A Ginecologia e Obstetrícia é uma especialização da Medicina que se volta para os cuidados da saúde da mulher. Dessa forma, quem sonha em ser médico, pode se tornar um ginecologista e obstetra.
Mas, afinal, o que faz o médico dessa especialidade e onde ele pode atuar? Confira as respostas para essas e outras questões no post que preparamos para você!
O que é ginecologista e obstetra?
É o médico que trabalha na Ginecologia e Obstetrícia, áreas que cuidam da saúde feminina. A Ginecologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e outros problemas que possam acometer o sistema reprodutor da mulher e das mamas.
Já a Obstetrícia se volta para a reprodução humana e, assim, faz o acompanhamento da saúde da gestante, realizando o pré-natal, exames, parto e atendimento no puerpério.
Como o programa de residência engloba as duas áreas, geralmente, todos os ginecologistas são obstetras. Há casos de médicos que podem optar por apenas uma das áreas, atuando somente na Ginecologia, por exemplo. No entanto, são profissionais que têm as duas formações.
Qual a importância dessa especialidade?
A Ginecologia é uma especialidade importante, pois acompanha a saúde feminina, desde a juventude, antes da primeira menstruação, até a terceira idade, no período pós-menopausa. Assim, o ginecologista participa dos exames de rotina da mulher.
No caso da Obstetrícia, ela é fundamental para garantir a saúde da gestante e desenvolvimento saudável do feto. Dessa maneira, possibilita que a gravidez transcorra sem transtornos, identificando fatores de risco e atendendo intercorrências.
Além disso, o obstetra pode atuar na prevenção e detecção precoce de doenças, tanto na gestante quanto no feto.
O que faz um ginecologista e obstetra?
O ginecologista realiza exames clínicos, como coleta de amostra para o papanicolau e nas mamas, a fim de verificar se há alguma alteração. Ele também esclarece dúvidas da mulher, inclusive em assuntos relacionados à vida sexual.
O profissional também solicita exames laboratoriais e de imagem, podendo atuar em diferentes casos, inclusive com intervenção cirúrgica, como:
- endometriose;
- miomas;
- pólipos endometriais;
- cistos de ovário;
- infecções;
- câncer (de mama ou no sistema reprodutor feminino).
O obstetra se volta para os cuidados na gravidez, acompanhando o ganho de peso da gestante e desenvolvimento do feto, solicita exames laboratoriais, além de poder realizar os exames de ultrassom. É o médico que também faz o parto.
Onde um ginecologista obstetra pode atuar?
Ao se especializar como ginecologista obstetra, o médico pode trabalhar em diferentes locais, como:
- hospitais;
- maternidades;
- serviços de pronto-atendimento;
- clínicas;
- consultórios;
- postos de saúde.
Assim, há oportunidades e alta demanda tanto no setor público como no privado. Há quem decida ficar apenas no atendimento clínico, em consultório, ou atuar também em plantões de pronto-socorro.
No caso do atendimento a gestantes, vale lembrar que é um trabalho que não segue uma agenda, visto que o médico pode ser acionado a qualquer momento para fazer o parto ou para qualquer intercorrência na gestação.
O salário médio para o ginecologista obstetra é de R$ 7.745,59 para uma jornada de 21 horas semanais. O valor serve apenas como referência, pois é possível ter muitas variantes, como local de trabalho, jornada de trabalho, se há atendimento cirúrgico, entre outros pontos.
Quais são as principais habilidades de um ginecologista e obstetra?
Para oferecer um serviço de qualidade como ginecologista e obstetra, além de uma boa formação, é importante que o médico tenha algumas habilidades, como:
- trabalho em equipe, especialmente no atendimento cirúrgico e parto;
- empatia, para entender que a mulher ou gestante pode estar fragilizada e com medo;
- boa comunicação, para detalhar, de forma clara, as medidas preventivas e tratamento que devem ser seguidos;
- inteligência emocional, a fim de deixar a paciente tranquila nos exames clínicos de rotina;
- resiliência para conseguir lidar com a pressão e cansaço, principalmente nos plantões e imprevisibilidade de atendimento (no caso das gestantes).
O que é necessário para se tornar ginecologista e obstetra?
Para trabalhar na área da saúde da mulher, depois de formado, o médico precisa fazer a residência em Ginecologia e Obstetrícia, programa que tem duração de 3 anos e acesso direto.
O residente acompanha atendimento em ambulatórios especializados, em pronto-socorro, pré-natal, cirurgias, além de ter o aprendizado para a realização de exames de ultrassonografia.
Para conseguir ser aprovado no programa de residência, o médico deve escolher uma graduação de qualidade. Então, pesquise por instituições de ensino de credibilidade, como a UNINASSAU, que integra conteúdo teórico e prático para que o aluno tenha uma formação sólida.
Aqui você tem aulas com professores altamente capacitados e conta com laboratórios completos, com a melhor tecnologia para que você tenha uma ótima experiência acadêmica.
E aí? Gostou de saber o que faz o ginecologista e obstetra? Atuar com os cuidados de saúde da mulher e acompanhamento da gestante permite um trabalho bem amplo e pode ser bastante gratificante.
Quer conhecer outros diferenciais da UNINASSAU? Conheça todas as vantagens de fazer a Faculdade de Medicina com a gente!