Durante a graduação, as leituras fazem parte do dia a dia dos alunos. No caso dos futuros médicos, tem alguns livros de Medicina que são indispensáveis na faculdade e durante a carreira, pois servem como consulta sobre diversos temas e para tirar dúvidas.
Quer saber quais as obras mais indicadas para os alunos de Medicina? Confira nosso post, entenda a importância da leitura durante a formação e os 8 melhores livros que vão ajudar você a ter uma carreira de sucesso!
Por que usar livros extras de Medicina?
Na faculdade, a dedicação deve ser intensa, por isso os livros de Medicina são grandes aliados para o aluno. É uma maneira de aprofundar assuntos tratados em aula e de se manter atualizado.
As obras podem servir como manuais das estruturas do corpo humano, como suporte para o entendimento de diagnósticos e para a realização de procedimentos ou ainda para a discussão de casos clínicos.
Saiba também que o hábito da leitura é essencial na vida acadêmica, pois ajuda o aluno a escrever melhor, além de estimular a memória e concentração. Ou seja, pode auxiliar bastante na hora de estudar para as provas.
8 Melhores livros de Medicina
Se você pretende estudar Medicina, precisa ficar por dentro dos 8 livros que podem ser grandes companheiros na sua jornada de aprendizado. Confira abaixo!
1. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica – John E. Hall e Michael E. Hall
Best-seller que apresenta os princípios para o entendimento da fisiologia básica e fisiopatologia. Traz um conteúdo didático e projeto gráfico de qualidade com mais de 1.200 ilustrações e diagramas coloridos.
Na edição mais atual, há uma expansão dos temas, como obesidade, distúrbios metabólicos, distúrbios cardiovasculares, doença de Alzheimer, entre outros.
2. Semiologia Médica – Celmo Celeno Porto
É um clássico dos livros de Medicina, ou seja, todo estudante precisa ler, pois reúne textos científicos, apresentando doenças e explicação de segmentos do corpo humano. A ideia é ensinar métodos de diagnóstico, ou seja, como examinar os pacientes.
É uma obra com muitos recursos pedagógicos, que apresenta fluxogramas, tabelas e ilustrações, trazendo detalhes anatômicos complexos, como o órgão em camadas sobrepostas, para facilitar o entendimento do aluno.
3. Manual de Emergências Clínicas do Hospital Sírio Libanês – Fernando Ganem e Luiz Francisco Cardoso (editores)
Esse livro é para quem quer aprender sobre serviços de emergências e pronto atendimento para se aprofundar em situações mais críticas dos pacientes.
Dessa maneira, o leitor tem um conteúdo completo, que aborda a importância da triagem rápida e eficiente, a priorização de pacientes com maior risco e outras práticas do setor de emergência.
4. Tratado de Infectologia – Veronesi
Destaque da literatura médica que traz os avanços nas investigações sobre microrganismos patogênicos, como bactérias e vírus, e a nova realidade das infecções sistêmicas, especialmente a sepse, devido a sua elevada morbidade e mortalidade.
O livro é bem didático e engloba ainda pesquisas atuais de imunologia, imunogenética e de biologia molecular.
5. Neurociência Clínica Básica – Paul A. Young, Paul H. Young e Daniel L. Tolbert
É o livro ideal para os alunos que querem ter um entendimento mais abrangente sobre neurociência clínica básica. O objetivo é que eles possam atender pacientes que estejam com algum comprometimento do sistema nervoso, sabendo como localizar a lesão.
Apresenta uma abordagem simples e direta para auxiliar no aprendizado sobre relações anatômicas e as funções de estruturas do sistema nervoso. É, portanto, uma obra essencial para quem busca um conteúdo sobre neuroanatomia e uma base para realizar o exame neurológico.
6. Robbins & Cotran: Patologia – Bases Patológicas das Doenças – V. Kumar, J. Aster e A. Abbas
Livro de fácil leitura, com fotografias e ilustrações em alta resolução, que traz uma visão aprofundada das doenças, bem como sua base celular e molecular, e das terapias medicamentosas.
É um best-seller que apresenta um conteúdo mais atual na área de patologia, abrangendo
infecções por coronavírus, testes genéticos e moleculares, entre outros temas de terapias mais inovadoras.
7. Medicina Interna de Harrison – J. Loscalzo, A. Fauci, D. Kasper, S. Hauser, D. Longo e J.L. Jameson
É um livro que se destaca por cobrir de forma abrangente temas de clínica médica em mais de 500 capítulos, a partir de estudos de especialistas conceituados. A obra pode ser utilizada como referência na prática das consultas médicas.
Mostra os fundamentos da Medicina, a apresentação de doenças (de acordo com as especialidades), além de técnicas de diagnósticos, diretrizes clínicas baseadas em evidências, informações epidemiológicas, entre outros temas atuais.
8. Anatomia Orientada para a Clínica – K. Moore, A. Dalley e A. Agur
Obra relevante para alunos de Medicina e para quem já exerce a carreira e quer se manter atualizado.
Traz a base anatômica para a prática clínica, considerando a evolução dos diagnósticos com os exames que utilizam as novas tecnologias de imagem.
O livro conta ainda com ilustrações, fotografias da anatomia de superfície e imagens clínicas, a fim de facilitar a realização de exames físicos.
A leitura deve ser um hábito do estudante de graduação, por isso é interessante saber quais são os melhores livros de Medicina para ter um suporte maior no aprendizado, tanto o teórico como o prático.
Além de ler as grandes obras que indicamos, é essencial fazer um curso superior de qualidade, como o da UNINASSAU: veja por que nossa faculdade é a escolha ideal para quem quer construir uma carreira brilhante na Medicina!