O ciclo clínico da Medicina possibilita aos alunos entrarem de vez na prática clínica. É uma fase super importante da graduação, exigindo dedicação dos futuros médicos.
Quer saber como funciona o ciclo clínico da Medicina, o que os alunos aprendem nessa etapa e o que fazer para se sair bem nesse momento da faculdade? Confira as informações que reunimos neste post para você!
O que é ciclo clínico da Medicina?
O ciclo clínico é a segunda fase da faculdade de Medicina, assim, está entre o ciclo básico e o internato (estágio supervisionado). O objetivo dessa etapa é preparar o aluno para a prática médica, sendo composta por aulas teóricas e prática ambulatorial.
Olha que legal: é uma oportunidade de o aluno desenvolver a prática clínica, ou seja, aprender a reconhecer sintomas, formular diagnósticos e a como tratar diferentes condições de saúde.
Qual a importância do ciclo clínico?
A graduação em Medicina é estruturada para que o aluno obtenha, de forma gradual, os conhecimentos para a prática médica em diferentes especialidades.
Então, depois de passar pelo ciclo clínico e aprender os fundamentos da Medicina, com matérias como Anatomia, Fisiologia e Histologia, chega o momento de colocar esse aprendizado em prática na fase do ciclo clínico.
Nessa etapa, o estudante vai aprender mais a fundo sobre as doenças, suas características e formas de tratamento e prevenção. Assim, ele precisa assistir às aulas, discutir casos clínicos e também observar como é o dia a dia da prática médica em hospitais e ambulatórios.
É o momento para se preparar para ter contato com pacientes, fazer anamnese, realizar exame físico e para interpretar exames. Logo, é preciso se dedicar bastante às aulas e às atividades práticas do ciclo clínico para enfrentar a próxima etapa da graduação, que é o internato.
Quando ocorre o ciclo clínico da Medicina e quanto tempo dura?
O ciclo clínico acontece na metade do curso de Medicina, abrangendo o terceiro e quarto ano da graduação. A fase dura dois anos e envolve o aprendizado de muito conteúdo, inclusive técnico, para preparar os futuros médicos para os desafios da profissão.
O que o estudante irá aprender nesse ciclo?
Essa etapa, voltada para a prática clínica na Medicina, é estruturada em blocos, cada um dedicado a uma área médica, como Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pediatria, Saúde Coletiva e outras.
Entre as disciplinas do ciclo clínico da Medicina, podemos destacar:
- Semiologia;
- Patologia;
- Imunologia;
- Propedêutica;
- Epidemiologia.
Cabe destacar que, além do conhecimento técnico e científico, no ciclo clínico o aluno também desenvolve outras competências, como comunicação mais eficiente, trabalho em equipe, empatia, resolução de problemas e raciocínio clínico.
É uma etapa para que o aluno observe o trabalho de outros médicos e comece a entender a importância do atendimento humanizado, ou seja, que acolha o paciente e forneça atenção integral para estabelecer uma relação de confiança com ele.
Como se sair bem no ciclo clínico de Medicina?
Se o aluno considerou o ciclo básico desafiador, precisa entender que a maratona de estudos continua com o ciclo clínico da Medicina. Veja dicas para se sair bem nessa fase da graduação!
Organize-se para estudar
A rotina será mais corrida no ciclo clínico, mas mesmo que a carga horária de aulas teóricas tenha diminuído, já que o foco é a prática clínica, é preciso separar um tempinho para estudar as matérias. Então, faça um planejamento e reserve um momento do seu dia para repassar os conteúdos.
Com isso, você consegue dar conta de todas as disciplinas, vai bem nas provas e melhora seu repertório para acompanhar todas as atividades mais práticas.
Tenha um bom relacionamento com professores e colegas
O aluno de Medicina passa muito tempo junto a professores e colegas, seja em sala de aula, laboratórios ou em unidades de saúde. Por isso, a dica para manter o clima leve é ter um bom relacionamento com eles.
Seja cordial com os professores, ajude outros alunos quando necessário e entenda qual deve ser a sua postura, especialmente nas visitas a hospitais e ambulatórios, então, seja pontual, espere sua vez de falar e preste atenção em todas as explicações.
Manter-se próximo aos professores é interessante também para ficar por dentro de projetos de pesquisa, podendo ter a oportunidade de participar da iniciação científica.
Tire suas dúvidas
Um ponto importante é não levar dúvida para casa, então, não tenha vergonha e peça para o professor explicar novamente caso você esteja confuso com algum conteúdo ou procedimento.
Retome conteúdos dos semestres anteriores
A faculdade de Medicina dura 6 anos e os conteúdos são extensos, por isso, sempre que necessário, retome os temas passados nos semestres anteriores.
Aos poucos, você vai assimilando um volume grande de conceitos, afinal, com a prática, vai ficar mais fácil compreender diferentes aspectos.
Como mostramos, o ciclo clínico da Medicina pega a metade do curso, sendo uma fase essencial para consolidar o que foi visto no ciclo básico e para preparar o aluno para o internato e para a carreira.
E aí? Tem o sonho de fazer Medicina? Então, para começar com tudo, escolha a melhor instituição de ensino: se inscreva no vestibular da UNINASSAU!