Cursos tecnólogos: Tudo o que você precisa saber

Neste artigo, descubra tudo sobre os cursos tecnólogos e fique por dentro de todas as informações exclusivas dessa modalidade. Confira!

Os cursos tecnólogos são essenciais para os amantes de tecnologia mas com foco em estudantes que têm o propósito de concluir o ensino superior em menos tempo.

Dessa forma, essa modalidade de ensino possui seus requisitos e diferenciais, principalmente no que tange o ensino superior.

Pensando nisso, montamos esse guia completo para você entender como funciona essa modalidade de ensino. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo. Boa leitura!

O que são cursos tecnólogos?

Os cursos tecnólogos, também conhecidos como cursos técnicos superiores, consiste num tipo de graduação para quem pretende ingressar logo no mercado de trabalho, por isso, também é conhecido como graduação técnica.

Este modelo prepara os alunos para uma área específica de um curso específico. Para ingressar no Tecnólogo, os alunos devem ter diploma de ensino médio.

O curso tem disciplinas teóricas e práticas e atividades laboratoriais. Normalmente, requer um estágio obrigatório ou demonstração de trabalho de conclusão de curso (TCC).   

Cursos tecnólogos: diferença entra bacharelado e licenciatura?

 No ensino superior, uma dúvida muito comum é a diferença entre tecnólogos e programas tradicionais de bacharelado e licenciatura.

Essas três abordagens têm maior peso, são reconhecidas pelo MEC e podem ser feitas em sistema presencial ou a distância.

No entanto, existem certas características desses cursos que os diferenciam, uma das quais é a duração. Enquanto bacharelado e licenciatura podem durar entre 4 e 6 anos, os cursos tecnólogos duram entre 2 e 3 anos.

Outra grande diferença pode ser encontrada no curso. Os programas de bacharelado são mais amplos em escopo, com disciplinas teóricas e práticas. Esse recurso interfere até mesmo na nomeação de classes.

Em termos de avanço às outras etapas do nível superior, por exemplo, especialização; mestrado e doutorado, o curso possui o mesmo nível de graduação. Aliás, existe muita dúvida sobre o curso tecnólogo porque muitas vezes é confundido com cursos técnicos.

Porém, o curso tecnólogo se enquadra como um curso de ensino superior com foco na área de tecnologia. A seguir, mostramos as principais diferenças entre essas modalidades de ensino para você ficar atento em relação as principais características. Confira agora mesmo!

Diferenças entre cursos tecnólogos e cursos técnicos

Primeiro, como já mencionamos, o curso de Tecnólogo é um curso de nível superior. Os cursos técnicos são cursos de formação do ensino médio, ou seja, o equivalente a um diploma do ensino médio.

Outra diferença importante entre os dois cursos é o formato de admissão. Para os cursos técnicos, é suficiente um certificado de ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos.

Como já dissemos, os tecnólogos precisam de um diploma do ensino médio para serem realizados. Dessa forma, se você deseja aprimorar seus conhecimentos na área, pode fazer um curso técnico no ensino médio, assim como pode fazer um curso tecnólogo depois de concluir um curso técnico.

Quais são as áreas de estudo dos cursos tecnólogos?

Na atualidade, o Ministério da Educação (MEC) elenca os cursos tecnólogos em 13 áreas do conhecimento que compões os “eixos tecnológicos’’:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Essas são as áreas que estão à disposição dos alunos que buscam desenvolver seus conhecimentos em tecnologia.

Além disso, vale destacar que o diploma do curso tecnólogo é válido a nível de graduação, sendo reconhecido pelo próprio MEC.

Agora que você já sabe tudo sobre cursos tecnólogos, que tal certificar-se que essa área combina com o seu perfil? Confira nosso conteúdo sobre teste vocacional e fique por dentro da sua aspiração profissional!

Banner com linkagem para o Ebook sobre Mitos e verdades sobre EAD
Uninassau DigitalEste ebook vai te ajudar a decidir se fazer uma graduação a distância realmente é para você.Com este material você vai:Descobrir os 10 mitos e verdades sobre faculdade a distância;Ter dicas de como aproveitar melhor o seu aprendizado;Entender o porquê a UNINASSAU pode ajudar você, assim como já ajudou milhares de alunos, a conquistar a profissão desejada.Tire agora todas as suas dúvidas sobre o ensino a distância!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade