Aprenda o que é gamificação, sua origem e como aplicar este conceito para motivar e facilitar a aprendizagem dos alunos!

A gamificação tem se tornado um importante facilitador no ambiente acadêmico, auxiliando no engajamento dos alunos durante as aulas. A seguir, confira as etapas que envolvem este processo!

Apesar de não ser um conceito novo — sendo aplicado por desenvolvedores de softwares e jogos  eletrônicos desde a década de 1970 —, a gamificação (ou ludificação) tem ganhado os ambientes corporativos, campanhas de marketing e também as salas de aula.

Na educação ela aplica elementos e técnicas típicos dos jogos no ambiente de aprendizagem, em situações que estimulam a interação, tornando as atividades mais prazerosas e fazendo com que as pessoas tenham mais vontade de participar das tarefas propostas.

A seguir, vamos explicar melhor o que é gamificação e como o conceito pode ser aplicado em sala de aula. Quer entender como funciona? Então, continue com a gente!

O que é gamificação?

Gamificação, do inglês gamification, é o emprego de mecânicas comuns aos games em contextos fora dos jogos, como na sala de aula. 

A gamificação faz parte dos vários tipos de metodologias ativas que ajudam o professor a estimular seus alunos na busca pelo conhecimento.

Dentro, ainda, de um contexto de educação continuada, o elemento lúdico proporcionado pela gamificação funciona muito se comparado aos métodos tradicionais de aprendizagem para motivar o estudante e manter seu interesse na jornada de aquisição do conhecimento.

banner uninassau | o que é gamificação

Qual a importância da gamificação para os estudos?

A aplicação dessa metodologia, por meio de competições, trabalho em equipe, recompensas com pontuação, pode ajudar os alunos a aprender melhor, engajando-os de forma divertida e aumentando sua motivação para estudar.

Em tempos em que novos desafios surgem diariamente — como manter a atenção do aluno na modalidade EaD — pensar estratégias para enfrentar esses obstáculos é indispensável, e a gamificação surge como importante ferramenta nesse sentido, aliada à tecnologia e criatividade.

Além de estimular a criatividade e o engajamento, a gamificação também facilita o foco do aluno nas atividades, desenvolve a concentração e o trabalho em grupo.

Para uma melhor aplicação desses conceitos, a gamificação precisa ser bem pensada e implementada na medida certa para cada ambiente e turma de alunos.

Por exemplo: se os desafios propostos forem difíceis demais, podem levar à desistência, e se forem muito fáceis, podem deixar os alunos entediados ou desmotivados.

Quais os pilares da gamificação e como aplicar esse conceito?

A estrutura da dinâmica da gamificação se dá por meio do Octalysis: oito pilares principais definidos por Yu-Kai Chou, o coreano que é um dos pioneiros desse tema. Vamos entender um pouco mais sobre as etapas e suas aplicações.

Evolução e conquista

Esse pilar da gamificação estimula diretamente a inventividade e capacidade de adaptação, pois todo game exige que o jogador se adapte ao cenário para sobreviver e vencer os desafios, e isso aumenta a satisfação pelas conquistas.

Fortalecimento da criatividade e feedback

Para evoluir e vencer, é preciso usar a criatividade, essa é a base desse pilar, aplicado nos desafios propostos. Além disso, o feedback do participante exige que ele observe e compreenda seus resultados.

Vocação épica

Um dos pilares mais importantes da gamificação é aplicado por meio de histórias e missões que embasam o contexto do jogo. Isso faz com que o jogador sinta que foi escolhido para um propósito e está realizando algo valoroso, sendo essa a sua recompensa mais eficaz.

Influência Social e pertencimento

Esse pilar diz respeito ao sentimento de pertencer a um grupo, fazer parte de uma comunidade, e estimula que o jogador busque melhores resultados não só como indivíduo, mas pelo bem dos colegas. Estimula também a busca por se destacar no meio em que está inserido.

Imprevisibilidade e curiosidade

A curiosidade, bem como a imprevisibilidade sobre o que virá na próxima fase do jogo, faz com que o jogador queira permanecer engajado e ativo nas tarefas. É um dos pilares que mais motiva os participantes a permanecer no processo de gamificação.

Propriedade e posse

Esse pilar parte da pressuposição de que todos têm motivação à posse. Assim, pode ser aplicado oferecendo ao jogador recompensas materiais ou virtuais, como vantagens sobre os outros concorrentes.

Escassez e Impaciência

Qualquer jogador de videogames sabe que as recompensas são escassas, não são para todos, e isso os estimula a se dedicar mais, para não sentir a impaciência de não conquistar o que pretendia. 

Prevenção de perdas

Por fim, temos o pilar da prevenção de perdas, que trabalha com o conceito de que, depois de chegar a determinada fase, nenhum jogador gostaria de desistir e jogar fora todo seu progresso.

A partir do momento em que se esforça para conseguir evolução e recompensas, o participante fará o possível para permanecer com elas.

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Vale a pena aplicar a gamificação?

São muitas as abordagens possíveis para se aplicar a gamificação na educação, principalmente quando apoiada por tecnologia que permita tornar sua aplicação viável.

A gamificação pode ainda ser aplicada de forma a substituir o sistema de avaliações e provas tradicionais por atividades mais estimulantes e prazerosas para os alunos.

Partindo do princípio de que os alunos se comprometem mais e aprendem melhor quando estimulados de forma divertida, e incentivados à competição saudável para atingir realizações, a gamificação usa o lúdico como facilitador nesse processo.

Agora que você já sabe o que é gamificação, seus pilares, objetivos e aplicações, confira como o uso da tecnologia na educação tem auxiliado no processo de aprendizagem dos alunos.



Outras dúvidas sobre gamificação que podem ajudar

  1. Qual o objetivo da gamificação?

    A gamificação tem como objetivo adicionar componentes lúdicos típicos dos jogos para tornar a aprendizagem mais dinâmica, divertida e fácil de assimilar.

  2. Quem criou a gamificação?

    Vários autores apontam Nick Pelling, um programador britânico, como criador do termo, embora conceitos relacionados à gamificação já existam desde os anos 70.

  3. Qual a metodologia da gamificação?

    A gamificação estimula o desenvolvimento de habilidades e competências pela aplicação de dinâmicas, conceitos e ferramentas comumente associadas aos videogames em situações e ambientes fora dos jogos.

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