O que é curso de extensão? Entenda a importância e as particularidades desse complemento!

Quer entender melhor como funciona um curso de extensão? Confira os principais detalhes a seguir!

Muitas universidades oferecem curso de extensão para garantir formação adicional aos estudantes universitários.  

Essas aulas podem fornecer o trabalho básico para certificações ou créditos de educação continuada para os estudantes.  

Nesse sentido, as universidades normalmente oferecem cursos que atendem às necessidades e interesses de sua comunidade, e os cursos oferecidos podem mudar periodicamente conforme calendário da instituição. 

Pensando nisso, trouxemos as principais informações para entender melhor como funciona esses cursos de extensão. Boa leitura! 

O que é curso de extensão?

De modo geral, esses cursos possuem menor duração e estão abertos aos estudantes de diversas áreas. 

Dependendo da natureza do curso e da universidade que o oferece, podem ser ministrados em sala de aula ou online.  

Normalmente, esses cursos duram alguns meses e oferecem várias datas de início para acomodar uma gama maior de alunos em potencial. 

Os estudantes costumam participar de curso de extensão para aprender uma nova habilidade ou promover seu desenvolvimento intelectual e pessoal.  

Alguns consideram isso como uma forma de ganhar créditos de educação continuada necessários para o desenvolvimento profissional.  

Outros, como mencionado anteriormente, usam aulas de extensão para explorar opções em diferentes áreas de estudo ou emprego antes de se comprometerem com um diploma universitário completo. 

Qual a importância do curso de extensão?

O curso de extensão é uma ótima maneira de aprender mais sobre diferentes temas, ver se vale a pena investir em determinada área ou não.  

Quem opta por esse caminho precisa entender que esses cursos são alternativas excelentes para complemento da formação acadêmica. 

Curso de extensão complementa os créditos acadêmicos?

Muitos créditos de aulas de extensão contam para créditos de educação se você fizer as coisas corretamente.  

Antes de investir tempo e dinheiro em um curso, verifique com a universidade em que está ou será matriculado e a escola que oferece a aula desejada sobre a possibilidade de aceitar ou abater as horas complementares.  

Algumas faculdades oferecem aulas que serão transferidas como créditos para seus próprios alunos ou para outras escolas; outras oferecem apenas aulas para enriquecimento pessoal ou desenvolvimento profissional. 

A melhor pessoa para verificar a aceitação de crédito é seu orientador acadêmico ou, caso você já esteja na universidade; afinal, eles estão lá para ajudá-lo a gerenciar seus cursos e educação.  

Se os professores não tiverem a resposta, eles saberão onde encontrá-la ou a quem perguntar sobre o que sua universidade aceitará como créditos.  

Você também deve entrar em contato com a instituição que oferece o curso de extensão para saber sobre a natureza da aula (acadêmica ou de enriquecimento) e para onde eles podem se transferir.  

Uma terceira opção é usar uma fonte on-line que possa ajudá-lo a entender a transferência de horas de cursos de extensão.  

Existem muitas ferramentas online para você explorar os requisitos dos cursos e avança com o processo de maneira simplificada. 

Quais são as principais particularidades do curso de extensão?

De modo geral, os cursos de extensão possuem componentes específicos para agregar conhecimento aos estudantes. 

Dessa forma, listamos as principais particularidade inerentes a essa modalidade de curso. Confira: 

Benefícios

Um curso de extensão no campus pode ocorrer à noite ou nos finais de semana, permitindo que pessoas com carreiras, famílias e outros compromissos se encaixem no curso em seus horários.  

A maioria das instituições de qualidade contam com vários campi que podem oferecer cursos em diversos locais. 

Isso pode ajudar os alunos com acesso limitado a transporte ou pessoas que podem não ter tempo para se deslocar até o campus principal.  

As aulas geralmente começam em datas variadas, ajudando os alunos a encontrar cursos que se encaixam bem em seus horários. 

Requisitos

Os estudantes que fazem um curso de extensão não precisam fazer um teste de nivelamento, se matricular na faculdade ou solicitar admissão na escola.  

Esses cursos não exigem cursos de pré-requisito para se preparar. Alguns cursos podem ter níveis inicial, intermediário e avançado, e o instrutor pode recomendar que os alunos façam os cursos nessa ordem.  

No entanto, os instrutores geralmente consideram permitir que um aluno entre em um curso avançado com base na experiência ou em outros fatores. 

Honorários

As taxas associadas aos cursos variam de acordo com a instituição, mas alguns dos fatores que podem determinar uma taxa incluem a duração da aula e quaisquer materiais necessários.  

Se um aluno quiser fazer um curso de extensão para crédito universitário, a instituição pode exigir taxas baseadas nos critérios institucionais. 

Para cursos de educação continuada, os empregadores podem ajudar a cobrir o custo das mensalidades. 

No entanto, na maioria dos casos, não são cobradas taxas para abater as horas complementares do curso de extensão

Aprendizado aberto

Em um esforço para expandir as oportunidades de aprendizado, algumas universidades oferecem cursos livres em uma variedade de disciplinas.  

Esses cursos, chamados de cursos online abertos massivos, não possuem taxas e contêm o mesmo conteúdo oferecido aos alunos matriculados.  

Os métodos de instrução podem incluir vídeos, palestras em áudio, leitura e fóruns online. Alguns cursos podem exigir testes e redações como parte da instrução, mas isso varia, dependendo do tipo de curso.  

Dependendo da escola ou do provedor do curso, um aluno que conclua satisfatoriamente um curso pode receber um certificado de conclusão. 

ebook ensino a distancia mito ou verdade 1 | curso de extensão

Como escolher o curso de extensão?

Caso você esteja decidido a iniciar um curso de extensão, o próximo passo é selecionar uma área correlata com seus interesses. 

Nesse momento, é essencial escolher de forma meticulosa para que os cursos fiquem em pleno alinhamento com sua trajetória acadêmica.  

Dessa forma, faz-se necessário escolher uma instituição credenciada pelo MEC e que possua uma reputação de ensino qualificado. 

O ideal é garantir que você absorva conhecimentos de qualidade para agregar valor para os seus estudos. 

Agora que você já sabe melhor como funciona esse complemento da formação acadêmica, aproveite para conhecer as principais opções de curso de extensão da Uninassau!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade