Veja como preparar um trote universitário saudável para recepcionar os novos alunos!

O trote universitário vem deixando de ser um evento marcado por insegurança e brincadeiras desagradáveis para se tornar um exemplo de união e responsabilidade social. Aprenda a organizar a melhor recepção para os novos alunos!

É um alívio entrar no ensino superior, ainda mais depois de tanta dedicação para passar no vestibular ou no Enem. Só que, com a proximidade do ano letivo da faculdade, os calouros podem ficar inseguros com o trote universitário.

Como será o encontro com os veteranos? Quais atividades são realizadas? É obrigatório participar? Essas e outras dúvidas podem tirar o sono dos calouros. Mas saiba que, se você está começando a graduação, não precisa se preocupar.

Neste artigo, a gente explica o que é o trote universitário, como funciona essa recepção, o que pode ou não pode fazer e até ideias para um trote saudável. Não perca!

O que é trote universitário?

O trote universitário é a recepção e integração que os veteranos fazem aos calouros, ou seja, aos alunos recém-chegados na graduação. Assim, é como um ritual de passagem do estudante que saiu do Ensino Médio e está começando o ensino superior.

Como funciona um trote universitário?

Para receber os calouros, os veteranos podem propor diversas brincadeiras, como pintar com tinta os novos alunos, jogar ovos e farinha, dar apelidos (desde que não seja de maneira ofensiva), entre outros. Os meninos que acabaram de chegar também podem ter o cabelo raspado pelos veteranos, uma forma de marcar esse ritual.

No entanto, ninguém é obrigado a participar do trote universitário ou se submeter a qualquer coisa com a qual não concorde só porque está no papel de novato.

Tem ainda o fato de as instituições de ensino acompanharem mais de perto essa atividade para que ela não seja violenta ou vexatória. Assim, os calouros que se sentirem lesados de alguma forma ou forçados a participarem devem procurar a coordenação do curso e expor a situação.

O mais legal é que o trote universitário, que já foi relacionado a situações violentas, está mudando sua imagem e os veteranos estão utilizando esse momento de recepção dos novos alunos para praticar ações solidárias.

CAMP 2023 HOME GRAD UNINASSAU 2 1 | trote universitário

Qual a importância em promover um trote universitário saudável?

O trote é o momento em que o calouro conhece a instituição de ensino e seus veteranos. Desse modo, é algo que deve ficar na memória como uma boa lembrança, afinal ingressar no ensino superior é um grande passo na vida de qualquer pessoa, não é?

Por isso, é importante que os veteranos, planejem um trote saudável, ou seja, aproveitando a recepção dos novos estudantes para que seja algo leve, divertido, voltado para a integração dos calouros e que também tenha um propósito.

Muitas faculdades, inclusive, vêm promovendo anualmente o trote solidário, que é marcado por diferentes ações positivas, como:

  • arrecadar alimentos, itens de vestuário ou brinquedos para ONGs e entidades assistenciais;
  • levar os alunos para doar sangue e para se inscreverem como doadores de medula óssea;
  • visitar entidades assistenciais, como aquelas que atendem idosos e crianças;
  • prestar serviços, como pintura de muros em escolas;
  • plantar árvores no campus ou em outra área da cidade.

O que pode e o que não pode ser feito em um trote?

Existem diversas possibilidades de atividades para fazer no trote universitário, inclusive com ações solidárias, como apresentamos. É claro que também pode ser um momento para fazer brincadeiras e festas, já que é o primeiro contato entre calouros e veteranos.

Entretanto, é preciso que haja bom senso e limites nas brincadeiras, por isso os veteranos não podem humilhar os calouros, nem forçá-los — como obrigar a participar de alguma atividade, a raspar o cabelo ou a consumir bebida alcoólica — ou ameaçar de alguma forma.

É importante destacar que trote universitário não é considerado um crime, contudo, dependendo da maneira como for praticado, pode sim se tornar uma infração penal, como lesão corporal em situações em que essa recepção é feita de modo violento.

Saiba também que os veteranos que praticam o trote violento, além de comprometer a imagem da instituição de ensino e prejudicar os calouros, correm o risco de serem expulsos da faculdade.

Como planejar um trote saudável para os novos alunos?

Antes de começar o ano letivo, os veteranos podem se reunir e pensar em diferentes ideias para fazer um trote saudável com os calouros. 

Dá para organizar uma atividade de inclusão com os novatos, apresentando o campus e as principais instalações, e realizando palestras para mostrar os principais detalhes do curso, de como será a rotina, entre outros aspectos.

Uma alternativa é conhecer a realidade das entidades assistenciais da cidade e aproveitar a chegada dos calouros para contribuir com esses locais, com doações ou trabalho voluntário. 

Dá para propor uma gincana para arrecadar alimentos, por exemplo, tornando o trote dinâmico e divertido. Será uma experiência inesquecível e que vai contribuir para a integração entre os alunos.

O trote universitário deixou de ser sinônimo de ações de humilhação e violência, e têm dado lugar a novas propostas que deixam essa recepção saudável, seja com ações solidárias ou de sustentabilidade ambiental. O objetivo deve ser o de integrar e acolher os calouros nessa nova jornada!

E ai, gostou do artigo? Então, aproveite e e leia nosso conteúdo sobre como se preparar para o primeiro dia de aula na faculdade e comece com o pé direito!



Outras dúvidas sobre trote universitário

  1. Trote universitário é crime?

    O trote universitário em si não é crime, mas, dependendo de como for praticado, pode ser considerado uma infração penal, como ameaça, lesão corporal, injúria ou outras. 

  2. Quais os tipos de trotes universitários mais comuns?

    Os veteranos utilizam tintas, ovos, farinha ou outros itens para fazer uma brincadeira nos calouros. Pode acontecer de os meninos novatos terem o cabelo raspado também. Porém, o trote vem ganhando uma nova configuração, especialmente com atividades solidárias.

  3. Quando ocorre o trote universitário?

    O trote universitário ocorre no começo do ano letivo, como um ritual de recepção que os veteranos organizam para os calouros ou recém-chegados no curso de graduação.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade