Quem pretende atuar em Medicina, mas especificamente na área cirúrgica, vai gostar de conhecer como funciona a cirurgia geral, que é a terceira especialidade com maior número de profissionais segundo o estudo Demografia Médica no Brasil de 2023.
Existe uma alta demanda por cirurgiões gerais, visto que eles realizam diferentes tipos de cuidados para salvar a vida do paciente.
Quer entender melhor o que é cirurgia geral, como funciona a residência na área e as principais habilidades para se dar bem na especialidade? Então não perca as informações que reunimos neste post para você!
O que é cirurgia geral?
É uma área médica que realiza diferentes procedimentos cirúrgicos, sendo uma especialidade que se divide em Cirurgia Abdominal, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Laparoscópica.
O objetivo da cirurgia geral é diagnosticar e tratar doenças, lesões ou deformidades. Assim, o médico utiliza diferentes técnicas, dependendo do quadro clínico, podendo fazer o corte e sutura dos tecidos de forma manual ou utilizar equipamentos para procedimentos minimamente invasivos.
Dessa maneira, o cirurgião geral é o médico indispensável em serviços de pronto-atendimento para atender casos de urgência e emergência, como vítimas de traumas. No entanto, ele também realiza as cirurgias agendadas, chamadas de eletivas.
Qual a importância dessa especialidade?
A cirurgia geral é uma especialidade de grande importância, pois engloba diferentes cuidados, desde as cirurgias abertas (com incisão) até as realizadas com equipamentos de laparoscopia com pequenas incisões, atuando em diferentes sistemas, órgãos e tecidos.
Assim, ele pode tratar várias áreas do organismo, lidar com casos de urgência e emergência, realizar biópsias para coletar tecidos, fazer o controle de hemorragias, retirar abscessos e tumores, realizar a captação de órgãos, entre outras atividades.
Logo, é um médico que vai conviver com diferentes casos clínicos, ou seja, diagnósticos e tratamentos variados em sua rotina. E é preciso destacar seu papel fundamental para salvar vítimas de violência e traumas.
Como funciona a residência em cirurgia geral?
Depois de formado em Medicina, o médico pode fazer a residência em cirurgia geral, que dura 3 anos. É uma rotina que exige bastante do profissional, pois a carga horária do programa é de cerca de 60 horas semanais.
Se for do interesse do residente, ele pode cursar mais um ano para se especializar em trauma ou mais dois anos para cirurgias avançadas.
É um programa em que o residente vivencia o atendimento em pronto-socorro, realização de diferentes técnicas cirúrgicas, acompanhamento pós-operatório, entre outras situações.
Além disso, a residência em cirurgia geral é pré-requisito para a especialização em outras áreas cirúrgicas, como Urologia, Cirurgia Plástica, Medicina Intensiva, entre outras.
Quais são as habilidades para cirurgião geral?
Para ser um bom cirurgião geral é necessário que médico desenvolva algumas habilidades, como:
- proatividade, sabendo agir antes que alguma complicação aconteça;
- resolução de problemas, visto que o diagnóstico, muitas vezes, é realizado no momento da cirurgia em casos de emergência;
- firmeza na tomada de decisão para reparar um órgão ou tecido para conter uma hemorragia, por exemplo;
- resistência física para a carga de trabalho intensa;
- trabalho em equipe, pois ele atua junto a outros profissionais de saúde;
- resiliência, para conseguir trabalhar sobre pressão e para enfrentar plantões em pronto-socorros;
- precisão no trabalho manual na realização das técnicas cirúrgicas;
- comprometimento em se manter sempre atualizado com as novidades, tendências e tecnologias da sua área.
Quando ganha esse profissional?
A remuneração média do cirurgião geral é de R$ 8.461,00, sendo que o valor pode ser muito maior dependendo da carga horária que o profissional cumpre, seu nível de experiência, cidade de atuação e ainda do tipo de cirurgia realizada.
É uma área com boa demanda de trabalho, tanto no setor público como no privado, afinal o cirurgião geral é a especialidade médica que não pode faltar em hospitais, tanto para as cirurgias de urgência como para as cirurgias eletivas.
Está pensando em estudar Medicina? Conheça a UNINASSAU
Para se tornar um cirurgião geral, o primeiro passo é ter uma formação sólida e completa em Medicina. Esse é o compromisso da graduação da UNINASSAU, que oferece um conteúdo programático atualizado nas aulas práticas e teóricas para que você esteja preparado para os principais desafios da carreira.
A UNINASSAU tem conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), conta com professores altamente qualificados e uma infraestrutura de primeira em salas e laboratórios para que você tenha o melhor aprendizado e uma experiência acadêmica de excelência.
Outro destaque é a metodologia de ensino, focado na integração curricular, ou seja, os conhecimentos das aulas teóricas têm ligação com a aquisição das habilidades clínicas desde o início do curso.
Gostou de conhecer como é o trabalho na cirurgia geral? É uma área para quem gosta de adrenalina e para quem tem interesse em curar doenças e salvar a vida dos pacientes em situações mais críticas. Sem contar que é a oportunidade para tratar diferentes doenças e condições.
Para que você realize seu sonho em atuar como médico, escolhendo a especialidade que é a sua cara, busque uma instituição de ensino superior de qualidade. Conheça todas as vantagens da Faculdade de Medicina da UNINASSAU e se programe para começar uma trajetória de sucesso com a gente!
Perguntas frequentes
Onde é aplicada a cirurgia geral?
O cirurgião geral realiza diferentes tipos de cirurgias, sendo um profissional importante em pronto-socorro para atendimento de urgências e emergências. No entanto, ele também faz cirurgias eletivas.
Quando procurar cirurgia geral?
São médicos especializados em realizar cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma.