Existe uma área da Medicina que se volta para a saúde mental e comportamento humano. É claro que estamos falando da Psiquiatria. Mas, afinal, o que faz o psiquiatra? Qual tipo de atendimento realiza e quais doenças e condições ele pode tratar?
Se você tem interesse sobre essa carreira, vai gostar de acompanhar este post. Continue a leitura e entenda como funciona a Psiquiatria, sua importância e as atribuições de um psiquiatra!
O que é Psiquiatria?
É a área médica que atua com o diagnóstico e tratamento de problemas psíquicos, dos mais simples aos mais graves. Dessa forma, podemos dizer que o psiquiatra é quem trata problemas emocionais, atuando ainda na prevenção de transtornos e reabilitação de pacientes.
Ele atende casos que podem trazer alterações funcionais e de comportamento, afetando as atividades diárias e qualidade de vida do paciente. Com isso, os tratamentos visam ao bem-estar e alívio do sofrimento.
Qual a importância dessa especialidade?
A Psiquiatria é uma especialidade que tem papel importante, visto que há uma alta prevalência de doenças e distúrbios mentais na população brasileira.
A pesquisa The Mental State of the World, realizada com 71 países, mostrou que o Brasil figura entre os cinco países com a pior taxa de saúde mental. Os brasileiros revelaram sentir estresse e dificuldade para lidar com questões de saúde mental.
Tem ainda o mapeamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) que aponta que 5,8% da população do país sofre de depressão.
Esses são apenas alguns dados que mostram como a atuação do psiquiatra é indispensável para diagnosticar, indicar tratamentos e acompanhar pacientes com as mais variadas condições de saúde mental.
O que faz um médico psiquiatra?
O médico psiquiatra realiza o atendimento clínico, ou seja, avalia sintomas, histórico de saúde, queixas e outros sinais para fazer um diagnóstico e indicar o tratamento, que pode ser medicamentoso ou encaminhamento para outras terapias.
Dependendo do diagnóstico e condição do paciente, é o psiquiatra quem encaminha para a internação.
Como ele atende casos de distúrbios mentais, é uma especialidade cujas consultas costumam ser mais demoradas, afinal é preciso ouvir tudo o que o paciente tem a dizer para entender sua condição.
Para fazer o diagnóstico, o especialista pode ainda solicitar exames laboratoriais e de imagem para descartar outras doenças que podem estar associadas com os sintomas apresentados pelo paciente.
O psiquiatra atende pacientes com depressão, transtorno de ansiedade, transtornos alimentares (bulimia e anorexia), transtornos bipolares, insônia, psicose, burnout, esquizofrenia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), entre outras doenças e transtornos. Pode ainda atender pacientes dependentes de álcool e drogas.
Onde um psiquiatra pode atuar?
Esse médico pode atuar em clínicas, consultórios, postos de saúde, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), emergências, enfermarias psiquiátricas e entidades do terceiro setor. Ou seja, há oportunidades no setor público e privado.
Após a residência em Psiquiatria, o profissional tem a possibilidade de complementar a formação, podendo se especializar em Psiquiatria Infantil, Psiquiatria Geriátrica ou para o atendimento de dependentes em álcool e drogas.
Pode ainda seguir carreira em Psiquiatria Forense, atuando junto à Justiça na avaliação de saúde mental de pessoas envolvidas em processos judiciais.
Quem se especializa em Psiquiatria tem um salário médio de R$ 13.529,00, mas saiba que essa remuneração pode ter variação, dependendo da carga horária de trabalho, tipo de atendimento, nível de experiência do profissional e cidade de atuação.
Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
Ambos os profissionais tratam de saúde mental, sendo que o psicólogo realiza o tratamento por meio da psicoterapia, enquanto o psiquiatra faz o diagnóstico de doenças e transtornos mentais, porém ele consegue analisar se o problema é de ordem psíquica ou orgânica, prescrevendo tratamento medicamentoso e, se necessário, também terapias.
Quais são as principais habilidades de um psiquiatra?
Se você tem interesse em fazer Medicina e lidar com tratamentos de saúde mental e comportamento, saiba que o psiquiatra precisa ter algumas habilidades, como:
- pensamento analítico – é necessário analisar sintomas e queixas de forma aprofundada, visto que os casos na psiquiatria são complexos;
- atenção aos detalhes – o médico precisa ter uma escuta ativa para entender o que o paciente está sentindo, ou seja, para perceber detalhes e ter um diagnóstico diferencial;
- comunicação – o médico precisa conversar de forma clara e empática para que o paciente compreenda a mensagem e para que se forme uma relação de confiança com ele;
- atualização constante – o psiquiatra precisa acompanhar as atualizações da sua área, especialmente os novos fármacos desenvolvidos para distúrbios mentais.
O que é necessário para se tornar psiquiatra?
Para atuar na Psiquiatria, é preciso fazer a Faculdade de Medicina, que dura 6 anos. Aqui é recomendado buscar instituições de referência, como a UNINASSAU, que tem conceito máximo no Ministério da Educação (MEC) e conta com um corpo docente qualificado.
Depois de formado, o médico precisa fazer a residência em Psiquiatria, que tem duração de 3 anos, ou fazer uma especialização em Psiquiatria e ser aprovado em prova de títulos pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Como você viu, o médico psiquiatra vai lidar com casos clínicos variados, analisando aspectos mais subjetivos e emocionais do paciente. Assim, é uma das especialidades da Medicina que mais difere das demais.
Se você tem vontade de trabalhar na área da saúde, no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, comece a programar seu futuro. Inscreva-se no vestibular de Medicina da UNINASSAU e conte conosco para receber a melhor formação!