos, promoções absurdas e outras maneiras de tirar vantagem.
Para que você não seja lesado, é sempre bom tomar algumas atitudes cautelosas na Black Friday, como evitar acessar sites sem selo de segurança, não clicar em links duvidosos e pesquisar bem a idoneidade da loja a qual pretende comprar.
Assim, você poderá adquirir seus produtos em segurança e aproveitar todos os benefícios que os estabelecimentos têm a oferecer nessa data.
O dia da Black Friday é um dos mais aguardados do ano, principalmente para quem juntou aquela graninha todos os meses em busca do produto que tanto deseja. Portanto, pesquise bem os itens que quer comprar, quebre seu porquinho e não perca essa oportunidade de economizar!
Agora que você já conhece melhor esse evento e quando ocorre, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a essas informações!
Outras dúvidas sobre o dia da Black Friday que podem te ajudar!
Como identificar sites falsos da Black Friday?
Se o site for de uma loja conhecida, verifique qual o nome que aparece na URL. Veja também se tem o símbolo do cadeado na barra de endereço para indicar a segurança da página online.
Quem participa da Black Friday?
Lojas online e físicas, especialmente de celulares, eletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, roupas e calçados. Mas há lojas de móveis, supermercados e até serviços que aproveitam a data para oferecer descontos.
Como saber se promoção é verdadeira na Black Friday?
Para que você não seja vítima de lojas que aproveitam o evento para colocar preços no esquema “metade do dobro” verifique o histórico de valores do produto que você tem interesse. Veja também se o custo do frete não é abusivo.