A biologia é uma área bastante conhecida, mas você já se perguntou o que faz um biólogo? Se você pensou em alguém que analisa espécies e organismos, saiba que sua atuação tem um alcance ambiental muito maior.
A importância desse profissional para a natureza e saúde tem abrangência que impacta positivamente os indivíduos e, consequentemente, o ambiente em que vivemos.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você ficar por dentro dessa profissão e entender todos os aspectos operacionais do biólogo. Boa leitura!
O que faz um biólogo?
Para entender melhor a atuação de um biólogo, é essencial considerar as vertentes de formação acadêmica, nos quais se enquadram os profissionais do bacharelado e licenciatura.
Os biólogos com o título de bacharel podem atuar em empresas do terceiro setor, órgãos públicos e organizações privadas.
Já o biólogo que opta pela habilitação em licenciatura pode exercer suas competências como professor nos ensinos fundamental e médio.
De modo geral, o biólogo é responsável por lidar com atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, incluindo a garantia da saúde para diversas espécies, além do próprio ser humano.
Quais as áreas de atuação do biólogo?
A biologia, além de ter um papel essencial para as ciências da natureza, promove áreas de atuação em níveis variados.
Dessa forma, listamos algumas áreas para você entender melhor o que faz um biólogo, que pode atuar nos seguintes campos:
- Meio Ambiente;
- Genética;
- Biologia Marinha;
- Bioinformática;
- Biotecnologia;
- Controle de Pragas.
Vale destacar que essas áreas têm vertentes que podem ser divididas ou acumuladas conforme o porte de cada empresa responsável pelos projetos.
Qual o local de trabalho desse profissional?
O laboratório é o ambiente mais comum de trabalho para os biólogos. É nesse local que são realizadas as análises e procedimentos relacionados às atividades que o biólogo precisa exercer profissionalmente.
Para os profissionais que optaram pela licenciatura, além dos laboratórios, as salas de aula também são ambientes de trabalho. Neste caso, o foco é aprendizado de estudantes do ensino fundamental e médio, por meio da disseminação do conhecimento da biologia.
Quanto ganha um biólogo?
O salário do biólogo varia de acordo com o tempo de experiência, especializações na área, localização geográfica e condições das empresas.
De modo geral, estima-se que um biólogo em início de carreira ganhe cerca de R$ 2.300, com uma média salarial que alcança R$ 3 mil.
Vale destacar que profissionais mais experientes ganham valores superiores a esses, considerando também os cargos assumidos em grandes organizações.
Quais as características essenciais de um biólogo?
É essencial que o biólogo desenvolva o senso de preservação da natureza, sendo uma característica básica dessa profissão, tendo em vista que grande parte das áreas de atuação vão de encontro a essa temática.
Também é necessário gostar de pesquisas, pois o profissional lidará com experimentos e amostras na maior parte de sua vida profissional. Isso vai ajudá-lo a desenvolver uma sólida formação científica e atuação na área.
Aliás, é nesse momento que o senso analítico se torna mais apurado, sendo outra característica imprescindível para o biólogo atuar com excelência.
Está na dúvida de qual carreira escolher? Acesse agora mesmo o nosso Guia de Profissões e confira um breve resumo sobre as mais diversas áreas de atuação!
Como se tornar um Biólogo?
Para se tornar um biólogo, é necessário passar pela graduação em Ciências Biológicas e optar pelo bacharelado ou licenciatura.
O curso tem cerca de 5 anos de duração, no qual os estudantes desenvolvem conhecimentos relacionadas a área, além de aprofundar a compreensão para exercer algumas atividades práticas em laboratórios.
Destacamos, a seguir, algumas disciplinas que são estudadas no decorrer desse período. Veja agora mesmo:
- Biologia Celular;
- Biologia Molecular;
- Fundamentos da Química;
- Fundamentos da Bioquímica;
- Microbiologia;
- Imunologia;
- Genética;
- Gestão ambiental.
Vale destacar que muitas dessas áreas são vertentes que se cruzam para determinados fins acadêmicos, seja para obtenção de conhecimento ou como experimentos relacionados às ciências biológicas.
Principais materiais do curso de Biologia
O curso de biologia, por abranger aspectos experimentais focados na base científica, promove aos estudantes a vivência nos laboratórios.
Nesse ambiente, estão à disposição vários materiais para o desenvolvimento dos projetos relacionados às atividades práticas. Confira:
- Balança;
- Becker;
- Eppendorf;
- Pipetatores;
- Proveta;
- Tubo de ensaio;
- Tubo Falcon.
Esses são os principais materiais que são utilizados com bastante frequência pelos alunos e pelos pesquisadores que atuam como biólogos.
Agora que você já sabe o que faz um biólogo, incluindo as áreas de atuação e a importância desse profissional para o meio ambiente, aproveite para conhecer curso de Ciências Biológicas da UNINASSAU e matricule-se agora mesmo!