Imagine a emoção de se formar como médico, ou seja, chegar naquele momento de fazer o juramento de medicina? Esse é o sonho de muita gente, que pega firme nos estudos do vestibular para entrar na faculdade de Medicina.
Mas, afinal, o que fala o juramento de Hipócrates e quais mudanças esse texto passou ao longo do tempo? Fique ligado no nosso post e entenda melhor sobre esse ato solene tão marcante na colação de grau dos médicos!
O que é o juramento na medicina?
É um juramento que os médicos realizam na colação de grau, demonstrando seu compromisso com a história da medicina, com a profissão e com os pacientes. É um ritual solene da formatura que mostra à sociedade que o médico vai trabalhar segundo os valores da profissão.
Assim, eles repetem um texto que, acredita-se que tenha sido escrito por Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.). É um juramento que tem como objetivo honrar essa carreira tão nobre.
Considerado o pai da medicina, Hipócrates foi quem passou a enxergar a prática médica como ciência, ou seja, separando-a da magia.
O que diz no juramento de Hipócrates?
O juramento de Hipócrates diz que o médico dedica seus serviços à humanidade e que respeita a vida humana, priorizando a saúde e bem-estar dos pacientes. Ou seja, é um discurso que o médico faz perante à sociedade de seu compromisso com a medicina.
Em resumo: com esse ato solene na colação de grau, o médico declara que vai trabalhar seguindo os princípios éticos da profissão, atuando com consciência, honra e dignidade.
O juramento original foi redigido em grego clássico e, pelo fato de ser um documento bastante antigo (escrito no século V a.C.), ele já passou por diversas mudanças para se adequar à realidade da medicina.
Quais mudanças foram feitas no juramento de medicina?
O juramento de Hipócrates é milenar, ou seja, é natural que tenha sofrido alterações. No entanto, essas mudanças só passaram a ocorrer a partir do final da década de 1940.
As novas versões do juramento são realizadas pela Associação Médica Mundial (World Medical Association – WMA), mas, mesmo com as alterações, o juramento de medicina ainda mantém sua essência. As mudanças ocorreram em:
- 1968, na 22ª Assembleia Geral da WMA;
- 1983, na 35ª Assembleia Geral da WMA;
- 1994, na 46ª Assembleia Geral da WMA;
- 2005 e 2006, na qual o documento passou por uma revisão editorial em sessões do Conselho da WMA;
- 2017, última atualização do juramento realizada na 68ª Assembleia Geral da WMA.
Quais são os impactos dessa mudança?
As alterações no juramento de Hipócrates são importantes para acompanhar os avanços da Medicina, bem como no papel do médico que, além de salvar vidas e curar doenças, precisa atuar sempre focado no respeito e bem-estar do paciente.
Dessa maneira, no novo juramento, o médico declara que vai respeitar também a autonomia dos pacientes e não permitirá que qualquer tipo de discriminação (idade, raça, cor, sexo, orientação sexual, religiosa e outros) interfira no seu trabalho.
O médico jura também que vai respeitar seus professores e colegas de profissão e que vai compartilhar seu conhecimento em benefício do paciente e dos avanços na área da saúde.
Por fim, o juramento da medicina também diz que o médico não vai utilizar seu conhecimento para violar direitos humanos.
Como funciona o juramento de Hipócrates na prática?
Como você viu, o texto declamado na formatura dos médicos tem como objetivo se comprometer com a medicina e com os princípios éticos da profissão.
Dessa maneira, não deve ser apenas visto como uma parte do ritual da formação acadêmica e sim como algo que deve ser praticado no dia a dia da rotina do médico.
É preciso respeitar o paciente em qualquer tipo de atendimento prestado, entendendo que ele tem autonomia para tomar decisões, além de trabalhar de maneira imparcial. Outro ponto importante é que o profissional deve se manter atualizado para prestar um serviço de qualidade.
Vale destacar que muitos aspectos do juramento constam no Código de Ética da Medicina, documento do Conselho Federal de Medicina (CFM), que precisa ser seguido por todos os médicos.
Está pensando em estudar Medicina? Conheça a UNINASSAU
Para percorrer uma jornada de ensino de qualidade, é essencial buscar uma boa faculdade, como a UNINASSAU. A instituição de ensino tem conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), além de utilizar metodologias modernas de aprendizagem.
No nosso curso, as aulas são ministradas por professores altamente capacitados e você conta com a melhor infraestrutura de laboratórios e equipamentos. Além disso, você recebe todo o suporte necessário para uma trajetória acadêmica de sucesso.
Gostou de conhecer os principais aspectos do juramento de medicina? Se você quer atuar na carreira médica, o primeiro passo é escolher uma instituição de ensino de qualidade para receber a melhor formação.
Quer descobrir todas as vantagens em estudar da UNINASSAU? Conheça todos os diferenciais do nosso curso de Medicina!
Outras dúvidas sobre o juramento de medicina que podem ajudar
O que Hipócrates dizia?
Ele considerava o corpo como uma unidade viva e passou a estudar a prática da medicina como uma ciência, buscando explicação racional para as doenças.
Quem foi o patrono da medicina?
Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) é considerado o pai da medicina, por isso, na formatura, os médicos realizam o ato solene declamando o Juramento de Hipócrates.