Para os médicos, além do jaleco, as luvas utilizadas em unidades de saúde também não podem faltar durante cirurgias e procedimentos. Mas é preciso destacar que há diferentes tipos de luva, cada uma com uma indicação diferente.
E aí? Quer saber mais sobre as luvas hospitalares, por que seu uso é tão importante e também como fazer seu descarte da forma correta? Vem com a gente e confira o post que elaboramos para você!
O que são luvas hospitalares?
As luvas hospitalares são um equipamento de proteção individual (EPI) que devem ser utilizadas por médicos e outros profissionais de saúde tanto em procedimentos cirúrgicos quanto procedimentos não cirúrgicos.
Dessa maneira, é um item para ser utilizado em hospitais e clínicas, bem como em laboratórios. As luvas hospitalares são descartáveis e podem ser:
- luvas cirúrgicas: que são estéreis, ajustáveis e anatômicas, sendo indicadas para a realização de procedimentos invasivos, procedimentos radiológicos, parto vaginal, além de preparação de nutrição parenteral total e de medicamentos quimioterápicos;
- luvas não cirúrgicas ou luva de procedimentos: indicadas para situações em que pode haver contato com secreções, sangue ou produtos químicos.
Qual a importância das luvas hospitalares?
As luvas hospitalares fazem parte dos materiais do curso de Medicina, e são indicadas para evitar a contaminação de profissionais de saúde e pacientes, trazendo mais segurança para a realização de diferentes procedimentos.
Trata-se, portanto, de um EPI que funciona como uma barreira contra infecções, sendo que seu uso é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com isso, os profissionais evitam a contaminação por contato com sangue ou fluido corporal dos pacientes. Por outro lado, as luvas hospitalares também evitam que os profissionais transmitam microrganismos aos pacientes.
Como é um item de segurança no ambiente hospitalar, saiba que as luvas são classificadas como dispositivos médicos e precisam ter o Certificado de Aprovação (CA), documento emitido pelo Ministério do Trabalho, que comprova que o item é seguro e segue as normas nacionais.
Quem deve utilizar as luvas hospitalares?
As luvas hospitalares devem ser utilizadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde. Estudantes de Medicina que forem realizar procedimentos com supervisão em estágios ou realizar atividades laboratoriais também precisam fazer uso da peça.
Na hora de utilizar o EPI, é preciso, antes de vestir, fazer a higienização completa das mãos e, para retirar, é necessário que o profissional tenha cuidado, puxando a luva a partir do punho e pelo avesso, a fim de evitar contaminação.
Em quais ocasiões as luvas são indispensáveis?
É obrigatório o uso das luvas hospitalares nas cirurgias e em procedimentos que exijam algum contato com sangue, fluidos corporais ou membranas mucosas dos pacientes.
É indispensável seu uso também caso o profissional tenha que manipular algum material que possa estar contaminado. E, caso a pessoa note que a luva está com algum corte ou furo, é necessário fazer a troca imediata do item.
Vale destacar que nas situações de contato com paciente em que não haja secreções ou sangue, como medir a temperatura ou aferir a pressão arterial, não existe a necessidade de o profissional fazer o uso das luvas hospitalares.
Quais os tipos de luvas hospitalares?
Existem diferentes materiais quando o assunto é a luva hospitalar. Confira abaixo as características de cada um!
Luvas de Látex
O látex é um produto de extração vegetal, sendo que a luva feita com esse material apresenta boa elasticidade, vedação, proteção e conforto.
Ela fica como uma “segunda pele”, permitindo a sensibilidade tátil, o que facilita na realização de procedimentos que exigem precisão do profissional.
Luvas de Nitrilo
As luvas de nitrilo são feitas de um material sintético, sendo indicada para quem tem alergia ao látex. São as que apresentam a maior resistência a desgastes, rasgos e perfurações, protegendo o profissional contra possíveis infecções.
Luvas de Vinil
Também é indicada para pessoas que tenham alergia ao látex, sendo uma luva resistente as contaminações e agentes químicos. Além do setor da saúde, as luvas de vinil têm indicação para uso industrial, serviços de limpeza, na gastronomia e estética.
Luvas de Polietileno
São luvas que protegem contra contaminação, cortes e agentes químicos em trabalhos leves e moderados, oferecendo resistência e sensibilidade tátil.
Como descartar as luvas hospitalares?
Médicos, estudantes de Medicina e profissionais de saúde que utilizam as luvas hospitalares precisam ter atenção na hora do descarte.
Além de retirar o item pelo punho do lado avesso, é preciso que ela seja descartada em um lixo especial identificado, chamado de lixo hospitalar, que será coletado por empresa licenciada. Ou seja, não se pode jogar a luva usada no lixo comum.
Após retirar e descartar o EPI, o profissional deve fazer a higienização completa das mãos.
Como você viu, as luvas hospitalares são equipamentos de segurança que devem seguir normas reguladoras para proteger profissionais e pacientes durante cirurgias e outros procedimentos de saúde.
Se você quer trabalhar na saúde e está pensando em fazer Medicina, precisa conhecer boas faculdades. Confira todos os diferenciais da graduação em Medicina da UNINASSAU e inscreva-se no nosso vestibular!