O Dia do profissional de Contabilidade é celebrado anualmente em 25 de abril e serve como um farol para reconhecer a importância fundamental da profissão contábil no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Mais do que números e relatórios financeiros, a contabilidade representa a espinha dorsal das empresas, instituições e nação, fornecendo a base para decisões estratégicas, planejamento fiscal e crescimento sustentável.
A seguir, preparamos um conteúdo especial com as principais informações sobre a data, destacando a relevância da área e a importância em prestar as devidas homenagens a esses profissionais. Boa leitura!
Quando é comemorado o Dia do Profissional de Contabilidade?
No Brasil, o Dia do Profissional de Contabilidade é comemorado, anualmente, em 25 de abril.
Porém, é preciso ter muita atenção para acabar não confundindo com outras datas que fazem referência às carreiras em finanças, como 22 de setembro (Dia do Contador), 12 de janeiro (Dia do Empresário de Contabilidade) e 20 de novembro (Dia do Técnico em Contabilidade).
Como surgiu essa data?
A data surgiu em 1926, como uma homenagem ao senador João Lyra Tavares. Ele foi um dos pioneiros da área e lutou pela regulamentação da profissão no país, que viria a acontecer em 1931, por meio do Decreto n°20.158.
A criação de novas diretrizes mudou toda a história dos profissionais e acadêmicos, pois a ciência contábil passou a ser legitimada junto aos órgãos públicos e à sociedade, e os registros financeiros começaram a ter maior credibilidade.
Qual a importância da profissão para a sociedade?
O Dia do Profissional de Contabilidade homenageia aqueles que prestam serviços contábeis tão essenciais para nossa sociedade. A principal função desses profissionais é promover a transparência financeira nos registros das organizações.
Os contadores também são importantes por ajudarem no planejamento financeiro e na tomada de decisão por meio de relatórios que geram.
Além disso, eles ajudam a identificar fraudes ou irregularidades financeiras, e orientam na economia de recursos, reduzindo desperdícios que resultam em lucro para as empresas.
Esses profissionais se desafiam a cada dia, lidando com a criação de novas tecnologias e mudanças nas legislações fiscais.
É comemorado em outros países?
Além do Brasil, vários outros países celebram a data. Mas vale lembrar que, por questões culturais e convenções, cada nação elege um dia do ano para a homenagem.
Confira quando a data é comemorada ao redor do mundo:
- Argentina: 8 de agosto;
- Austrália: 1º de novembro;
- África do Sul: 7 de julho;
- Alemanha: 18 de junho;
- Canadá: 1º de setembro;
- China: 10 de outubro;
- Espanha: 8 de novembro;
- Estados Unidos: 16 de abril;
- França: 21 de setembro;
- Índia: 1º de julho;
- Itália: 14 de julho;
- Japão: 22 de setembro;
- México: 1º de julho;
- Portugal: 15 de maio;
- Reino Unido: 1º de novembro;
- Suécia: 28 de fevereiro;
- Suíça: 12 de novembro.
Quais os maiores nomes da contabilidade no Brasil e no mundo?
Todos os profissionais da contabilidade merecem reconhecimento, mas alguns deles se destacaram na área por serem pioneiros ou por ganharem influência na comunidade contábil. Conheça alguns dos maiores nomes do país:
João Lyra Tavares
Nascido em 1871, desde jovem ele exercia a função de guarda-livros. Tavares foi um pioneiro da área no país, chegando a ser conhecido como Patrono da Contabilidade Brasileira.
Foi político, professor e economista brasileiro, sendo convidado, inclusive, para ajudar no planejamento da contabilidade do Tesouro Nacional quando esteve no Rio de Janeiro.
Esse profissional representou tão bem a área da ciência contábil, que hoje a maior premiação oferecida aos contabilistas tem o seu nome. Receber uma medalha João Lyra Tavares é o ápice do reconhecimento das habilidades de um contador.
Antônio Lopes de Sá
Nascido em 1927, Lopes de Sá foi um condecorado escritor e contabilista, detentor de uma medalha de ouro na premiação João Lyra de Tavares.
Muito respeitado e reconhecido tanto no Brasil quanto no mundo, ele foi considerado um dos melhores profissionais da área.
Ele teve uma carreira notável, dedicando sua vida a produzir obras sobre contabilidade e assumiu por diversos mandatos o posto de presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
Ana Maria Elorrieta
Elorrieta iniciou a carreira na Argentina, na área de auditoria, e hoje é considerada uma das 50 contabilistas mais influentes em todo o mundo.
Sua notoriedade a levou a ser indicada como representante do Brasil na International Federation of Accountants, uma grande honraria que destaca sua capacidade e experiência na área.
Essa mulher inspiradora é muito conhecida no meio contábil e, sem dúvida, faz parte da história da profissão em nosso país. Por isso, ela compõe a lista dos imortais da Academia Paulista de Contabilidade.
Luca Bartolomeo de Pacioli
Conhecido como o pai da contabilidade, Pacioli nasceu em 1445. Foi um frade italiano e um famoso escritor, professor e matemático. Ele se destacou ao criar seu livro chamado Summa, que explicava álgebra em termos mais compreensíveis e didáticos.
Foi ele quem descreveu o método das partidas dobradas, que registra as entradas e saídas, tão fundamentais na contabilidade. Seus estudos contribuíram na compreensão da disciplina na época, sendo um grande feito que revolucionou a profissão.
Como você pode notar, mesmo sendo uma profissão antiga, ela se mostra cada dia mais inovadora e interessante, se adaptando aos avanços tecnológicos e aumentando mais ainda sua relevância.
E o Dia do Profissional de Contabilidade é uma forma de homenagear quem faz parte da área e se dedica a evoluir a cada dia as técnicas que tornam o controle financeiro mais dinâmico e eficiente.
Portanto, não deixe de prestar suas homenagens e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam celebrar a data!