Bioética Médica: o que é e como esse estudo funciona na faculdade de Medicina

A Bioética Médica lida com dilemas complexos e controversos da medicina, apresentando soluções visando a saúde e bem-estar do paciente

O trabalho do médico envolve lidar com vidas, por isso sua conduta e decisões precisam ser pautadas na ética. Dessa forma, é de extrema importância que os alunos de Medicina estudem sobre Bioética Médica.

Quer descobrir o que é essa área do conhecimento e por que ela é tão relevante para a prática médica? Não deixe de conferir as informações que reunimos aqui para você!

O que é Bioética Médica?

É a área da filosofia aplicada que estuda as questões éticas relacionadas à prática médica e às pesquisas científicas, ou seja, um campo de estudo que se debruça sobre os conflitos éticos envolvendo a vida.

Logo, é um conhecimento que está ligado à ética médica, que estabelece regras com os direitos e deveres do médico no momento de atender um paciente e realizar procedimentos, ao fazer pesquisas e até mesmo na relação com outros colegas de profissão.

Origem da Bioética Médica

Temas da Bioética Médica tiveram origem na segunda metade do século XX com a evolução da Medicina e de outras áreas científicas que trouxeram questões complexas e que precisavam ser discutidas. Isso porque foi preciso intervir em pesquisas que utilizavam cobaias vivas, incluindo os humanos.

De um lado, havia a ciência, que precisava se desenvolver, porém isso não podia ser realizado de qualquer forma e a qualquer custo. Ou seja, começou uma preocupação de que tudo deveria ser feito sem ferir princípios éticos, respeitando sempre os direitos das pessoas.

Na década de 1990, a Bioética ganhou força, sendo que em 1995 nasceu a Sociedade Brasileira de Bioética.

Qual a importância desse estudo?

A Bioética Médica é um campo de extrema importância, pois lida com dilemas complexos e controversos da prática da Medicina, como:

  • questões envolvendo aborto;
  • eutanásia;
  • interrupção de um tratamento de saúde com consentimento do paciente;
  • manipulação genética em tratamentos de reprodução humana;
  • decisões sobre doação de órgãos;
  • eliminação de óvulos em tratamentos de fertilização in vitro.

Esses são apenas alguns exemplos de conflitos e, assim, a Bioética Médica vem para discutir essas questões e apresentar as melhores soluções, visando sempre a equilibrar diversos aspectos para que não haja prejuízos à saúde e ao paciente.

Vale ressaltar que os dilemas da Bioética Médica envolvem diversos lados, ou seja, não é simples trazer uma solução. Por isso, é fundamental que a área seja estudada para que os princípios éticos sejam aplicados na prática da Medicina.

Saiba ainda que as discussões dessa área não podem ficar apenas no meio acadêmico, devem acompanhar o médico na sua tomada de decisão.

Quais os princípios da Bioética?

Ao estudar bioética, o aluno da faculdade de Medicina vai aprender sobre os quatro princípios que norteiam essa área do conhecimento. Acompanhe a seguir!

Autonomia

Diz respeito à autonomia do paciente, assim sua vontade deve ser respeitada pelo médico em todas as etapas do tratamento. Além disso, qualquer procedimento médico realizado precisa ter obrigatoriamente a autorização do paciente.

As exceções para esse princípio são situações nas quais o paciente não tem capacidade de tomar as próprias decisões ou em casos de emergências médicas em que o médico precisa agir rapidamente pois há risco de morte.

Não-maleficência

Trata-se da obrigação moral do médico de não causar nenhum mal aos seus pacientes. Então, envolve o não causar incapacidade, não causar sofrimento, não negar atendimento, entre outros aspectos.

É claro que há situações em que o paciente sofrerá com algum prejuízo, porém é dever do médico trabalhar para evitar, ao máximo, que isso aconteça. 

Beneficência

Ao realizar qualquer tratamento, o médico precisa oferecer o máximo de benefício a seu paciente. O objetivo é sempre beneficiar o paciente, melhorando sua saúde e qualidade de vida. 

Então, antes de realizar qualquer procedimento, é preciso informar o paciente sobre os prós e contras, orientando-o sobre a conduta mais adequada para que seja tomada a melhor decisão.

Justiça ou Equidade

Trata-se de agir com justiça na área da saúde, distribuindo os recursos da área com equidade para que todos possam ser atendidos. 

O princípio também estabelece que o médico deve tratar todos os pacientes da mesma forma, ou seja, sem distinção por questões de raça, religião, orientação sexual, situação econômica ou qualquer outro aspecto.

Como é aplicada a Bioética Médica no Brasil?

Para orientar os médicos sobre a conduta ética que eles precisam adotar, o Conselho Federal de Medicina (CFM) conta com o seu Código de Ética que, de tempos em tempos, passa por atualizações.

É um documento que aborda os princípios fundamentais da profissão, direitos e deveres do médico, relação com pacientes e familiares, sigilo profissional, direitos humanos e outros pontos que devem nortear o trabalho na Medicina.

Como é abordada essa área na Faculdade de Medicina da UNINASSAU?

Na UNINASSAU, os estudantes de Medicina têm um conteúdo programático completo e atualizado, assim as aulas oferecem a oportunidade de aprendizado e discussão de temas complexos da prática médica. 

São debates relevantes para entender a Bioética Médica, os diferentes desafios da carreira médica e ainda a importância de conhecer o Código de Ética Médica e de sempre acompanhar suas atualizações.

Como você viu, a Bioética Médica é uma matéria importante para que o médico possa refletir sobre temas delicados e controversos que envolvem o exercício da profissão.

Quer saber mais sobre o nosso curso? Conheça todas as vantagens de fazer Medicina na UNINASSAU e descubra por que ela é a opção ideal para uma carreira de sucesso!

Outras dúvidas sobre Bioética Médica que podem ajudar

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade