A origem do Movimento Negro no Brasil sempre esteve muito atrelada à época da escravidão, quando o grupo se uniu para buscar formas de defesa para as violências e injustiças praticadas pelos senhores.
Mas, para além desse período, o movimento existe como símbolo de resistência e continua sendo responsável por diversas conquistas, lutando contra o racismo e em busca de igualdade.
A seguir, você vai conhecer a história do movimento negro no Brasil e os impactos dessa luta na sociedade, que são temas abordados frequentemente no Enem e em outros vestibulares. Boa leitura!
O que é o Movimento Negro no Brasil?
O Movimento Negro no Brasil é um conjunto de lutas e ações que objetivam, principalmente, combater o racismo estrutural.
No entanto, trata-se de um movimento repleto de segmentos, em que a valorização da história e cultura negra, e a busca por igualdade racial também estão entre os objetivos principais.

Quando e como surgiu esse movimento?
No Brasil, o Movimento Negro não é linear, isto é, não mantém uma ordem cronológica. De acordo com historiadores, data-se o início do fenômeno por volta de 1549.
Nesse período, o movimento surge como uma luta dirigida e organizada pelos escravos com o intuito de provocar mudanças no sistema escravagista.
Em tese, um dos maiores marcos do surgimento foi a criação dos quilombos, espaços criados pelos escravos como ato de resistência à escravidão.
Inclusive, o mais emblemático deles foi o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos do movimento.
A luta por igualdade e reconhecimento
Durante a escravidão, a principal luta era pela igualdade e reconhecimento. Com a Lei Áurea, em 1888, embora a escravidão tenha sido abolida, o racismo permanecia enraizado, fazendo permanecer também a luta contra discriminação.
Desde os primórdios, o Movimento Negro tem base econômica, política, social e militar. E ainda hoje, o principal motivador das manifestações lideradas por esse grupo é o desejo por igualdade e reconhecimento na sociedade.
Quais foram as principais conquistas e avanços do Movimento Negro no Brasil?
Desde sua fundação até os dias atuais, o Movimento Negro no Brasil obteve avanços expressivos, conquistando uma série de direitos para a população negra. Veja algumas das principais a seguir:
- 1978: Fundou-se o Movimento Negro Unificado (MNU), que se destaca pela atuação política e mobilização social, conquistando ações afirmativas de inclusão para os negros;
- 1988: A Constituição Federal passa a garantir a igualdade entre brancos, negros, índios e asiáticos. Inclusive, prevê o repúdio ao racismo, no 4.º artigo, inciso VIII;
- 2003: Criou-se a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que atua até os dias atuais no reconhecimento das lutas históricas, assessorando o Presidente na formulação de políticas públicas e diretrizes que promovam a igualdade racial;
- 2003: Aprovou-se a Lei n° 10.639, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular tanto do ensino fundamental quanto médio;
- 2011: Instituiu-se o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, em referência à morte do líder Zumbi dos Palmares;
- 2012: Aprovou-se a Lei de Cotas (Lei n° 12.711), que determina que todas as instituições federais de ensino superior e médio no Brasil reservem pelo menos 50% das vagas de cursos de graduação e técnicos para negros, pardos, indígenas, estudantes de escola pública e pessoas com deficiência.
Quais foram os principais desafios enfrentados?
O maio desafio do Movimento Negro no Brasil é o mesmo desde o seu surgimento: a permanência do racismo estrutural.
Consequentemente, ainda se luta pela superação da desigualdade econômica, pela falta de acesso a serviços básicos, combate à violência policial e pela compreensão da contribuição dos negros para a cultura brasileira.
Entenda a importância do Movimento Negro Brasileiro para a nossa sociedade
Atualmente, o Movimento Negro no Brasil trata de questões como a ampliação do espaço profissional e de ensino para o público negro, a cristianização das tradições afro-brasileiras, o embranquecimento e a apropriação cultural.
De modo geral, todas as suas ações visam combater a exclusão social através do entendimento da história dos negros.
O movimento realiza manifestações e debates para inspirar mudanças e formar um país mais igualitário.
Isso faz tanto o negro compreender melhor o seu papel e as suas causas na sociedade quanto as outras etnias o respeitarem.

Quais foram os principais nomes desse movimento?
O Movimento Negro no Brasil forma símbolos desde o seu surgimento. Afinal, é um movimento em andamento, constantemente integrado por novos nomes. Veja os principais deles:
Machado de Assis
Abordou questões raciais e sociais do Brasil de maneira crítica em suas obras, consideradas atemporais por muitos historiadores.
Zumbi dos Palmares
Foi um símbolo de resistência contra a escravidão por liderar um dos maiores quilombos no período escravagista.
Carolina de Jesus
Escritora negra famosa pela obra “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, no qual trata da vida negra marginalizada.
Luiz Gama
Advogado negro abolicionista que lutou pelo fim da escravidão e ajudou centenas de escravizados a conquistar liberdade por meio dos tribunais.
Lélia Gonzales
Foi pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no país. Inclusive, desenvolveu teorias e conceitos importantes para tratar da mulher e do feminismo negro.
Grande Otelo
Ator, cantor e compositor que enfrentou estereótipos raciais em sua carreira e promoveu visibilidade para a população negra quando sua representação era muito limitada.
Aleijadinho
Importante artista negro da época colonial, que ficou conhecido por suas obras de arte sacras em Minas Gerais.
O Movimento Negro no Brasil é formado por diversas lutas que buscam igualdade e reconhecimento para a população negra.
Suas ações são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva, tanto é que já alcançou transformações muito significativas para o grupo.
Gostou de saber mais sobre a trajetória do Movimento Negro no Brasil? Então, acesse nosso conteúdo sobre os temas de história que mais caem no Enem e se prepare para o exame!
Outras dúvidas sobre o Movimento Negro no Brasil que podem ajudar
Qual era o principal objetivo da Frente Negra Brasileira?
A principal objetivo da Frente Negra Brasileira era combater o racismo, promover a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira por meio de atividades culturais, educacionais e políticas.
Como e por que surgiu o Dia da Consciência Negra?
O Dia da Consciência Negra surgiu em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão, e foi instituído em 20 de novembro. A data busca conscientizar sobre a importância da cultura negra, combater o racismo e promover a igualdade racial.