A busca pela cura de doenças está presente desde as primeiras civilizações, ou seja, há registros de que a história da medicina teve início nos povos da antiguidade.
Quem deseja atuar como médico, hoje encontra uma área bastante avançada e tecnológica, por isso, para ter uma compreensão abrangente do significado e importância dessa carreira, é interessante entender como se deu sua origem e evolução.
Para esclarecer melhor como surgiu a medicina e quais nomes são destaques em sua história, desenvolvemos este post. Continue a leitura e saiba mais!
O que é medicina?
A medicina é uma área do conhecimento que se dedica à cura e cuidados de prevenção de doenças. Dessa maneira, os médicos atuam para restabelecer a saúde dos pacientes, garantindo sua qualidade de vida e bem-estar.
Cabe acrescentar que, ao longo da sua evolução, a Medicina passou a se dividir em especialidades, permitindo que o médico estude e pesquise uma área específica, a fim de oferecer atendimento e tratamentos mais adequados e de qualidade para os pacientes.
Qual a importância da medicina para a sociedade?
Os médicos têm papel especial para a sociedade, pois se dedicam a tratar doenças e outros problemas e condições de saúde, a salvar vidas e a promover a qualidade de vida por meio da prevenção.
Com a evolução da medicina, foi possível conhecer, tratar e prevenir uma série de doenças, além de garantir o bem-estar das pessoas, reduzir a mortalidade infantil e elevar a expectativa de vida da população.
É só pensar que, desde a fase pré-uterina, o bebê já recebe os cuidados de saúde com o pré-natal. Ou seja, a medicina acompanha toda a vida do cidadão, possibilitando que ele viva mais e melhor.
Qual a história da medicina?
Não tem uma data exata em que se começa a história da medicina, mas há registros de que as práticas para curar doenças já existiam entre os egípcios, hebreus, mesopotâmicos e outros povos antigos.
É claro que estamos falando de uma época em que a medicina se confundia também com magia e misticismo, visto que muitos problemas de saúde eram atribuídos a deuses ou outras divindades.
Contudo, vale acrescentar que, nas primeiras civilizações, a arte de curar também era realizada com recursos da natureza, como as plantas. Além disso, já havia quem se questionasse como funcionava o corpo humano e de que forma seria possível curar doenças.
Quem foi Hipócrates?
Não tem como falar na história da medicina sem citar Hipócrates. Aliás, na colação de grau, os futuros médicos fazem, justamente, o juramento de Hipócrates.
Hipócrates (460 a.C. — 377 a.C.) nasceu na Grécia sendo considerado o pai da medicina ocidental, pois passou a estudar essa área de forma racional, ou seja, sem considerar qualquer influência de deuses nos problemas de saúde.
Ele passou a observar as doenças e analisar que a causa poderia estar no ambiente ou no modo de vida das pessoas. Os registros de Hipócrates estão em suas obras que podem ser consultadas até hoje.
Sua literatura é de grande relevância, pois ele passa a utilizar o método científico para a cura dos pacientes, trazendo técnicas, casos estudados e diversas informações sobre o tratamento de doenças.
Quais são os principais nomes da história da medicina?
Além de Hipócrates, há grandes nomes que participaram da evolução da medicina. Acompanhe!
William Harvey (1578 – 1657)
William Harvey foi um médico britânico que teve papel relevante na cardiologia, pois descreveu o funcionamento do sistema circulatório, mostrando o movimento do sangue pelo corpo e como ele é bombeado pelo coração.
Louis Pasteur (1822 – 1895)
Louis Pasteur foi um químico e biólogo francês que tem participação nos avanços da medicina e da Química.
Suas pesquisas científicas mostraram que as doenças são causadas por microrganismos. Ele também desenvolveu a vacina contra a raiva e o processo de pasteurização.
Robert Koch (1843 – 1910)
Robert Koch, Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1905, foi um médico e microbiologista alemão que estudou a relação entre as bactérias e a transmissão de doenças, dedicando-se também sobre as epidemias.
Seus estudos sobre a biologia das bactérias fizeram com que ele descobrisse o agente causador da tuberculose e a bactéria causadora do carbúnculo (tumor gangrenoso e inflamatório).
Ele estudou ainda sobre o causador da cólera, peste bovina e fez pesquisas sobre a malária.
Alexander Fleming (1881 – 1955)
Alexander Fleming foi um médico e microbiologista britânico que revolucionou a maneira de tratar doenças causadas por bactérias ao descobrir acidentalmente o antibiótico penicilina. Com isso, passou a ser possível curar diferentes enfermidades que antes eram fatais.
Christiaan Barnard (1922 – 2001)
Christian Barnard foi um cirurgião sulafricano e um grande nome na história dos transplantes, pois realizou o primeiro transplante de coração de pessoa para pessoa em 1967.
Como é a medicina na atualidade?
A história da medicina nos mostra que, apesar de ser uma ciência antiga, não para no tempo, visto que os tratamentos e cuidados preventivos estão sempre evoluindo.
Além dos avanços com medicamentos e vacinas, os médicos contam com equipamentos mais tecnológicos, que permitem diagnósticos mais precisos e mais facilidade para acompanhar o andamento dos tratamentos.
Vale acrescentar outras tendências, como tratamentos com nanotecnologia, cirurgias com robôs e outras inovações que permitem aos médicos um trabalho ainda mais eficiente no diagnóstico, prevenção e tratamento em saúde.
É interessante se aprofundar na história da medicina e conhecer grandes personalidades que contribuíram para a evolução dessa ciência para entender como surgiram algumas técnicas, tratamentos e outros cuidados de saúde.
Se você sonha em ser médico, precisa saber mais sobre como funciona essa graduação: conheça os diferenciais do curso de Medicina da UNINASSAU e comece a construir uma carreira de sucesso na área!