As plataformas de sala de aula online tornaram-se bastante populares, sendo um ambiente ideal para ministrar os estudos. Caso seja professor ou aluno, você sabe como usar o Google Classroom?
Essa plataforma oferece ferramentas que, apesar de intuitivas, podem parecer complicadas para as pessoas que têm um primeiro contato.
Pensando nisso, trouxemos um passo a passo para você usar o Google Classroom, levando em consideração o perfil de professor e aluno. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo. Boa leitura!
O que é Google Classroom?
O Google Classroom é um espaço virtual que permite a interação entre professores e alunos, por meio de gerenciamento de conteúdo relacionado às aulas que são ministradas nessa plataforma.
Ele contribui para fortalecer o ensino e aprendizagem de modo online, sendo possível desenvolver mecanismos de aulas interativas e permitir que professores e alunos vivenciem a experiência de uma unidade física.
Para que serve o Google Classroom?
O Google Classroom serve para garantir que as aulas sejam realizadas em um ambiente virtual eficiente e que simule os moldes físicos da melhor maneira possível.
Além de ser muito útil para as instituições de ensino ou cursos que estão na modalidade EAD, essa ferramenta conta com vários outros recursos, como: fóruns entre alunos, armazenamento de arquivos e trabalhos acadêmicos etc.
Isso permite que seja realizado o gerenciamento das atividades, incluindo todos os conteúdos inerentes à área de estudo.
Como usar o Google Classroom?
Para utilizar o Google Classroom, é necessário que a pessoa interessada tenha uma conta Gmail, possibilitando o acesso às ferramentas do Google Apps — local em que a plataforma fica hospedada.
Vale destacar que seu uso vai depender do perfil de cada um, tendo em vista a utilização por professores e alunos.
A seguir, vamos mostrar como usar o Google Classroom de acordo com cada perfil específico. Confira:
Como o aluno pode usar o Google Classroom?
Existem diversos recursos para utilização do Google Classroom, com foco no perfil do estudante. Veja o passo a passo para utilizar essa plataforma:
Como fazer uma conta no Classroom como aluno?
Para criar uma conta no Classroom, o estudante deve se certificar que tem um login no Google, para depois seguir algumas etapas:
- Acesse o site oficial e faça login com seu Gmail;
- Digite a senha do seu gmail para entrar no Google Classroom;
- Após esses procedimentos, você terá acesso à plataforma.
Como o aluno encontra a turma no Google Classroom?
Para encontrar uma turma, o aluno pode solicitar o código para o professor e inserir na parte superior da plataforma em “Participar de turma”.
No entanto, na maioria dos casos, os professores vinculam os alunos diretamente para a sala de aula, descartando a necessidade de buscar pela turma para conseguir acessar.
O que o aluno pode fazer dentro da plataforma?
Veja as principais ações que os alunos podem fazer nessa plataforma:
- Assistir aulas remotas;
- Interagir no fórum;
- Participar de enquetes;
- Acessar os arquivos das aulas;
- Criar pastas de atividades;
- Entrar em contato com os professores.
Vale destacar que a personalização do ensino pode se tornar ainda mais dinâmica, dependendo de como os professores conduzem as aulas e disponibilizam os conteúdos relacionados ao curso.
Como marcar presença no Google sala de aula?
A lista de presença pode ser criada pelos professores na hora da aula, a fim de comprovar que os estudantes estavam presentes.
O aluno será notificado pelo professor, pois ele disponibilizará o link ou avisará no próprio chat o início das atividades.
Também é possível definir um limite de tempo para marcar a presença. Por isso, é essencial ficar atento na hora de responder a lista de chamada.
Como responder trabalho no Classroom?
Dentro do Google Classroom, é possível encontrar uma aba específica para entrega de atividades.
Nesse local, o estudante consegue responder um formulário de envio, além da possibilidade de fazer comentários e tirar dúvidas diretamente com o professor.
Como ver a sua nota no Google Classroom?
Na aba de atividades, o estudante consegue visualizar a nota que recebeu em determinado trabalho ou projeto específico. Para isso, é preciso clicar no card da moldura, que a opção de conferir o valor da nota atribuída será apresentada.
Em caso de dúvidas, é essencial conversar com o professor sobre a composição da nota e quais foram os critérios de avaliação.
Como baixar arquivos do Google Classroom?
Os arquivos do Google Classroom estão vinculados ao drive, ou seja, o armazenamento é em nuvem compartilhada. Para realizar os downloads, é necessário solicitar o acesso a essas pastas criadas pelos professores, incluindo os links envolvidos.
Depois, é só escolher o arquivo que está procurando e baixá-lo diretamente no seu computador ou smartphone.
Como colocar foto no Google Classroom?
De acordo com as suas preferências, é possível alterar a foto do seu perfil no Classroom seguindo 5 passos básicos. Confira:
- Clique em menu, na parte superior;
- Selecione as “Configurações”;
- Clique na opção “Selecionar uma foto do computador”;
- Ajuste a foto conforme o enquadramento desejado;
- Seleciona a opção “Definir foto de perfil”.
Após seguir o passo a passo, será possível colocar a foto que você quiser no perfil do Google Classroom e deixá-la visível para seus professores e colegas de sala.
Como os professores podem usar o Classroom?
Os professores utilizam o Classroom para organizar toda a estrutura das aulas e gerenciar os conteúdos e assuntos do curso.
A seguir, entenda como usar o Google Classroom no ponto de vista dos professores:
Como fazer uma conta no Classroom como professor?
Primeiramente, o professor deve fazer o login no no Classroom utilizando o seu Gmail, para que a conta seja cadastrada.
Vale ressaltar, porém, que as instituições de ensino podem criar um e-mail do Google para o professor, mas com domínio da própria universidade.
Isso aumenta o nível de segurança da conta, evitando invasões das salas e acessos ao conteúdo por pessoas fora do domínio institucional.
Como criar uma turma no Google Classroom?
Para criação de turmas no Google Classroom, o professor deve seguir os passos abaixo:
- Clique no Google Classroom;
- Selecione “Adicionar” e “Criar turma”;
- Digite o nome da turma;
- Acrescente os detalhes em “Seção”;
- Registre a localização da turma em “Sala”;
- Adicione a matéria específica em “Matéria”;
- Clique em “Criar”.
Quanto mais detalhadas forem as informações, mais auxílio o estudante terá na hora de acessar a turma.
Como convidar alunos para o Classroom?
De acordo com o Google, existem 3 formas de convidar o aluno, cabendo ao professor escolher a mais adequada para a sua turma. Confira:
- Enviar um link de convite;
- Enviar um convite por e-mail;
- Compartilhar o código da turma.
É recomendado que o professor avise com antecedência sobre o convite da sala para os seus estudantes, permitindo que todos os alunos consigam acessar a aula a tempo.
Como fazer a chamada dos alunos online?
Existem muitas alternativas para os professores realizarem a chamada dos alunos e confirmar as presenças.
O modo clássico pode ser feito de forma semelhante ao presencial, no qual o professor chama o nome de cada um e eles respondem ao ouvirem seus nomes.
O professor pode optar, também, por pedir que os alunos presentes respondam pelo chat, onde será possível identificar quem está participando da aula.
Além dessa alternativa, é possível desenvolver uma lista de presença no Google Forms e compartilhar o link na sala. Serão registrados, então, os alunos que responderam a chamada no tempo determinado pelo professor.
Como anexar um arquivo no Classroom?
Esse procedimento pode ser realizado na aba de atividades. O professor deve clicar na opção “Criar” e depois “Incluir material”.
Podem ser adicionados arquivos em diversos formatos, em forma de drive compartilhado, para os estudantes obterem acesso.
Dessa forma, torna-se mais fácil o gerenciamento de conteúdo e a criação de pastas relacionadas aos temas abordados nas aulas.
Como fazer uma atividade com teste no Classroom?
A seguir, listamos 5 passos para auxiliar os professores a aplicar atividades com teste e ativação de notas. Confira:
- Clique na turma e na opção “Atividades”;
- Selecione “Criar atividade com teste”;
- Digite o título da atividade;
- Descreva as instruções;
- Ative a “Importação das notas”.
Nesse caso, esses recursos são úteis para desenvolver avaliações referentes aos conteúdos ministrados no decorrer do curso.
Como editar as atividades no Classroom?
Para editar as atividades, é necessário clicar na aba “Atividade”, selecionar a opção “Mais” e clicar em “Editar”.
Além disso, os professores devem considerar a edição de 3 tipos de atividades conforme a modalidade que está enquadrada: Veja as alternativas:
- Editar uma atividade postada;
- Editar uma atividade programada;
- Editar um rascunho de uma atividade.
Essas categorias definem a condição das atividades, orientandos os professores na hora de realizar o gerenciamento e edição das tarefas.
Como criar tópicos no Google Classroom?
Para realizar essa ação, é necessário acessar a parte superior das atividades na opção “Criar tópico” e depois escrever o nome do tópico.
Esses recursos podem ser integrados nas atividades mediante os critérios de avaliação do professor responsável.
Como ver as respostas do Google Classroom?
Para que os professores consigam visualizar as respostas dos alunos, basta acessar as atividades, clicar na opção “Ver pergunta” e acessar a página “Respostas dos alunos”.
Nessa opção, ficarão visíveis todas as respostas, em alinhamento com as perguntas escolhidas e agrupadas separadamente por cada aluno.
Como excluir uma turma no Classroom?
Antes de excluir uma turma permanentemente, o professor precisa arquivar a turma escolhida. Confira o passo a passo:
- Clique no menu;
- Clique em “Turmas arquivadas”;
- Selecione a opção “Mais” e “Excluir”;
- Clique em “Excluir” e confirme.
Caso deseje excluir mais turmas, siga o mesmo procedimento, lembrando sempre de arquivar antes.
O Google Classroom realmente vale a pena?
De modo geral, percebemos que o Google Classroom é bastante completo e oferece recursos essenciais para professores e alunos, valendo a pena para ambas as partes.
A plataforma é uma alternativa bastante útil para garantir um ambiente virtual de aprendizagem aos estudantes e possibilitar a disseminação do ensino pelos professores.
Agora que você já sabe como usar o Google Classroom, tendo em vista a disponibilidade para alunos e professores, além dos diversos recursos exclusivos, aproveite para ler nosso conteúdo sobre cronograma de estudos.
Perguntas frequentes
Quanto custa o Google Classroom?
O Google Classroom é gratuito para professores, estudantes, escolas e universidades públicas. Por ele, é possível aproveitar os recursos dessa plataforma contando apenas com uma conta Google.
Editar trabalho no Classroom pelo celular é possível?
Sim, embora seja mais limitado, pois os recursos do computador permitem que as edições tornem-se mais rápidas e precisas. Em caso de edições mais simples, o celular já é suficiente para cumprir este serviço.
Quais ferramentas têm no Google Classroom?
As ferramentas são integradas à conta do Google, por isso os estudantes conseguem acesso ao: Gmail, Drive, Agenda, Documentos, Planilhas, Apresentações, Meet, Formulários e Grupos.
Como entrar no Google sala de aula com o e-mail institucional?
Caso a instituição de ensino seja credenciada com domínio próprio, é possível realizar o login da mesma forma que você faz para acessar sua conta pessoal, preenchendo o e-mail, digitando a senha e confirmando o acesso.
Como faço para baixar o Google Classroom no celular?
Para baixar o app do Google Classroom no seu celular, é só entrar na sua loja de aplicativos, digitar “Google sala de aula” ou “Classroom” e clicar em “Instalar”. O procedimento pode ser realizado em dispositivos Android e iPhone.
Posso baixar o Google Classroom no notebook?
O Windows não disponibiliza o download no sistema operacional, tendo em vista que a versão pelo navegador já cumpre todos os requisitos exigidos.
Tem como detectar plagio no Google Classroom?
Sim. Esse recurso é destinado à avaliação das atividades, sendo possível ativar a alternativa “Verificar plágio” para checar a originalidade do trabalho enviado pelo aluno.