Se tem uma lição aprendida durante a pandemia do coronavírus, é a importância do Dia do Enfermeiro. Esse profissional, literalmente, salva vidas — e é o apoio principal do médico nas tarefas diárias.
Responsável pelos principais cuidados com os pacientes, os enfermeiros são verdadeiros heróis nos hospitais. Afinal, toda essa atenção representa responsabilidade, dedicação, respeito, ética, comprometimento, carinho, amor e respeito.
Por todos esses fatores, é fundamental homenagear esse profissão na sua data. Como fazer isso? Neste post, trazemos algumas ideias para você se inspirar. Confira!
Qual é o Dia do Enfermeiro?
O Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio em todo o mundo. No Brasil, a data foi instituída em 1938 pelo Decreto 2.956.
Apesar disso, é comum encontrar essa data como sendo em 10 de agosto. Isso porque foi nesse dia que o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto já citado.
Algo similar acontece com o Dia do Professor, que é comemorado em datas diferentes, de acordo com o país.
Qual a origem do Dia do Enfermeiro?
Diferentemente do Dia do Administrador ou do Dia do Contador, a data foi definida como uma homenagem ao marco da enfermagem moderna, Florence Nightingale. Ela ganhou notoriedade por ter sido pioneira no tratamento de feridos na Guerra da Crimeia.
Foi a partir de seus esforços que a Escola de Enfermagem foi fundada no Hospital St. Thomas, em Londres, ainda em 1860. Por isso, Florence é considerada a mãe da enfermagem moderna.
Além disso, ela treinou enfermeiras durante a guerra e realizou rondas durante a noite para auxiliar soldados feridos. A data definida foi 12 de maio, porque foi nesse dia que Florence nasceu, ainda no ano de 1820.
Portanto, a homenagem à Florence Nightingale é semelhante à que Tiradentes recebeu. Afinal, ambos foram reconhecidos por sua coragem e bravura.
Semana da Enfermagem
No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, também é celebrada a Semana da Enfermagem. Ela é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio desde a década de 1940.
Essa celebração foi criada também como uma homenagem à Florence Nightingale e à Ana Néri. Essa foi a primeira enfermeira brasileira a fazer seu alistamento voluntário em combates militares.
O que faz um enfermeiro?
A rotina do enfermeiro é focada no cuidado com os pacientes. Portanto, ele busca garantir o conforto e o bem-estar durante toda a sua internação.
Todo o trabalho é voltado para a assistência ao paciente. Por exemplo, aplicando injeções, fazendo curativos etc., medindo a temperatura e até realizando procedimentos mais complexos durante uma cirurgia.
Devido à grande variedade de trabalhos prestados, esses profissionais podem trabalhar em clínicas, postos de saúde e hospitais. Eles também podem ser classificados como enfermeiros de:
- hospital;
- emergência;
- centro cirúrgico;
- obstetrícia;
- resgate;
- atendimento domiciliar.
O que definirá essa categoria é o foco de atuação e as especializações realizadas pelo profissional.
Qual a importância dessa profissão?
Como ficou claro durante a pandemia e em outras situações de emergência, os enfermeiros são fundamentais. Esses profissionais são essenciais para o sistema de saúde e formam a base de todo o atendimento médico e hospitalar realizado.
Tanto é que dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que eles são responsáveis por:
- 60% a 80% de todas as ações dentro da atenção básica;
- cerca de 90% das ações de saúde em geral.
Inclusive, os enfermeiros são o principal ponto de contato dos brasileiros que precisam de cuidados médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Tudo isso evidencia que, sem esse profissional, não há cuidado aos pacientes eficiente. Ou seja, esses profissionais merecem o reconhecimento de todos e a valorização de toda a equipe.
Como você pôde perceber, o Dia do Enfermeiro é mais do que uma data. É um momento para celebrar as conquistas e todo o carinho que esse profissional tem em relação aos seus pacientes.
Por isso, sempre é a hora certa de fazer uma homenagem ao Dia do Enfermeiro. Agora, é só você colocar essas dicas em prática!
Gostou? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam homenagear esses profissionais!
Perguntas Frequentes
Dia do Enfermeiro e Dia da Enfermagem são a mesma coisa?
Sim, ambos são comemorados no dia 12 de maio.
Existem duas datas para o Dia do Enfermeiro?
No Brasil, sim. A data oficial é 12 de maio no mundo todo. No entanto, também há uma comemoração em 10 de agosto devido à data de publicação do Decreto que regulamentou o Dia do Enfermeiro.
Qual o salário de um enfermeiro?
O valor que um enfermeiro recebe por mês é R$ 3.092, em média. Os valores sofrem variações de acordo com as especializações de cada profissional.
Quanto tempo leva para se formar em enfermagem?
O curso tem uma duração de 5 anos.
Qual a idade mínima para fazer curso de Enfermagem?
É preciso ter 16 anos ou mais. Além disso, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou nível equivalente.
Qual é a diferença entre enfermeiro e técnico de enfermagem?
O técnico de enfermagem precisa da supervisão do enfermeiro e não pode cuidar de casos graves. Por sua vez, o enfermeiro é capacitado para lidar com pacientes críticos e situações de emergência.