As mudanças tecnológicas transformaram a nossa maneira de se comunicar, de se relacionar e até mesmo de atuar no ambiente corporativo. Mas, afinal, você sabe o que é Business Intelligence e qual a sua importância para os negócios?
A seguir, tire essas dúvidas e aproveite para entender a necessidade das empresas adotarem uma tomada de decisões mais assertiva por meio de dados e informações concisas. Boa leitura!
O que é Business Intelligence?
O Business Intelligence (também conhecido como Inteligência de negócios ou BI) é um sistema que auxilia as empresas nos processos de tomada de decisão, por meio da coleta, análise e visualização de dados e históricos empresariais.
Além disso, a Inteligência de Negócios abrange outras tecnologias, como aplicativos, infraestrutura de dados e redes, incluindo ferramentas que permitem o acesso a informações que otimizam o desempenho e as decisões da alta direção.

Como o Business Intelligence funciona?
Para entender como funciona o Business Intelligence, é importante lembrar que a informação isolada não gera nenhum valor ou resultado para as empresas.
Por isso, existe a coleta e análise desses dados dentro de um contexto, criando pontos de vista e aplicações práticas para a informação em questão, fazendo com que ela possua valor estratégico para os negócios e seus segmentos.
Ao compreender o que é Business Intelligence, é essencial conhecer as suas fases, sendo elas a coleta de dados, análise de tendências e inconsistências, monitoramento e por fim, a tomada de decisão. Detalhamos, a seguir, cada uma dessas etapas. Confira!
Coleta de dados
A primeira fase do BI consiste na coleta de dados, onde são definidos quais são os indicadores importantes para empresa e para as estratégias, dependendo do objetivo organizacional.
Podemos citar como exemplo de dados o volume e o resultado dos investimentos, vendas, lucros, custos de produção, dentre tantos outros. Cada negócio deve ter uma relação própria de KPIs, indicadores prioritários para medir a evolução das ações.
Vamos utilizar um exemplo prático para ajuda-lo a compreender melhor. Digamos que você percebeu que os seus canais de comunicação com os seus clientes estão com algum problema, mas ainda não identificou qual é.
Isso significa que a sua coleta de dados será nas ferramentas de interação com os seus clientes, seja por meio de redes sociais, seja pela ações no mundo físico ou na aplicação de pesquisas de satisfação.
A partir desses dados coletados, é necessário fazer uma investigação estratégica para descobrir a causa da elevação das reclamações ou mesmo as razões pelas quais elas reduziram drasticamente. Com base nesse estudo, será possível fazer ações mais assertivas.
Análise de dados
Coletados os dados, é necessário realizar a análise do que foi identificado e definir os parâmetros para começar uma mudança.
Por meio dessa análise, é possível compreender que o principal conceito sobre Business Intelligence é a ação embasada em dados concretos. Ou seja, não tem espaço para achismos.
A partir daqui ocorre a ação para a mudança efetiva, seja por meio de relatórios, gráficos ou qualquer que seja o método para organizar os dados e facilitar a sua compreensão.
Inclusive, muitas empresas organizam estas informações em dashboards e usam ferramentas como Metabase, Datastudio ou Power BI, que são uma espécie de painel interativo onde as informações são disponibilizadas para consultas, e claro, atualizações.
Tenha em mente que para uma informação ser realmente válida, é necessário que ela esteja atualizada e condizente com a realidade.
Compartilhamento dos dados
Como dito no tópico anterior, é essencial que as informações sejam compartilhadas com os setores interessados para que as decisões sejam de conhecimento dos gestores do negócio.
Por isso, elas devem estar disponíveis para estes setores, tanto para os gerentes e líderes quanto para os colaboradores responsáveis pelas ações e rotinas diárias, que são as pessoas que fazem com que as estratégias aconteçam.
Inclusive, será por meio deste acesso que os profissionais poderão avaliar rapidamente se as novas ações deram efeito ou não.
Monitoramento
Por fim, temos a fase de monitoramento, que consiste na atualização dos resultados e insights trazidos pelas informações tratadas.
Nesta etapa, após as decisões tomadas, é necessário acompanhar se a estratégia teve o resultado esperado ou se terá que promover novas mudanças.
Torna-se possível buscar novos dados pertinentes à empresa, sem esquecer de monitorar a movimentação do mercado, acompanhar as suas tendências e necessidades do público-alvo do negócio.
Aliás, o profissional de BI deve sempre estar atento para o que ocorre além das fronteiras da empresa, pois a sazonalidade e fatores externos podem interferir no dia a dia do negócio, impactando-o, sem que haja um problema na operação. Ele precisa saber identificar esses fatores e informar a gestão.
Qual a importância do Business Intelligence nas empresas?
Com estratégias e práticas eficazes de Business Intelligence, as empresas podem avaliar seus clientes analisando seus padrões de compra e criando personas adequadas. Esses métodos ajudam a desenvolver melhores produtos e experiências ricas para seus usuários.
Um exemplo em que as organizações aproveitam o poder do BI para entender os clientes é o processo de segmentação. A maioria das empresas recebe feedback dos usuários em tempo real para reter os leads e abordar novos consumidores.
Além disso, as organizações que utilizam inteligência de negócios têm melhor controle e visibilidade sobre seus processos. Isso os ajuda a identificar e corrigir erros ou ineficiências nas estratégias existentes. Também lhes permite lidar com imprevistos que possam surgir.
Ter uma solução robusta de inteligência de negócios permite que você aumente a eficiência da sua empresa, melhore o desempenho geral e amplie os lucros.
A disponibilização de dados em todos os departamentos reduz os tempos de espera para solicitações de relatórios e aumenta a produtividade de todas as equipes com recursos de autoatendimento.
Os dados devem estar disponíveis para todos na organização. Eles ajudam as equipes a se manterem informadas e a tomar decisões baseadas em informações concretas.
Como é o mercado para um profissional de Business Intelligence?
À medida que os dados coletados pelas empresas se tornam cada vez mais vastos e complexos, torna-se muito mais importante para as organizações utilizarem esses dados de maneira eficaz.
Esses “dados desordenados” podem se tornar difíceis até mesmo de navegar, quanto mais de gerenciar e refinar para obter insights reais. É aí que entra os profissionais de Business Intelligence.
Os analistas de inteligência de negócios ajudam uma empresa a usar os dados coletados para aumentar a eficiência da empresa e maximizar os lucros.
Além disso, são responsáveis por vasculhar grandes quantidades de dados consultando bancos de dados de forma eficaz e, em seguida, produzem relatórios e identificam tendências para gerar insights de negócios acionáveis.
Esses profissionais devem ter uma variedade de habilidades analíticas, que os sirvam bem no mundo de análises combinadas com Data Science, especialmente análise de dados, bem como uma compreensão de negócios aguçada para solucionar problemas.
É por isso que a demanda por analistas de inteligência de negócios está aumentando. O mercado está aquecido com uma infinidade de empresas buscando informações para tomar decisões mais estratégicas
Sendo assim, trata-se de um área bastante promissora e em constante ascensão, tendo em vista o desenvolvimento tecnológico de novas ferramentas voltadas para o ambiente organizacional e a necessidade de profissionais qualificados para atuar nesse setor.
Benefícios de tomar decisões com base em dados
Partindo do conceito que envolve a inteligência de negócios, vale a pena considerar as vantagens da sua aplicação nas empresas. De modo geral, o BI proporciona:
- Rapidez na análise de informações e tomada de decisões;
- Maior compreensão dos comportamentos e necessidades do cliente;
- Histórico e tendências da sua empresa;
- Acompanhamento preciso das mais diversas áreas, sejam elas marketing, vendas, RH ou processos internos;
- Possibilidade de antever problemas.
Agora que você já sabe o que é Business Intelligence, sua aplicação nas empresas e a importância das estratégias que cercam essa setor, aproveite para conhecer melhor a área de TI e fique por dentro dos segmentos de Tecnologia da Informação!
Outras dúvidas relacionadas sobre Business Intelligence que podem ajudar!
Quanto ganha um profissional de Business Intelligence?
A média salarial para quem trabalha com Business Intelligence é de R$4.400,00.
Quem é considerado o pai do Business Intelligence?
Howard Dresner é considerado o pai do Business Intelligence, sendo um dos principais nomes a espalhar a definição e conceito desse sistema.