Saúde pública: conceito, importância e estrutura do SUS no Brasil

A saúde pública garante acesso universal e gratuito à saúde no Brasil por meio do SUS, que atua na prevenção, tratamento e promoção do bem-estar da população.

Os estudantes de Medicina devem se dedicar às aulas da faculdade e ao estágio para se preparar bem para uma determinada especialidade, mas, além disso, precisam ter clareza sobre o que é saúde pública, sua importância e como ela é estruturada no Brasil.

Por aqui, a gente conta com o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema robusto de saúde pública. E aí? Quer descobrir mais sobre esse assunto? Acompanhe as informações que reunimos neste post para você!

O que é saúde pública?

A saúde pública se refere a todas as ações coordenadas pelo Estado para garantir a prevenção em saúde, além da qualidade de vida e bem-estar físico e mental de toda a população, seja qual for sua classe social.

Trata-se da organização de serviços de saúde, a nível federal, estadual e municipal, para garantir o atendimento da população desde a atenção primária à saúde até serviços de alta complexidade.

Qual a importância da saúde pública?

Garantir o acesso democrático ao atendimento em saúde é uma das premissas da saúde pública, sendo uma área de grande relevância social. O objetivo é que todas as pessoas sejam acolhidas sem qualquer distinção.

Além da realização de consultas, exames e tratamentos, a saúde pública se destaca também nas ações de prevenção à saúde, especialmente com as campanhas de vacinação, que podem erradicar doenças, controlar infecções e combater epidemias.

Dessa forma, é uma área que garante que a população viva mais saudável, reduzindo a mortalidade por doenças, incapacidades e hospitalizações.

Qual a origem do conceito de saúde pública?

A saúde, vista com algo que deveria ser uma preocupação do Estado, se iniciou ainda no século XVII, na Europa, com o crescimento das cidades, o que resultou em mais pessoas dividindo o mesmo espaço.

Assim, o medo de epidemias e a necessidade de redução de mortalidade foi um impulso para que houvesse a necessidade de criação de estratégias para proteger a saúde da população.

No Brasil, ações de saúde pública puderam ser vistas com Oswaldo Cruz, médico e cientista que implementou medidas sanitárias para combater a febre-amarela. Em 1904, o médico promoveu a vacinação obrigatória contra a varíola, o que gerou uma rebelião popular.

Até a década de 1920, a população de baixa renda no Brasil dependia das Santas Casas para ter acesso ao atendimento em saúde que, em muitos locais, era precário. 

Depois disso, os serviços públicos de saúde passaram a ser oferecidos a quem contribuía para a Previdência Social por meio do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Somente em 1989, com a Constituição Federal, a saúde passou a ser vista como um direito de todo cidadão e, em 1990, o SUS foi criado, uma conquista social de grande importância. 

Saúde pública no Brasil

O Brasil é destaque mundial no acesso universal à saúde com o SUS. Entenda melhor como esse sistema funciona!

O que é o SUS?

SUS é a sigla para Sistema Único de Saúde e pretende garantir acesso integral, gratuito e universal à saúde. Foi criado com a Lei 8.080/1990 para oferecer atenção integral à saúde a toda a população.

Estrutura do SUS

A estrutura do SUS é descentralizada, assim temos o Ministério da Saúde, sendo o gestor nacional do Sistema, que faz a elaboração, fiscalização, monitoramento e avaliação das políticas e ações.

Já as secretarias estaduais de saúde, que também participam da elaboração de políticas e ações, oferecem apoio aos municípios. Tem ainda as secretarias municipais de saúde, que planejam e executam as ações em saúde.

Dessa maneira, o atendimento conta com hospitais, unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, hemocentros e laboratórios.

Serviços oferecidos

O SUS tem uma atuação bem ampla, realizando diferentes serviços, como:

  • atenção primária à saúde;
  • serviços de média e alta complexidade, incluindo transplantes de órgãos;
  • serviços de urgência e emergência;
  • vigilância epidemiológica;
  • vigilância sanitária;
  • assistência farmacêutica.

Quem pode utilizar o SUS?

Todos os cidadãos, de qualquer classe social e de qualquer localidade do país, podem acessar os serviços do SUS.

O estudante de Medicina precisa atender pelo SUS?

Os alunos de Medicina podem conhecer, na prática, como funciona a saúde pública, pois eles prestam atendimento com supervisão em unidades básicas de saúde e hospitais.

Aqui neste conteúdo você viu o que é saúde pública e como esse tema tem grande importância social, prevenindo doenças e atuando em prol da qualidade de vida da população.

Está se preparando para o vestibular de Medicina? Então, confira as características da faculdade de Medicina da UNINASSAU, instituição de ensino que tem nota máxima do MEC e que conta com a melhor estrutura para que você tenha uma formação de qualidade!

Outras dúvidas sobre saúde pública que podem ajudar

  1. Quais são as opções de atendimento para quem não pode utilizar o SUS?

    Todos os cidadãos têm acesso ao SUS, independentemente da condição social. Outras opções de atendimento em saúde no Brasil são os serviços particulares e os de planos de saúde.

  2. Quem não tem cartão do SUS pode ser atendido?

    A pessoa pode receber atendimento pelo SUS, mesmo sem o cartão, visto que todo o cidadão tem o direito à saúde. Porém, o cartão é solicitado em atendimentos que não são emergenciais, como as consultas em unidades básicas de saúde. 

  3. Como o SUS é financiado? 

    O SUS é financiado pelo pagamento de tributos da população, arrecadados nas esferas federal, estadual e municipal, e também recebe recursos da Seguridade Social.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade