O que é faculdade semipresencial? Como funciona? Entenda!

Faculdade semipresencial é uma modalidade integrada que une a possibilidade de estudar em casa e nas dependências da instituição. Acesse para saber mais!

A faculdade semipresencial é uma modalidade integrada que une a possibilidade de estudar em casa e nas dependências da instituição de ensino. 

Além disso, permite que os alunos possam flexibilizar a rotina de acordo com as necessidades e compromissos diários.   

Quer saber mais como funciona essa modalidade de ensino? Então, continue a leitura e entenda agora mesmo! 

O que é faculdade semipresencial?

De modo geral, a faculdade semipresencial é uma alternativa para os estudantes que querem vivenciar o melhor de dois mundos: o conforto de estudar em casa e a praticidade de ter aula ao vivo. 

Nesse modelo, não existe a obrigatoriedade de frequentar a faculdade diariamente, embora seja necessário ter disponibilidade nos dias previstos. 

Nos dias que não são necessários ir à faculdade, os alunos podem acessar os conteúdos virtuais que estão disponíveis na plataforma digital disponibilizada geralmente pelo portal da instituição de Ensino.  

Como funciona a faculdade semipresencial? 

Nessa modalidade de ensino, o curso semipresencial contém atividades a distância e presenciais, no entanto, a proporção de carga horária é muito relativa e pode variar de acordo com o curso e a instituição de ensino.  

Nesse viés, o Ministério da Educação (MEC) também tem exigências diferentes para os cursos semipresenciais. A regra geral é que 80% do conteúdo do curso seja presencial.  

No entanto, novas resoluções de curso nesse formato oferecem a possibilidade de reduzir os encontros.  

Além disso, diferentemente do ensino totalmente presencial, onde os professores passam muito tempo em reuniões expondo conteúdos e pouco tempo para discussão e engajamento, o foco é a participação ativa dos alunos. 

Ou seja, nem sempre é a exposição dos conteúdos de maneira cansativa, pois os professores sempre buscam o desenvolvimento dos alunos para serem agentes ativos no processo de aprendizagem.  

É importante entender que quando os alunos estão em sala de aula, o objetivo é sempre uma instrução de alta qualidade para que os estudantes possam usar os espaços físicos da escola da melhor maneira possível para aprender. 

Para quem a faculdade semipresencial é recomendada? 

É importante destacar que muitos estudantes não podem optar pela rotina 100% home office devido a uma série de fatores que envolvem a necessidade de deslocamento, ainda que seja em alguns dias muito específicos. 

Além disso, na maioria das vezes não conseguem se dedicar ao ensino totalmente presencial por preferir momentos de estudo em casa. 

Dessa forma, a faculdade semipresencial é ideal para alunos que se enquadram nesse perfil, pois preferem estudar em casa em alguns momentos, mas ainda assim acreditam que a oportunidade de ter aula ao vivo é essencial. 

Quais são as diferenças entre semipresencial e ead? 

Semipresencial EaD
Carga horária dedicada ao polo de ensino com maior rigor de comparecimento.  Comparecimento exigido apenas em casos de aulas práticas em laboratórios e realização das provas. 
Interação flexível em ambiente presencial e digital. Interação limitada com dependência da plataforma de ensino. 
 Rotina parcialmente flexível.  Rotina totalmente flexível.  
Maior necessidade de deslocamento. Menor necessidade de deslocamento. 
Aula ao vivo e no ambiente virtual de aprendizagem, Aulas exclusivas no ambiente virtual de aprendizagem. 

O diploma da faculdade semipresencial é diferente?

Essa é uma das principais dúvidas dos estudantes, mas o diploma de curso semipresencial tem o mesmo peso e reconhecimento do curso presencial. 

Nesse sentido, se enquadra na regulamentação estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) acerca da educação superior a distância.  

Dessa forma, pelo fato dessa modalidade ser hibrida, possui uma parte de ensino a distância que está inserida na validação prevista pela lei. 

Quais as vantagens desse modelo de faculdade semipresencial com aula ao vivo? 

O curso semipresencial possui a grande vantagem de unir os benefícios do presencial e do ensino a distância, tendo em vista que essa é uma modalidade de ensino híbrido que abrange aulas remotas e aula ao vivo. 

Listamos a segui as principais vantagens dessa modalidade de ensino. Confira! 

Flexibilidade dos horários

Esse é o benefício mais satisfatório para os estudantes que buscam optar por ter aulas remotas, mas também quer interagir com a turma na sala de aula 

Além dessa ser uma ótima oportunidade para aliviar a rotina e se dedicar a outros compromissos, os alunos podem ter acompanhamento presencial com o corpo docente que compõe a instituição de ensino. 

Vale ressaltar que esses encontros não são diários, como no formato tradicional: eles ocorrem algumas vezes por mês e são agendados com antecedência, permitindo que seja possível se organizar tranquilamente. 

Desenvolvimento de habilidades

As organizações exigem mais habilidades práticas em relação a área de ensino, incluindo saberes essenciais para desenvolvimento profissional. 

Um dos benefícios do modelo semipresencial é promover adaptação para que o aluno seja flexível a ponto de desenvolver suas habilidades com bastante versatilidade e encarar diversos projetos de forma qualificada. 

Redução de custos

Uma questão que você deve pensar é se vale a pena ir para uma faculdade particular, especialmente considerando o custo.  

Então, precisamos falar de outra vantagem desse modelo híbrido: a mensalidade que cabe no seu bolso!  

Dessa forma, na modalidade semipresencial, como você não vai para a universidade todos os dias, o custo da instituição é acessível, além de não haver gastos diários, facilitando a obtenção do diploma 

Suporte qualificado da Instituição de Ensino

De modo geral, é de se esperar que a instituição de ensino que oferece um curso na modalidade semipresencial tenha estrutura consolidada. 

Nesse sentido, os estudantes possuem suporte qualificado, e contam com recursos essenciais para conseguir realizar todas as atividades previstas. 

Dessa forma, o aluno consegue avançar no curso de maneira progressiva, sem atrasos e com ferramentas que auxiliam na retenção do conhecimento. 

Afinal, faculdade semipresencial vale a pena?

Por fim, depois de todas as considerações, percebemos que a faculdade semipresencial vale a pena, principalmente devido as suas vantagens. 

Muitos estudantes procuram aliar a rotina agitada de trabalho, compromissos pessoais e afazeres domésticos com a possibilidade de conciliar os estudos. 

Nesse sentido, os benefícios de flexibilidade de horário; recursos de aprendizagem e suporte qualificado da instituição de ensino são fatores que facilitam a rotina dos estudantes que pensam em se matricular futuramente. 

Gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe o que é faculdade semipresencial, compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais! 

Perguntas frequentes

  1. O que é faculdade semipresencial?

    A faculdade semipresencial consiste numa modalidade de ensino que permite aos alunos a flexibilidade de estudar em casa e ter aula ao vivo na instituição de ensino.

  2. É bom fazer faculdade semipresencial?

    Sim, essa é uma das opções mais escolhidas na atualidade, tendo em vista a necessidade dos estudantes de buscar flexibilidade e contar com apoio presencial na sala de aula.

  3. Qual a diferença entre curso semipresencial e presencial?

    Enquanto o curso semipresencial possui um modelo híbrido que permite aos estudantes estudar em casa e na faculdade, o curso presencial ocorre exclusivamente na sala de aula.

  4. Quanto custa uma faculdade semipresencial?

    A mensalidade da faculdade semipresencial depende de cada instituição de ensino e da área do curso, mas o valor em média varia entre R$ 400 e R$ 550.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade